Durante o NADA Show, evento automotivo que reúne representantes do comércio e da indústria do mundo todo, a jornalista e correspondente OLX Rafaela Borges fez uma entrevista com Enilson Sales, presidente da Fenauto, que revelou com exclusividade o que se espera para o mercado de carros em 2023.
A última edição do evento ocorreu em Dallas, nos EUA, uma cidade bastante empresarial, marcando uma diferença importante em relação ao NADA Show 2022, que foi sediado em Las Vegas, uma metrópole repleta de shows e vida noturna. “O evento tá bonito, muito bem estruturado e o conteúdo tá excelente”, avaliou Enilson Sales.
A agenda do NADA Show 2023 esteve fortemente voltada a encontrar soluções de qualidade para acelerar os resultados de revendedoras e concessionárias, considerando os interesses do consumidor e as novas tecnologias que vêm sendo lançadas no setor. Esse conteúdo mais rico significa um avanço em relação a 2022, quando a preocupação era entender como reverter os impactos da pandemia. Este ano, por outro lado, Sales percebe que o mercado “já entrou em uma rota mais equilibrada, pensando no business as usual”.
No Expo Hall, grande atração do evento, diversas empresas inseridas na indústria automotiva expuseram as inovações recentemente desenvolvidas, e o foco foram as tecnologias de experiência do consumidor, as soluções para gestão de negócios e a integração do mundo digital com o físico.
Já as palestras e mesas de debates trouxeram análises de mercado, perspectivas para o ano e lições preciosas que as empresas brasileiras podem tomar como apoio para renovar suas estratégias.
Presidente da Fenauto fala sobre o mercado de carros em 2023
Confira a entrevista exclusiva da OLX com o presidente da Fenauto e conheça as principais tendências do mercado automotivo.
Rafaela Borges: Qual foi a palestra que mais te surpreendeu durante o NADA Show 2023 e por quê?
Enilson Sales: Eu gostei muito da palestra do Randy Barone, que tratou do tema do gerenciamento do estoque de carros usados. Ele trouxe muitas reflexões interessantes sobre o ano do carro, o perfil da loja e sobre como renovar o estoque e mantê-lo sempre atualizado.
Rafaela Borges: Algo em específico surpreendeu, você achou inovador ou nunca tinha visto antes?
Enilson Sales: Eu achei muito interessante uma proposta de uma empresa de lavagem de carros que se propõe a colocar a oferta desse serviço ao lado das lojas de automóveis seminovos e usados, como uma forma de captura de vendas, ou seja, de atrair pessoas que querem vender seu carro. Eu achei sensacional, nunca tinha pensado nisso.
Rafaela Borges: Quais foram as tendências do mercado automotivo vistos no NADA Show 2023 que você acha que podem chegar no Brasil a curto e médio prazo e, a partir disso, como você enxerga o papel da OLX e da Fenauto em 2023?
Enilson Sales: O que eu tenho visto aqui são várias tendências, e temos que tentar fazer com que o usuário do veículo tenha acesso a uma série de serviços, ou seja, um combo agregado. Uma série de combos que a loja acaba vendendo e que ajudam a vender o veículo. Isso começa com o financiamento, mas tem outras coisas que gravitam em torno da venda do veículo e que o usuário vai precisar, assim, a tendência é vender pacotes. Você compra o carro e leva o pacote. Eu acho que a OLX pode ser importante levando algumas ideias que a gente tem visto aqui para sensibilizar o mercado, seja o mercado que vende, seja o mercado consumidor, com a tendência de comprar um carro com uma série de serviços inclusos. Porque, na realidade, todas as ferramentas hoje não são concentradas em uma única venda. Então, maximiza a venda quando você coloca tudo isso junto.
Rafaela Borges: Do que foi visto no evento, como a Fenauto vê o impacto da transformação digital no mercado automotivo?
Enilson Sales: A transição digital no mercado automotivo para Fenauto chegou de uma forma avassaladora, porque existe há muito tempo, mas, durante a pandemia, foi talvez a única opção que o consumidor tinha para acessar a compra do seu veículo e para a própria loja fazer com que os seus estoques fossem ofertados. Então, isso começou há algum tempo e chegou para ficar. Eu tenho a percepção de que ninguém vai buscar veículos diretamente saindo de casa fisicamente e indo a algum lugar. Eles vão buscar os veículos nos principais sites, nos principais portais que oferecem as opções e aí tomam a decisão de ir à loja daquele carro que foi ofertado para fechar o negócio. Para a OLX, é um prato cheio para explorar essa relação entre consumidor e vendedor.
Rafaela Borges: Na sua opinião, os veículos elétricos vão ser uma realidade no Brasil em 2023?
Enilson Sales: Não, os veículos elétricos em 2023 não serão uma realidade no Brasil para toda a população brasileira. Eles chegarão gradativamente, vão ter os seus momentos de crescimento, porque a base é muito pequena, então se crescerem 100%, 200% ainda não chegam no mercado, mas é um processo irreversível. Talvez, em um futuro distante, o motor elétrico seja a única maneira de mover os veículos, mas acho que ainda vai demorar muito tempo e que esse momento de transição vai ser interessante, com os híbridos fazendo esse papel, mas os veículos elétricos 2023 definitivamente não serão a estrela do mercado.
Rafaela Borges: Como você enxerga o mercado de automóveis hoje em dia, tanto na visão internacional quanto no Brasil?
Enilson Sales: O mercado de automóveis hoje em dia tem alguns dilemas e obstáculos a serem transpostos. Nós temos a questão da mobilidade, pois as pessoas, aparentemente, começaram a refletir se devem usar carro ou transporte coletivo ou até mesmo outras alternativas. Os carros elétricos estão chegando e também colocam uma dúvida na cabeça do consumidor. Especificamente no Brasil, a gente tem um problema muito grave que é como fazer o mercado acelerar. Esses são os pontos importantes que em 2023 vão direcionar o mercado.
Rafaela Borges: Segundo um estudo da Fenauto, a venda de carros usados no ano passado fechou em queda na comparação com 2021. Na sua opinião, qual é a tendência do mercado de carros, considerando o cenário de veículos usados e seminovos para 2023?
Enilson Sales: Realmente a venda de seminovos e usados ano passado, que foi de 13 milhões e quinhentos mil carros, ficou abaixo dos 15.1% do ano anterior, mas eu diria que foi um momento de acomodação. Na realidade, o mercado se acomodou. Os preços estavam muito altos, a própria economia dava sinais de enfraquecimento, e eu acho que em 2023 tudo isso mudará. O cenário econômico tem que ser propício para isso, não depende de nós, depende de uma conjuntura de fatores, mas em 2023 a gente pode prever um cenário melhor que o de 2022, talvez até ultrapasse 2021.
Se você quiser saber tudo que rolou no NADA Show, confira os nossos conteúdos sobre o evento no Dicas OLX:
- NADA Show 2023: saiba quais são as tendências do setor automotivo
- NADA Show 2023 cria novas conexões para o setor automotivo
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