Um dos grandes desafios para aumentar as vendas em lojas de automóveis é criar ofertas que correspondam aos valores da empresa ao mesmo tempo em que façam sentido para o consumidor. Investir em campanhas que não atinjam o interesse do público, ainda mais em épocas do ano com fluxo de vendas comumente baixo, significa perder dinheiro. Por outro lado, criar planos de vendas a partir das datas comemorativas para setor automotivo pode atender aos requisitos necessários para alcançar êxito:
- estabelece identidade com o lead (potencial cliente);
- posiciona os valores da empresa;
- cria oportunidades de vendas sazonais;
- organiza um calendário de promoções coerente.
Assim, as datas comemorativas desempenham um papel significativo no setor automotivo, permitindo que as empresas desenvolvam estratégias de marketing eficazes, ofereçam condições exclusivas, criem conteúdo relevante e impulsionem as vendas. Em 2023, é essencial para as concessionárias automotivas explorar ao máximo essas ocasiões especiais, a fim de sobressair em um mercado competitivo.
Neste artigo, discutiremos o valor das datas comemorativas para setor automotivo e como utilizá-las de forma eficiente.
Dicas de como usar as datas comemorativas no setor automotivo
Aproveitar as datas comemorativas do setor automotivo em 2023 requer a criação de ações personalizadas, o planejamento adequado da divulgação, a manutenção de um estoque diferenciado e a realização de promoções. É essencial estar em sintonia com cada data, criando uma identidade visual específica que seja usada em todos os canais de comunicação, tais quais redes sociais, blogs e showrooms digitais.
É importante estabelecer um calendário de divulgação para as campanhas sazonais, investindo em diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. Um bom gerenciamento permitirá que você se beneficie do potencial dessas datas comemorativas. A seguir, apresentamos um direcionamento mais detalhado de cada uma dessas dicas:
Crie campanhas personalizadas
Antes de mais nada, é fundamental que as concessionárias e revendedoras entrem no clima de cada data comemorativa, construindo uma identidade visual personalizada que seja utilizada em toda a comunicação. Essa identidade visual temporária deve ser facilmente reconhecida pelos clientes que acessarem o site da concessionária. Outro fator que contribui com o aumento do engajamento dos consumidores é cogitar a possibilidade de distribuir brindes e realizar sorteios.
Planeje a divulgação
Estipule um calendário de divulgação para as campanhas. Investir em vários canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp, é necessário para alcançar um público mais amplo. Além disso, definir o orçamento para as ações de marketing em 2023 permitirá um planejamento mais efetivo.
Tenha um estoque diferenciado
Durante as datas comemorativas, ofereça ao público um estoque diferenciado, com produtos e serviços exclusivos. Lançamentos de modelos, pacotes promocionais ou até mesmo serviços de pós-venda são boas apostas. Um estoque diversificado aumenta as chances de atrair e converter clientes durante essas ocasiões.
Realize ações promocionais
Disponibilizar promoções é uma estratégia eficaz para acelerar as vendas durante as datas comemorativas. Essas ações podem incluir descontos, brindes, financiamentos especiais ou até mesmo a possibilidade de test drives gratuitos. É interessante criar um senso de urgência e novidade em torno dessas propagandas para incentivar os consumidores.
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Quais as datas comemorativas para o setor automotivo 2023?
O comércio varejista conta sempre com datas sazonais em suas vendas e para o setor automotivo não seria diferente. Então, vamos ajudar você a projetar suas ações de marketing com as datas e-commerce.
O grande desafio desses períodos é manter um alto volume de vendas ao longo de todo o ano. Para isso, elaborar táticas para aproveitar todas as ocasiões é crucial.
Black Friday, dia dos pais, Natal, e por aí vai… São muitos momentos em que é possível contar com o aumento da demanda por produtos no mercado automotivo para realizar campanhas pontuais na venda online de veículos.
Além das datas comemorativas tradicionais, é importante considerar o calendário do e-commerce, quando o consumidor já está mais acostumado e propenso a realizar compras, e também criar propostas que alinhem a loja à cultura e às festividades locais e nacionais.
Em artigo publicado pelo Dicas OLX Autos, são avaliadas as temporadas de vendas para o setor com base em dados históricos do mercado automotivo, que evidenciam a importância das datas e-commerce. Acesse em: Melhor época para vender automóveis: prepare-se para temporadas.
Pensando nisso, elaboramos esse calendário para e-commerce automotivo 2023. Avalie as datas mais relevantes para a sua concessionária e saia na frente da concorrência.
- Ano novo – 1 de janeiro: Apesar de não ser uma das melhores datas para vendas de automóveis, é uma oportunidade para negócios do mercado automotivo marcarem presença e estreitarem laços com o público-alvo, de maneira que é válido adicionar a virada do ano no calendário de marketing.
- Dia do Consumidor – 15 de março: Bom momento para lançar ofertas, aumentando a demanda por veículos.
- Dia das Mães – 14 de maio: Quando é possível direcionar o marketing para presentes relacionados ao setor automotivo, como serviços de manutenção ou acessórios.
- Dia dos Namorados – 12 de junho: Época propícia a campanhas que envolvam casais, como destaque para veículos com características especiais para viagens românticas.
- Dia dos Pais – 13 de agosto: Uma data em que o alvo são os pais apaixonados por carros.
- Dia do Cliente – 15 de setembro: A deixa para oferecer vantagens exclusivas, como descontos ou serviços adicionais gratuitos.
- Black Friday – 24 de novembro: Um período em que a demanda aumenta muito, pois parte dos compradores aguardam as promoções da Black Friday para realizar suas compras.
- Natal – 25 de dezembro: O clima de liquidação pode se estender desde novembro, incentivando os consumidores que não aproveitaram a Black Friday a adquirirem veículos ou serviços com benefícios e descontos natalinos.
Vale destacar também as férias de janeiro e julho, promovendo condições especiais para serviços pós-venda e acessórios, por exemplo, a fim de resgatar leads. É interessante ainda ter um banco de dados dos clientes, enviando comunicações de aniversário personalizadas, com possibilidade de liberar brindes e descontos de presente.
Comemorar o aniversário da loja é outra boa alternativa para novas vendas, incluindo mais uma agenda entre as datas comemorativas para setor automotivo e colocando a marca em foco. Participe ainda de feirões, festivais e eventos do setor.
Cabe a cada negócio determinar seu calendário de ações de marketing, com base em seu contexto e na personalidade da marca, mas as datas mencionadas acima são essenciais para aumentar a visibilidade da empresa, criar novas chances de vendas, encaminhar consumidores interessados pelo funil de vendas, manter uma relação constante com os clientes e aprimorar o relacionamento com o consumidor.
Com isso, é possível alcançar as metas de vendas mesmo em períodos de baixas no mercado automotivo ou quando o poder de compra e o cenário macroeconômico não estiverem favoráveis. Navegue pelo blog Dicas OLX Autos e conheça mais dicas para melhorar a performance e a rentabilidade do seu negócio!
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