Pouca gente sabe da importância do sistema de arrefecimento para o pleno funcionamento de um automóvel moderno. Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema é capaz de evitar caros reparos corretivos.
Para explicar um pouco mais do que se trata o sistema de arrefecimento do motor, neste artigo explicaremos como ele funciona para garantir o bom estado do propulsor. Além disso, também mostraremos quais problemas o sistema é capaz de evitar. Confira!
O que é o sistema de arrefecimento do motor?
O sistema de arrefecimento tem como principal função manter a temperatura do motor a um nível adequado. Dessa forma, evita maiores problemas para o propulsor.
Ao controlar a temperatura do motor, o sistema impede que outras peças sejam prejudicadas por conta de resfriamento ou de aquecimento excessivos. Vale destacar que a temperatura ideal para que o propulsor funcione adequadamente fica entre 90º e 110º Celsius.
Como o sistema de arrefecimento funciona?
Existem alguns componentes fundamentais para que o sistema de arrefecimento funcione sem maiores problemas. Todos são importantes, mas comecemos pela ventoinha, que impede o superaquecimento por meio de um pequeno propulsor elétrico.
A válvula termostática também é um dispositivo crucial. Ela usualmente fica entre radiador e motor, e garante a abertura ou o fechamento da passagem do líquido de refrigeração do segundo para o primeiro.
O radiador, por sua vez, é quem faz essa troca. Ele garante uma troca entre ar e fluido para evitar o superaquecimento do motor, dissipando o calor em excesso gerado pelo propulsor na queima de combustível.
Além disso, o sistema de arrefecimento é composto ainda pela bomba que faz o fluido circular e pelo reservatório de expansão, garantindo o nível correto do líquido de arrefecimento tanto em baixa quanto em altas temperaturas. Ainda há, claro, sensores que indicam para o motorista, usualmente no quadro de instrumentos, a temperatura do motor.
Importância desse sistema para a vida útil do automóvel
O sistema de arrefecimento é importante para garantir maior vida útil ao motor e, como consequência, ao carro. Por quê?
Se não estiver em plenas condições, o sistema não evitará o superaquecimento do motor — e isso não é nada bom. Se trabalhar acima da temperatura ideal, o propulsor irá fundir e você terá que desembolsar um bom dinheiro para fazer a retífica.
Além de cara, a retífica do motor geralmente demanda substituição de outras peças. E pior: como o propulsor é comprometido, isso pode desvalorizar o seu carro na hora da revenda.
Frequência para fazer a limpeza do sistema de arrefecimento do motor
A limpeza do sistema de arrefecimento deve ser realizada por profissionais de confiança. Isso porque demanda conhecimento, espaço e ferramentas adequadas.
O prazo para manutenção do sistema se encontra geralmente no manual do proprietário. Lembre que, após a limpeza, deve ser também feita a troca do líquido de arrefecimento. Deve ser realizado ainda o processo chamado comumente de “sangria”, para evitar que bolhas de ar fiquem no circuito.
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