O final do ano é um período promissor para a revenda de carros usados, seminovos ou novos. Além de ser um momento em que os consumidores estão mais propensos a fazer compras, muitos aproveitam o décimo terceiro salário, os limites de crédito mais amplos e as promoções de Natal para investir em automóveis e outros bens duráveis.
Como essa é a última data do ano para oferecer descontos e vantagens ao consumidor, não dá para deixar de trabalhar com promoções atrativas, de modo a reforçar a marca e fazer o estoque girar para começar o novo ano.
Cabe lembrar ainda que o mercado está mais aquecido que no mesmo período de 2021, com especial alta nas vendas pela internet. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de 2,1% nas vendas de Natal de 2022, em comparação com o ano passado.
Assim, a promoção de Natal não pode faltar. Descubra as Dicas OLX para criar campanhas que valem a pena e que vão fazer seu site bombar de acessos neste fim de ano.
Como preparar seu site para as promoções de Natal
Para atrair mais clientes no período de Natal, é preciso comunicar pela internet, colocando o site e a vitrine virtual da loja como os pontos de chegada do potencial cliente, isso porque o meio digital concentra as buscas dos consumidores do setor automotivo.
Há três regras básicas que devem ser seguidas para acelerar as vendas neste período do ano, destacadas a seguir:
1. Ofereça descontos reais
Principalmente quando se trata de venda de veículos, os consumidores sabem o que é uma promoção de Natal com descontos de verdade e o que é um desconto fajuto. O público automotivo não só é antenado no contexto do mercado, como também se dedica a pesquisas de preços detalhadas antes de realizar a compra.
Anunciar uma promoção com desconto pouco atrativo ou fictício não irá reverter em vendas para a loja, assim como pode, na verdade, diminuir a credibilidade da marca aos olhos do cliente, refletindo em resultados negativos a longo prazo.
Por isso, crie uma promoção de Natal com vantagens reais ao consumidor. Para isso, é importante:
- fazer uma análise da concorrência, para entender o que as outras lojas estão oferecendo e criar uma proposta diferenciada;
- criar uma estratégia financeira que garanta que a promoção seja rentável;
- avaliar quais marcas e modelos de veículos valem a pena a aplicação do desconto.
Feito isso, é necessário tornar a campanha visível! É aí que entra a próxima dica.
2. Trabalhe o marketing digital
Como a promoção de Natal tem alto potencial de vendas, é importante investir na divulgação da campanha, integrando redes sociais e outras plataformas para alcançar o máximo de clientes e ter mais chances de gerar leads.
Diante disso, é viável trabalhar com mídia paga e orgânica, pensando a comunicação e a segmentação estratégicas para o público que se quer atingir. A estruturação do marketing digital para venda de carros no Natal deve considerar quais os veículos em promoção, qual tipo de consumidor se interessa pelos modelos e que tipos de mensagem impactam esse público.
3. Prepare sua equipe para o evento
O objetivo é que esse marketing digital, com geração de leads por meio do tráfego pago, surta efeitos rápidos. Por isso, a equipe deve estar inteiramente preparada para atender a alta na demanda.
Desde o atendimento, até o vendedor e o setor de finanças devem estar conscientes da campanha e saber exatamente como operar para fazer tudo funcionar sem grandes desafios. Nesse sentido, os fatores de gestão operacional que não podem deixar de receber atenção são:
- atendimento ao consumidor: o revendedor precisa estar totalmente a par da promoção de Natal e saber como concretizar a venda para cada tipo de cliente que entrar em contato;
- logística e vitrine: é preciso manter os modelos em promoção acessíveis no showroom, não deixar faltar o veículo anunciado (ou derrubar a campanha, caso acabem os estoques) e atender o que foi prometido quanto ao atendimento presencial e à entrega do produto;
- agilidade no caixa: a equipe financeira é peça-chave no momento de muitas entradas e saídas. Por isso, geração de notas, balanço do caixa e margem para novos investimentos serão tarefas cotidianas durante o período da promoção.
Aplicando essas três dicas que a OLX preparou para você, é possível aproveitar esse momento de vendas em alta para acelerar o seu negócio e se destacar entre os concorrentes.
Não se esqueça de que a OLX é a número 1 em vendas de carros no meio digital e, se você precisar de um empurrãozinho para anunciar seus veículos em promoção, temos o pacote de funcionalidades certo em nossos planos profissionais.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.