Skip to content
logo
  • Estilo de vida
  • Autos
    • Para você
    • Para o seu negócio
    • Conecta Autos
    • Data OLX Autos
  • Eletrônicos
  • Eletrodomésticos
  • Aqui na OLX
  • Tendências
  • Segurança
  • Materiais Gratuitos
logo
  • Estilo de vida
  • Autos
    • Para você
    • Para o seu negócio
    • Conecta Autos
    • Data OLX Autos
  • Eletrônicos
  • Eletrodomésticos
  • Aqui na OLX
  • Tendências
  • Segurança
  • Materiais Gratuitos
Conheça nossos planos A gente te liga!
Posted by Equipe OLX - 29 de novembro de 2017

Venda consciente: por que ser honesto é a melhor estratégia?

Confira como conseguir a satisfação total em cada negócio fechado através da venda consciente

  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
Venda consciente: por que ser honesto é a melhor estratégia?

A boa reputação de uma concessionária e da equipe de vendas é um detalhe de grande importância para os consumidores, e isso vale tanto para lojas físicas quanto virtuais.

Para conseguir a satisfação total em cada negócio fechado, é preciso adotar uma estratégia de venda consciente, priorizando a honestidade e o atendimento junto à clientela.

Quer descobrir por que a honestidade pode ser uma poderosa estratégia para conquistar vendas? Confira em nosso artigo!

Com uma venda consciente, a satisfação é garantida

Metas, prazos, comissões… essa é a vida de um vendedor. A pressão para conquistar os clientes e fechar o máximo de negócios faz com que muitos acabem quase se transformando em uma máquina registradora, que, com velocidade assustadora, fecha pedidos.

Com isso, muitos acabam perdendo de vista o propósito do trabalho e deixam de lado o fator humano na interação com os compradores, algo fundamental para vender mais e melhor.

É preciso elaborar uma estratégia que o ajude a se concentrar no que ele faz (ou deveria fazer): ajudar as pessoas a encontrarem o veículo que, dentro do seu orçamento, oferece as melhores soluções para suas questões.

Vamos dar um exemplo. Uma pessoa chega no seu estabelecimento procurando o primeiro carro. Olha em volta, pergunta preços e condições de pagamento. Ela se interessa por dois modelos, uma picape e um hatchback, sendo o segundo o dobro do preço do primeiro.

Nesse contexto, a tendência de muitos seria o de tentar vender — o mais rápido possível! — a opção mais cara.

Na pressa de fechar negócio, ambos se esquecem de verificar um detalhe: o cliente mora num sítio e passa por uma estrada de terra todos os dias. No fim, ele acaba com o modelo mais caro e com suspensão baixa demais para suas necessidades.

Em pouco tempo o automóvel vai se deteriorar e se desvalorizar, pois a venda não foi feita pensando em sua realidade. Logicamente, ele fica bem irritado.

Você pode argumentar que o cliente deveria ter avisado, porém… era sua primeira vez comprando um veículo. Ele não tinha experiência ou conhecimento. O vendedor, sim, era o especialista. E deveria ter verificado, acima da comissão, quais eram as necessidades e os desejos desse consumidor.

Ele pode até ter fechado uma venda, mas perdeu as próximas que poderia ter feito com aquele comprador — e com as pessoas próximas a ele, que serão avisados por ele a passar longe da sua concessionária.

Atendimento impecável e personalizado faz a diferença

Como pudemos perceber no exemplo acima, a pressa é a inimiga da perfeição na hora da venda consciente e honesta. Agora é preciso entender os detalhes que vão ajudar sua equipe a construir um roteiro de atendimento perfeito para seus vendedores.

É necessário entender que atender bem significa buscar um relacionamento verdadeiro com cada cliente. Isso não significa fazer uma amizade — ou tentar forçar uma —, mas sim entender o seu papel e desempenhá-lo da melhor forma.

Assim é possível estabelecer uma relação de confiança que resultará no aproveitamento de oportunidades para vendedor e comprador. Enquanto o primeiro consegue sua comissão e indicações, o outro tem o melhor veículo possível.

Também se preocupe em estabelecer algumas regras no tratamento dado pela equipe. É preciso saber nome, interesses, necessidades, fatores essenciais para fechar negócio e limites (preço, modelo, montadora).

É preciso moderar o uso de celulares durante um atendimento. Evite, por exemplo, atender outras ligações ou responder mensagens. Essa atitude faz parecer que o vendedor não se importa com quem está com ele no momento.

Diálogo horizontal contribui para garantir a venda

O diálogo horizontal também está ligado ao atendimento de uma venda consciente. Ele é uma forma de lidar com o cliente, evitando tons professorais.

Lembre-se de que, por mais que o comprador não seja especialista, isso não diminui a capacidade dele de entender o que atende às suas necessidades e desejos. Na verdade, o papel vendedor é guiá-lo na jornada para encontrar o carro perfeito.

É fundamental se abrir aos ensinamentos que o comprador pode oferecer a partir de suas vivências e experiências. Aliás, ele pode trazer novos — e maravilhosos — argumentos de venda e dicas para situações futuras.

Nada de se deixar levar, também, por questões como gênero, idade ou faixa sócio-econômica. É preciso que o perfil de quem quer comprar seja estabelecido no trato junto a ele, e não por ideias pré-estabelecidas.

Cada veículo negociado exige uma precificação cuidadosa

Outra estratégia de venda consciente é a transparência. Na hora de vender, é preciso ser honesto. Se um carro tem problemas graves, justifique o valor baixo ou ofereça o desconto justo.

Quando possível, também ofereça um test drive ou uma avaliação com um mecânico de confiança. O cliente facilmente percebe quando um vendedor está tentando mentir ou esconder o jogo.

Para evitar erros, uma boa estratégia de precificação é por meio da tabela Fipe, que ajuda a estabelecer os valores justos para a revenda. Comece com ela e desconte problemas e investimentos, seus custos e lucros.

Dessa forma, se uma pessoa chega até a sua concessionária dizendo que achou o mesmo modelo por um valor muito menor, fica possível explicar como seu negócio chegou a esse número.

Pensando na sua segurança e credibilidade, você deve fazer uma vistoria minuciosa na hora de aceitar o veículo na sua loja. Conserte pequenos defeitos e elabore uma rotina de manutenção da frota, evitando que o combustível fique velho no tanque, por exemplo.

Honestidade não significa perder vendas

Que fique a informação: venda consciente não significa desistir por conta das dificuldades e questões que podem surgir na negociação. É preciso usar a honestidade e a transparência a seu favor para fechar negócios e atrair compradores.

O consumidor atual está cada vez mais voltado para a compra na base da confiança. Essa atitude é reforçada pela internet, que oferece ferramentas de avaliação e comparação de experiências junto a estabelecimentos e marcas.

Por isso é preciso estar atento à forma como as notícias — principalmente as ruins — são dadas. Se alguma questão grave surgir durante a negociação, como uma dívida do veículo ou um defeito, negocie.

A concessionária pode se comprometer a resolver o problema e entregar o carro, oferecer uma garantia ou buscar uma forma de compensar o cliente.

Dessa forma, a pessoa facilmente será fidelizada e provavelmente indicará o vendedor e a concessionária como bons parceiros. Da mesma forma que as críticas negativas, boas referências também se espalham e ajudam na conquista de mercado.

É assim se conquista o sucesso!

Esperamos que você tenha percebido todo o potencial que a venda consciente tem para garantir ótimos resultados. Quer obter mais dicas que ajudem o seu negócio a se destacar da concorrência? Confira nosso artigo sobre a importância das fotos de qualidade para melhorar as vendas!

Equipe OLX

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.

Banner-Dicas-OLX-1 Vendas e MKT

Posts relacionados

  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
  • Sem categoria
chevrolet spin 7 lugares
Chevrolet Spin 7 lugares usada vale a pena em 2023? Confira análise completa
  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
carros da ford 2023
Fiesta e Jeep na lista de melhores carros da Ford 2023
  • #Autos
  • #ParaOSeuNegócio
10 dicas de anúncio de moto usada para vender

Assine nossa newsletter

Está anunciando com o plano profissional da OLX atualmente?
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

#DicasRelacionadas

  • #AquiNaOLX

Quando é a Black Friday? Saiba como economizar nessa data

  • #AquiNaOLX

OLX divulga estudo Second-Hand Effect (SHE) e reforça benefícios da economia circular

  • #AquiNaOLX

Novidade: Agora ficou muito mais fácil encontrar seu apego na categoria de Moda e Beleza

Ajuda e contato

Dicas de segurança

Vender na OLX

Plano Profissional

Sobre a OLX, Termos de uso, Política de privacidade e Proteção à Propriedade Intelectual
© Bom Negócio Atividades de Internet Ltda. Rua do Catete, 359, Flamengo - 22220-001 - Rio de Janeiro, RJ
Receba nossos conteúdos em seu e-mail
 
new RDStationForms('newsletter-com-segmento-e57abe19887f78feaef1-html', 'UA-70177409-2').createForm();

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Flipboard
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mastodon
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
X
Xing
Yahoo! Mail

Copy short link

Copy link