Quem trabalha com comércio de veículos encontra o desafio de organizar a infraestrutura para armazenar e disponibilizar os produtos, ofertando uma boa variedade de modelos e uma quantidade adequada à demanda. Seja na loja física ou digital, o gerenciamento do estoque é um ponto que exige atenção e planejamento dos gestores, que muitas vezes questionam se o estoque consignado é de fato uma opção vantajosa, considerando o porte e os objetivos da revendedora.
Se você ainda não sabe o que é estoque consignado, continue a leitura deste artigo. No final, você será capaz de avaliar se esse método de adquirir e escoar veículos faz sentido para sua empresa.
O que é estoque consignado?
O estoque consignado é uma maneira de disponibilizar veículos para revenda sem mexer no capital de giro da loja. Nesse modelo, o estoque é abastecido por terceiros, que mantêm a propriedade do veículo até que seja efetivada a venda e a transferência. O fornecedor do estoque consignado pode ser tanto fabricantes ou investidores quanto pessoas físicas, especialmente quando se trabalha com veículos seminovos e usados, neste último caso.
A loja de automóveis serviria como um mediador entre comprador e proprietário, divulgando, disponibilizando o veículo e negociando a venda, sem precisar comprá-lo. Essa relação é estabelecida por um contrato de consignação, que, muitas vezes, prevê a possibilidade de devolver ao fornecedor o veículo que não for vendido em determinado período de tempo, sem custos ao lojista.
Há a possibilidade de consignação em larga escala, quando um mesmo fornecedor abastece boa parte do estoque consignado, repondo os modelos conforme vão sendo vendidos. Há também a consignação de veículos por meio de pessoas físicas, quando proprietários comuns – que são, inclusive, potenciais clientes – disponibilizam seu usado ou seminovo para a revendedora cuidar da negociação.
O estoque consignado é abastecido por fornecedores, geralmente fabricantes, distribuidores ou importadores em regime de consignação. Em outras palavras, a propriedade dos itens permanece do fornecedor, que disponibiliza a mercadoria conforme a aquisição do cliente final.
Como funciona o estoque consignado de veículos?
Há duas modalidades na consignação de veículos, uma em que a revendedora ou a concessionária é responsável por manter a estrutura em que os automóveis ficarão armazenados ou expostos para venda, outra em que o fornecedor fica com o produto até que se encontre um novo proprietário. Essa segunda alternativa é o tipo mais completo de estoque consignado, ideal para lojas com pouco espaço físico ou para aquelas que são totalmente digitais.
Para isso, é preciso fazer um contrato de consignação que especifique as responsabilidades de ambas as partes quanto à manutenção, pagamento de multas e encargos, prazo para venda, preços mínimo e máximo, percentual de comissão pela revenda e documentação dentro da conformidade (para não gerar dificuldades na transferência de propriedade).
Para compor o estoque consignado, é importante ainda a emissão da nota fiscal de entrada (CFOP 1917 ou CFOP 2917), com operação de natureza de mercadoria em consignação isenta de ICMS.
Estoque consignado: vantagens e desvantagens
Baixo custo e alto lucro, o estoque consignado apresenta muitas vantagens, mas também tem lá suas desvantagens, a depender da estrutura e dos objetivos de cada revendedora. Entenda se vale a pena aplicá-lo à sua loja!
Leia também:
Vantagens do estoque consignado
- não necessita de espaço amplo para guardar os veículos;
- menor custo com armazenamento e manutenção;
- possibilidade de ter um portfólio mais diversificado;
- não exige investimento para adquirir o veículo antes de vender;
- processo de compra e venda menos burocrático, por necessitar de apenas uma transferência de propriedade;
- menor risco com veículos parados ou excedentes;
- proteção do capital de giro da empresa;
- a revendedora não precisa se preocupar com gerenciamento de estoque;
- aumento da rentabilidade, pois a margem de lucro é alta e os custos, baixos.
Desvantagens do estoque consignado
- o revendedor tem menos controle sobre as condições do veículo;
- dependência de terceiros para entregas, o que pode influenciar no prazo estabelecido com o comprador;
- menor flexibilidade para agendamento de test drive;
- o retorno financeiro para o atual proprietário não é imediato, pois a venda pode levar dias ou semanas a partir da consignação;
- não é possível oferecer o serviço de pronta-entrega.
Quando optar pelo estoque consignado de veículos?
Revendedoras que não possuem loja física são exemplos de estoque consignado obrigatório, pois agem no meio digital apenas no que diz respeito a anúncios e negociações, sem precisar manter um espaço físico para armazenamento. Agora, lojas físicas com espaço limitado e que desejam aumentar seu alcance de público podem escolher negociar alguns modelos por meio do estoque consignado, de maneira a ampliar a diversidade de ofertas sem precisar mexer na estrutura da loja. Assim, aqueles carros com alta taxa de saída podem ficar em consignação, sendo interessante manter apenas um modelo de amostra no showroom.
E você? Já trabalhou com esse modelo de estoque? Se você quer começar a anunciar veículos na internet, essa é uma ótima alternativa para ampliar as negociações sem grandes investimentos!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.