Pouco a pouco, o mercado automotivo retorna às atividades normais. Espera-se que, em 2022, a crise gerada pela pandemia de covid-19 esteja sob controle, já que se apresenta uma tendência à estabilidade.
A forma mais usada pela população na aquisição de veículos é o financiamento, mas é importante que os vendedores e compradores se mantenham atualizados sobre as tendências nessa área, a fim de aproveitar melhor as oportunidades.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre crédito e financiamento no mercado de automóveis em 2022!
Como funcionam crédito e financiamento automotivo?
A aquisição de crédito e financiamento para automóveis acontece em bancos privados e públicos por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
Os interessados podem contatar diretamente as instituições bancárias, obtendo informações com um gerente sobre como os financiamentos podem ser realizados. As parcelas e os valores são negociados conforme a renda do consumidor. Desse modo, a transação é feita sem a necessidade de mediação da empresa vendedora de carros. Há ainda as opções de:
- leasing, em que o automóvel é alugado com a opção de compra no final do contrato;
- consórcio, em que o comprador recebe o carro quando é sorteado ou oferece um lance mais alto (também é um modelo de crédito muito usado para aquisição de veículos).
Por que é uma boa alternativa?
É uma boa alternativa investir em automóveis com a ajuda de crédito e financiamento porque tende a “pesar menos no bolso”. Claro que, optando pelo financiamento, o comprador paga juros, ou seja, pagará, ao final do prazo, um valor mais alto que o preço original do veículo. A diferença é que o dinheiro será desembolsado parceladamente.
Além disso, com a tecnologia atual, é possível fazer o cálculo de financiamento por meio de um simulador de financiamento em sites específicos (como o da OLX). Dessa forma, você tem uma ideia mais precisa de quanto o comprador gastará, e isso pode influenciar de forma positiva as suas estratégias de preço e condições para a venda do automóvel.
Vejamos os tipos de crédito disponíveis para compra de veículos e suas características.
Financiamento CDC
O consumidor pode contatar o banco sem a necessidade de mediação da loja revendedora. Assim, ele pode negociar os juros que vai assumir. As taxas de juros são registradas no contrato e não são alteradas enquanto as mensalidades forem pagas.
O carro fica na posse de quem comprou, mas não pode ser vendido até que todas as mensalidades sejam pagas — até lá, ele fica alienado no nome do banco que financiou.
Leasing
Nessa modalidade de crédito é a empresa de leasing que tem a propriedade do carro e o aluga ao consumidor. A pessoa vai pagar o aluguel do automóvel, que permanece em nome da empresa até que todas as mensalidades sejam quitadas.
Para entrar em contato com empresas de leasing, não é preciso a mediação da concessionária. O leasing permite negociar diretamente o valor das taxas de juros. Esse valor é registrado no contrato e não passa por mudanças durante o período de aluguel.
Consórcio
Nessa modalidade de crédito, a pessoa faz parte de um grupo: o consórcio, que é gerenciado por uma empresa especializada (administradora).
O consorciado paga as parcelas até que seja contemplado por sorteio ou lance, que acontecem todos os meses. Os lances são antecipações de parcelas e a pessoa que oferece o maior valor ganha o lance.
Diferente do CDC e do leasing, o consórcio não envolve juros, mas as parcelas variam de acordo com algum índice, garantindo assim o poder de compra do consumidor. Isso porque o preço do carro tende a variar no mercado (aumenta/diminui) e os reajustes nas parcelas permitem que, em qualquer época em que o consorciado for sorteado, ele conseguirá adquirir o auto que deseja.
Há prazos de consórcio que podem alcançar até 84 meses ou mais. Incide uma taxa referente à administração efetuada pela empresa gestora.
Qual é a importância de estar atento às tendências?
Sempre é importante se manter atualizado em relação ao mercado automotivo, ou seja, ficar atento às tendências para aproveitar melhor as oportunidades e conseguir vender mais.
Na Europa, por exemplo, crédito e financiamento de veículos estão sendo reinventados com a introdução da verificação da identidade digital e o reconhecimento facial.
Nos Estados Unidos, mais de 70% das concessionárias BMW fazem uso de iPads e assinaturas eletrônicas para tornar mais simples a assinatura de documentos, como:
- contratos de encerramento de locação;
- solicitações de crédito;
- contrato de instalação de varejo de veículos.
Na Austrália, por exemplo, uma fábrica de automóveis, para financiar carros, fez a digitalização do processo de empréstimo.
Quais são as tendências para 2022?
Tecnologias inovadoras baseadas na nuvem juntamente com períodos menores de implementação permitem que as concessionárias e lojas de carro tornem crédito e financiamento mais acessíveis ao consumidor — inclusive, é possível realizar o financiamento digital até em casa.
São tecnologias que aperfeiçoam o financiamento automático para o comprador, conferindo vantagens referentes à conformidade, à segurança e à eficiência para credores e vendedores.
A tecnologia contribui para:
- redução de burocracia;
- facilidade na obtenção de crédito (houve aumento de 13% na concessão de crédito nos primeiros meses de 2021, comparado com o mesmo período em 2020).
Demanda por carros usados e seminovos
Além dessas tendências, há outras que podem ser destacadas. Devido à ausência de automóveis 0 quilômetro no mercado, há uma grande oferta de carros usados e seminovos para suprir a demanda elevada. De acordo com a Anfavea, a fabricação de veículos sofreu queda de 31,6% em 2020.
Os carros mais velhos são os que apresentaram maior procura:
- carros com 13 anos de uso ou mais: 34,8%;
- carros com 9 a 12 anos de uso: 27,7%;
- seminovos com 0 a 3 anos de uso: 9%.
Com a crise econômica (causada pela pandemia de covid-19), os consumidores preferiam trocar seu automóvel por outro mais antigo para receberem uma parcela em dinheiro, que aplicavam na quitação de débitos.
Financiamento sem entrada
Ainda que os preços dos veículos não sejam muito satisfatórios, as condições para financiar são vantajosas. Os bancos facilitam crédito e financiamento e oferecem taxas de juros mais baixas, além do financiamento sem entrada (financiamento total do veículo).
Aumento das opções para oferecer ao cliente
Além da variedade de marcas e modelos, durante a pandemia da covid-19, as plataformas de comercialização de carros novos e usados aumentaram, tornando-se uma excelente opção para quem deseja aumentar as vendas.
Conforme uma pesquisa que envolveu 2.103 entrevistados:
- 94% afirmaram que pretendiam trocar de automóvel esse ano;
- 64% desse percentual disseram que fariam financiamento de uma parte;
- 5% financiariam totalmente;
- 27% pagariam à vista;
- 4% recorreriam ao consórcio.
Assim, as lojas de seminovos e usados devem aproveitar o momento e as novas tecnologias para vender mais. Uma das principais tendências é o uso de plataformas para anunciar e a redução de burocracia para facilitar a aquisição em um período ainda afetado pela crise.
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