Muito se fala sobre a retração do setor automotivo nos últimos meses, o que é uma realidade quando olhamos para o cenário da produção de novos veículos pelas montadoras, que passam por uma crise de acesso a componentes como os semicondutores, importantes na fabricação de carros com tecnologias digitais. Todavia, esse contexto abre espaço no mercado para revendedora de carros usados.
As revendedoras de automóveis são lojas que compram veículos seminovos e usados e repassam a um novo proprietário, que tem a oportunidade de adquirir modelos com preços acessíveis, manutenção em dia e processo de transferência facilitado pelo auxílio do empreendimento. Empresários que investem na administração e no funcionamento de uma loja de carros usados têm em mãos um negócio que lhes oferece os seguintes benefícios:
- oportunidade de vendas para um público amplo, pela diversificação do estoque;
- entrada em um mercado competitivo e em alta;
- grandes chances de desenvolver um negócio duradouro, com demanda constante;
- versatilidade operacional, com loja física ou digital;
- lucros garantidos, com oferta não só de produtos, como também de serviços automotivos.
Dessa forma, quem procura um novo investimento em 2022 tem na revenda de carros usados um caminho seguro para empreender e atender às demandas do consumidor.
O que é uma revendedora de carros e quais são os seus princípios básicos?
A revendedora de carros nada mais é do que um comércio voltado para venda de automóveis seminovos e usados. Assim, o público consumidor é bem amplo, pois atende desde compradores que buscam por carros populares com isenção de IPVA, para uso cotidiano, até quem precisa de veículos seminovos confortáveis e automáticos, para uso de trabalho, ou ainda colecionadores, que investem em modelos antigos e conservados.
Diante disso, as opções de propostas para revenda de veículos são bastante amplas, sendo possível abrir um negócio mais focado em um público específico, com atendimento criteriosamente personalizado, ou ainda fazer com que a versatilidade seja o grande diferencial da loja, oferecendo portfólio diversificado e atendimento especializado nos mais variados perfis de compradores.
Independentemente da abordagem da revendedora de veículos, há alguns parâmetros que são importantes para qualquer uma delas:
- expor somente carros no mais perfeito estado, tanto de aparência quanto de funcionamento;
- prezar pela preservação da originalidade do automóvel;
- total transparência a respeito do histórico e das condições do veículo à venda;
- manter intactos os itens de série do carro, especificados pela ficha técnica da fabricante;
- apresentar o veículo ao comprador apenas após uma higienização completa;
- assegurar que toda a documentação e débitos do veículo estejam quitados, tornando-o válido para transferência de propriedade.
Esses são os princípios mínimos que o empreendedor que quer se lançar no mercado de revenda de carros usados precisa ter em vista ao criar um planejamento operacional para a loja. Agora, vamos aos detalhes sobre o funcionamento da revendedora na prática.
Como funciona uma revendedora de carros?
Há muito mais atribuições para revendedoras de veículos do que simplesmente anunciar e encontrar um novo comprador para um carro usado. O processo de venda inclui todas as burocracias de compra e venda, transferência, além da divulgação e captação de clientes. Mais que isso, criar fidelidade dos clientes para ampliar as oportunidades de vendas consiste também na oferta de acessórios ou serviços de manutenção, o que fortalece a empresa e estabelece mais uma frente para movimentar o caixa.
Diante disso, o primeiro passo para colocar uma revendedora em funcionamento é formalizar o negócio, criando CNPJ e respeitando todas as exigências para legalização da loja. Assim, é possível obter linhas de crédito para investimento inicial, oferecer ao comprador as garantias que lhe são de direito, regularizar papeladas de compra e venda e resguardar a segurança do empreendimento diante de negociações com os antigos e com os novos proprietários dos veículos.
Feito isso, é preciso voltar a atenção para o fluxo operacional. Para começar com o pé direito, vale a pena já investir na presença digital da loja, afinal, as vendas de carros pela internet são uma tendência hoje no mercado automotivo brasileiro. Portanto, faz-se necessário estruturar tanto o espaço físico para o estoque da loja e o atendimento presencial quanto os canais de anúncio online e atendimento virtual.
Considerar oferecer serviços de revisão periódica e manutenção também é uma estratégia que pode ser estabelecida desde os primeiros momentos, pois é uma maneira de atrair o comprador pela oferta diferenciada, mas também de manter um vínculo com o cliente a longo prazo, por meio da fidelização e da personalização de um atendimento abrangente.
Por fim, a concretização da revendedora de carros depende de uma equipe especializada para atendimento ao cliente com foco em diversidade – fator crucial para se posicionar com qualidade no mercado atual -, para otimizar o fluxo de caixa (setor financeiro), para realizar a divulgação online e offline (equipe de marketing) e manutenção da infraestrutura e limpeza do local.
Por ser este um negócio que exige altos investimentos iniciais, é comum o erro do empreendedor em colocar o negócio em funcionamento sem as equipes necessárias para a realização do fluxo de trabalho, mas isso pode levar ao fechamento precoce da loja, por não haver capacidade interna de mantê-la aberta.
Por isso, muitos optam pela venda de carros usados no meio digital, que exige uma estrutura mais simples, facilitada por parcerias com plataformas de anúncios digitais. Dessa forma, é possível cumprir ou até mesmo superar as metas de vendas, com baixo custo em manutenção do espaço físico.
Como montar uma revendedora de carros?
Colocando o plano em prática, há alguns passos que precisam ser seguidos para abrir uma revendedora de carros que seja sucesso de vendas desde o início, na seguinte ordem:
- estudo do mercado;
- legalização da loja;
- planejamento dos processos internos;
- qualificação da equipe;
- definição da presença digital;
- aquisição de clientes.
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O mercado é promissor, o público está gerando demanda e as ferramentas digitais facilitam a gestão e a manutenção de lojas de carros usados, no entanto, é preciso estratégia muito bem fundamentada para investir em um negócio atrativo e bem sucedido a curto e longo prazo.
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