Uma marca não existe sem identidade visual. Esse recurso permite que a loja seja identificada pelo público de imediato, além de guiar as produções de marketing e as comunicações com fornecedores de maneira profissional e personalizada.
Muito além do estilo, a criação da identidade visual faz com que sua loja seja vista e sempre lembrada. Ninguém tem dúvidas do que se trata quando se depara com o símbolo da Volkswagen ou da Toyota, por exemplo. Isso é resultado de uma brandmark potente, posicionada mundialmente e que fornece coesão para cada ação relacionada à marca.
Desde a fachada da loja, até banners, cartões, sites e documentos internos, tudo o que o negócio comunica deve estar alinhado à identidade visual da empresa, conferindo credibilidade e força de presença diante das concorrentes.
O que é identidade visual?
A identidade visual é a personalidade da empresa, que vai torná-la acessível e atrativa para os clientes, além de diferenciá-la no mercado. Com isso, é possível divulgar o negócio no meio digital ou físico a partir de ações das mais diversas, sem perder a essência da loja. Os elementos principais de uma identidade visual são:
- jogo de cores;
- nome
- logomarca;
- fonte das letras;
- slogan;
- formato/disposição das informações.
Para além do tom de voz da empresa, esses requisitos definem a comunicação visual da marca. Seja em um e-mail, em um documento a ser enviado para a assessoria jurídica, em um pedido ao fornecedor ou em toda peça de marketing, o leitor sabe que se trata da sua loja só de bater o olho, e é isso que permite a popularização e a expansão do negócio. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Como criar uma identidade visual para lojas de veículos?
Inovadora, marcante e consistente são características que definem o que é comunicação visual ou, pelo menos, como deveria ser. Nem toda companhia acerta na escolha de sua identidade, algo muito prejudicial aos negócios, especialmente em um setor de comércio tão competitivo como o mercado de autos.
Sem uma identidade visual forte, não adianta ter o melhor planejamento operacional, um atendimento de ponta, propostas de negociação infalíveis e a máxima taxa de satisfação dos clientes, pois as estratégias de marketing ficam comprometidas e o reconhecimento da marca pelo público será bastante limitado.
Imagine você, uma loja que não tem um site personalizado, sem páginas nas redes sociais ou sem padrão de layout, e outra que criou sua presença não só entre os consumidores, mas também entre o público geral, que reconhece a loja só de ver o símbolo. Não há dúvidas de que a segunda tem maior potencial de venda do que a primeira. Tudo graças à identidade visual.
Esse alinhamento da comunicação visual pode ser feito logo na abertura da loja, o que seria o ideal, mas também em negócios automotivos já em funcionamento – não é raro mudanças da brandmark ou atualizações das estratégias nos tempos atuais. Assim, para fazer do zero ou adaptar o que já existe, é preciso profissionais especializados para planejar e materializar os seguintes elementos essenciais para uma identidade visual atrativa:
- Nome da loja: precisa ser simples, curto e forte. Normalmente é composto somente por substantivos (nada de verbos na composição do nome). Pensar em um nome que permita formar uma sigla agradável de ler e reconhecer também é interessante.
- Logomarca: o símbolo principal que vai compor todas as comunicações. Pode ser uma ilustração autêntica que explore também o nome da loja, apenas o nome ou a sigla em um formato nunca antes feito.
- Cores: é interessante que haja um jogo de cores exclusivo para a marca, de preferência diferente das concorrentes diretas, para não haver dúvidas de que aquela comunicação é de sua empresa, sem ser confundida com outra à primeira vista.
- Fonte: além da fonte do nome da loja, a identidade visual conta também com a escolha de um tipo de letra específico para as demais informações do material gráfico. Essa padronização permite que todas as peças de mídia e outros conteúdos sigam um mesmo estilo, o que oferece personalidade à marca.
- Slogan: uma frase de efeito facilita muito a propaganda e a identificação da empresa, já comunicando algum princípio que guia a marca e servindo para compor e personalizar os demais materiais gráficos.
- Cartão de visitas: pode ser digital, impresso ou ambos. Deve conter o nome da loja, a logo, seguir as cores e as fontes escolhidas, informar canais de contato, o endereço físico e/ou eletrônico para visita e o horário de funcionamento. O cartão deve conter todas as informações necessárias para identificar e encontrar a loja.
- Panfleto: ideal para estratégias iniciais de marketing offline e online. Pode ser distribuído nos principais comércios da cidade, produzido a partir das mesmas especificações do cartão de visitas, mas comunicando ainda valores da empresa, serviços ou produtos oferecidos, entre outras informações relevantes, de maneira curta, direta e com um discurso leve.
- Domínio digital: atualmente comprar um domínio para a marca faz parte do kit de identidade visual, pois, assim, é possível ter um espaço exclusivo para a loja no meio digital, tornando-a localizável e mais confiável.
Leia também:
- Copywriting: 5 práticas para sua loja de carros vender mais
- Estratégia de social media: um mundo de oportunidades para venda de automóveis
- Newsletter para concessionárias: estratégias de marketing digital
- Benchmarking: qual ponto de referência seguir na venda de autos
Essas são as principais ferramentas de uma marca para a criação da identidade visual. A partir desses elementos essenciais, é possível produzir, por exemplo, um guia interno de brandmark, um material importante para manter a estratégia ao longo do tempo, mesmo que a equipe de marketing tenha mudanças de pessoal.
Outros recursos secundários, como carimbo personalizado para os funcionários administrativos, adesivos, papéis e outros materiais de papelaria, como agenda, bloco de anotações e canetas, são interessantes para fazer ecoar essa identidade visual, além dos uniformes para as equipes, especialmente as envolvidas com atendimento ao público.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.