Com o crescimento constante da internet, os fraudadores pensam em formas cada vez mais criativas de enganar o público. Por isso, é importante conhecer os truques mais comuns e saber como escapar deles. O golpe do perfil falso é uma das maneiras de criminosos roubarem informações de pessoas que utilizam os serviços da empresa. Por isso, ele se caracteriza como phishing, uma prática proibida por lei no Brasil.
O que é phishing?
Phishing é um tipo de golpe que envolve o roubo de informações confidenciais da vítima, e é muito comum na internet. O termo tem origem no inglês, e sua tradução seria uma mistura das palavras “fishing” (pescar) e “phreaking” (antigo golpe que hackers aplicavam em companhias telefônicas). A relação com a ideia de pescar explica como essa fraude funciona.
Da mesma forma que um pescador, os criminosos de phishing precisam de uma isca para enganar a vítima, deixando-a exposta ao roubo de informações. Esses dados podem ser bancários, logins nas redes sociais, documentos pessoais, entre outros.
Como isca, podem ser utilizados e-mails com links maliciosos, mensagens fraudulentas através de aplicativos de comunicação, perfil falso em redes sociais, e muitas outras. O objetivo final desse golpe na internet pode variar de acordo com o criminoso, mas sempre envolve o vazamento de informações e consequências graves para as vítimas.
Como funciona a fraude do perfil falso?
Entre os tipos de phishing, tem se tornado muito comum o golpe do perfil falso, que pode ocorrer em qualquer site. Nele, um perfil imitando o de uma empresa séria é criado pelos criminosos nas redes sociais e, na sequência, eles utilizam essa página para iniciar uma comunicação com os clientes das empresas escolhidas pelos fraudadores. Sem perceber que não estão conversando com o canal oficial da empresa, as vítimas entregam suas informações e acabam sendo enganadas. A partir daí, os golpistas podem, por exemplo, solicitar códigos de validação do aplicativo de mensagem, roubar a conta e ter acesso a conversas (golpe do WhatsApp).
Como funciona a fraude do perfil falso?

Considerando o constante crescimento do golpe do perfil falso, é importante saber como se prevenir, já que as consequências para a vítima podem ser graves. Para ter certeza de que você está protegido contra essa fraude, confira as principais maneiras de se precaver:
- Como descobrir o golpe do perfil falso nas redes sociais? Para saber se o perfil que está entrando em contato com você é o canal oficial daquela empresa, observe se, ao lado do nome de usuário, existe “check” azul indicando que a conta foi verificada. Também esteja atento ao número de seguidores, que tende a ser alto no caso de grandes marcas.
- No caso da OLX, nunca solicitamos senhas, códigos de validação ou acesso à sua conta por ligações ou mensagens.
- Nunca compartilhe o código de validação do WhatsApp, empresas sérias não precisam dessa informação para atender aos clientes.
- Se tiver algum problema, busque os canais de atendimento oficiais da empresa; é muito mais seguro e evita o compartilhamento dos seus dados.
