Faz pouco tempo que se descobriu as vantagens de explorar ferramentas digitais para acelerar as vendas de automóveis, mas a adaptação está sendo relativamente rápida, considerando que cada vez mais concessionárias e revendedoras investem em novos modelos de negócios, como o Dark Dealer. Nesse cenário, a Realidade Aumentada (RA) já chegou causando impacto no mercado automotivo.
A verdade é uma só: o setor já está fortemente presente no mundo digital e os consumidores demandam por soluções interativas e remotas, de maneira que o empreendedor que não se atualizar uma hora ou outra vai perder competitividade no mercado. É claro que grandes marcas estão um passo à frente, lançando tendências de portfólio e até test drive digitais, mas é um erro pensar que essas tecnologias estão distantes de negócios menores.
A Realidade Aumentada pode ser usada de forma sofisticada, oferecendo uma experiência imersiva – o que, cá entre nós, nem é algo que realmente atrai os clientes comuns em sua busca por veículos na internet -, ou pode ser algo mais simples, mas com poder para otimizar o atendimento e inserir o comprador em uma jornada de compra totalmente digital.
Como funciona a Realidade Aumentada para a venda de carros
Para ilustrar os usos dessa tecnologia na prática, temos alguns exemplos que já estão funcionando e que são responsáveis por alterar a dinâmica do mercado automotivo. A Fiat é uma das marcas que inova no modelo de vendas totalmente remoto, oferecendo uma experiência de compra imersiva por meio de ferramentas simples de Realidade Aumentada disponibilizadas em seu próprio site.
Quem estiver em busca de um Fiat Pulse Abarth 0 km, por exemplo, encontra no site da marca uma visão 360º do veículo, vídeos de sua performance em diversos tipos de percurso, imagens detalhadas do interior, conteúdos técnicos sobre motorização e toda a ficha técnica com as especificações de fábrica de fácil compreensão. Há também a opção de ouvir o som do motor, elevando o conceito de Realidade Aumentada em concessionárias a outro patamar.
É um verdadeiro test drive virtual, que não se compara a uma experiência 3D ou de estar, de fato, sentado no volante, mas ainda assim é o suficiente para comprar o novo carro sem sair de casa e sem precisar ficar fazendo perguntas ao vendedor. Apenas o potencial cliente e o site bem-estruturado dão conta da negociação, considerando ainda a opção de montar o carro como quiser e as indicações sobre a concessionária física mais próxima para entrega e retirada. Com isso, é possível até mesmo apresentar modelos que ainda não foram lançados no Brasil e abrir campanhas de pré-venda, por exemplo, ou conquistar o público digital antes de entregar o carro às lojas.
Outros modelos e marcas também apresentam o mesmo tipo de serviço, como a Nissan ou a Hyundai, que é referência nesse tipo de tecnologia por utilizar a Realidade Aumentada inclusive nos processos de produção, criando peças e estruturas primeiro no mundo digital, para depois fabricá-las no mundo físico.
Claro que tudo isso é muito interessante e está revolucionando o mercado automotivo, oferecendo a possibilidade dos clientes conhecerem o seu sonho de consumo sem sair de casa, mas a pergunta que fica é: há chances de fazer algo parecido com revenda de usados e semi-novos pela internet?
Realidade Aumentada para revendedoras de automóveis é possível?
Uma revendedora local dificilmente vai criar um metaverso para expor sua vitrine de veículos de maneira 100% virtual, mas é possível melhorar a experiência de compra e oferecer recursos para o consumidor conhecer o modelo e suas principais funcionalidades de maneira digital, por meio de ferramentas básicas de Realidade Aumentada já disponíveis nas plataformas de criação de sites.
Um tour pelas funções do carro, um vídeo completo sobre o funcionamento do motor, imagens mostrando todos os detalhes internos e externos, um conteúdo técnico explicando as especificidades… Tudo isso permite que aquele potencial comprador que está comparando opções pela internet seja atingido pela vitrine digital de maneira positiva, muitas vezes se decidindo pela compra ali mesmo, em frente ao seu computador ou celular.
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Quais vantagens o uso de recursos digitais oferecem à venda de carros?
Revendedoras e concessionárias que optam por migrar suas vendas para o meio virtual com certeza não voltam atrás na decisão. Isso porque a Realidade Aumentada favorece o atendimento ao cliente e torna a jornada de compra mais dinâmica e assertiva. Alguns diferenciais desse modelo de negócios são:
- diminui a demanda de disponibilidade de vendedores especializados, pois o consumidor tem tudo o que precisa ali, na palma da mão, de maneira otimizada e responsiva;
- diminui os custos, pois, apesar de ser necessário investir em tecnologia, o valor destinado à equipe e à manutenção da estrutura física é menor, sendo necessário apenas manter o pátio do estoque, uma equipe de atendimento remoto e um vendedor para fazer os tests drives;
- aumenta o alcance do público. Considerando que 90% dos consumidores de automóveis no Brasil procuram pelos modelos na internet, posicionar uma vitrine virtual completa melhora muito as oportunidades de vendas.
De fato, a tendência do público molda o comportamento do mercado. Assim, a Realidade Aumentada é uma solução para a crescente demanda de serviços automotivos digitais, com larga capacidade de impacto no mercado automotivo através do aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, das vendas.
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