Imagine que você esteja dirigindo e, de repente, percebe que está com o pneu furado. Você já trocou um? Sabe o que precisa fazer? Então deixa que a gente te ensina a como trocar pneu do seu carro!
Antes de começar o tutorial, vale sinalizar que o seu pneu pode precisar de troca simplesmente por conta do desgaste natural do produto. Por isso é tão importante manter a revisão do carro em dia e evitar de tomar uma multa de pneu careca, por exemplo. Mas aqui vamos focar em uma situação de emergência. Continue com a gente e confira como trocar pneu de uma maneira rápida e prática.
Quais as ferramentas necessárias para trocar pneus de carro?
Isso pode variar um pouco de carro para carro – em casos , mas no geral, o que você vai precisar é: triângulo de sinalização, chave de roda, macaco automotivo e pneu estepe. Geralmente as ferramentas estão próximas e ficam guardadas no porta-malas. Caso tenha alguma dificuldade para encontrar, consulte o manual do automóvel.
Como trocar pneu: confira o passo a passo
1. Procure um lugar seguro e plano para estacionar
Dê preferência para um local iluminado e com um espaço em volta para conseguir transitar em volta do carro. Ao parar o carro, não esqueça de ligar o pisca alerta, puxar o freio de mão e engatar a primeira marcha (é importantíssimo na hora da troca de pneus).
Se outras pessoas estiverem no carro, peça para que elas saiam e fiquem em algum lugar seguro longe do veículo. Se não houver esta possibilidade, as pessoas devem ficar dentro do carro mas com o cinto de segurança afivelado para evitar qualquer acidente maior em caso de alguma batida no seu carro.
2. Use o triângulo para sinalizar a via
Coloque o triângulo reflexivo atrás do veículo para sinalizar aos outros carros que estão na estrada. A distância ideal que o triângulo deve ficar do carro é de pelo menos 30 metros.
3. Pegue o kit ferramentas e afrouxe os parafusos
Com as ferramentas necessárias em mãos, tire a calota do carro e utilize a chave de roda para desparafusar as porcas da roda no sentido anti-horário.
Será necessário usar força neste momento, então, se encontrar alguma resistência, utilize seu peso corporal para girar a chave (suba em cima da chave, mas nunca pule para evitar acidentes).
4. Posicione o macaco e levante o veículo
Coloque o macaco no ponto já indicado no carro perto da roda que será trocada. Caso não encontre o local indicado, consulte o manual de instruções do carro. O macaco deve ser posicionado na lataria para que não cause nenhum dano ao carro.
Certifique-se de que o macaco esteja firme e levante o automóvel numa altura suficiente para o pneu furado sair e o estepe cheio entrar. Use o estepe de calço ao lado do macaco para que, em caso de queda do carro, não cause nenhum prejuízo.
5. Solte os parafusos e troque o pneu
Termine de soltar os parafusos já afrouxados anteriormente, guarde num local próximo à você, tire o pneu murcho e coloque o estepe no lugar. Ao fazer isso, coloque o pneu furado de calço ao lado do macaco, igual feito antes com o estepe.
Com o estepe encaixado, comece a apertar os parafusos com as mãos mesmo. Use a chave de roda para finalizar o aperto, mas preste atenção na ordem dos parafusos. Faça o aperto em formato de cruz ou estrela para que a roda não empene.
Imagine que a roda é um relógio. Comece apertando o parafuso que está nas 12h, depois o que está nas 6h, depois o que está às 3h e finalize com o que está às 9h. Caso sejam cinco parafusos, comece pelo de 12h, depois 5h, depois 9h, depois 3h e finalize com o parafuso que estaria às 7h. Não suba em cima da chave neste momento para não usar força demais.
6. Abaixe o carro, guarde as ferramentas e siga viagem
Depois de prender bem as rodas, retire o pneu vazio que estava usando como calço de proteção e coloque o carro para baixo. Certifique-se de que todos os parafusos estão bem presos e coloque a calota no lugar.
Retire o macaco e guarde todas as ferramentas no mesmo lugar que estavam anteriormente, incluindo o pneu furado no lugar do estepe. Pronto! A troca de pneu foi um sucesso.
Agora pode seguir viagem normalmente, mas não esqueça de passar num posto para calibrar os pneus direitinho e depois no borracheiro para consertar o pneu furado.
Veja também:
- Como saber a hora de trocar os pneus
- Como limpar o para-brisa? Confira 5 dicas
- Freio de carro: saiba quais são os sinais de problema no sistema
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.