No dia 07 de fevereiro é comemorado o ‘Dia da Internet Segura’, que tem como objetivo mobilizar instituições e usuários, principalmente jovens e crianças, a estimular o uso livre e seguro dos computadores e celulares.
Aqui na OLX apoiamos muito essa ideia e em todas as oportunidades ajudamos a construir essa rede de educação e informação, para que vocês se sintam sempre seguros(a) de fazerem transações na nossa plataforma, além de alertá-los para que não caiam em golpes na internet..
Como entendemos que o assunto segurança é de extrema importância, nós criamos, há alguns anos, uma plataforma inteira dedicada à informações e dicas sobre como fazer compras de forma segura e identificar possíveis tentativas de golpe. Para acessá-la, clique aqui.
Abaixo listamos alguns dos principais golpes na internet e em como você pode se proteger em cada um deles. Confira!
1. Golpe do falso intermediário
Além de ser muito usado no processo de compra e venda de automóveis, atinge vendedores e compradores de uma só vez. Neste golpe super comum, os fraudadores se utilizam de anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos, usando as informações de anúncios reais e recebendo o pagamento do comprador interessado pelo carro.
Como evitar:
- Sempre negocie diretamente com comprador e/ou vendedor. Evite falar com intermediários;
- Desconfie de ofertas muito atrativas e de veículos com preços muito abaixo dos valores praticados no mercado;
- Fique atento(a) e desconfie de conversas onde o fraudador, se passando pelo vendedor/comprador, diz que está negociando o carro para um amigo/parente;
- A transferência do veículo deve ser realizada em um cartório e o comprador só deve fazer a transferência do valor no momento da assinatura do documento e verificar que a conta pertence ao proprietário do veículo ou seu representante legal;.
- Se você é o vendedor, só realize a transferência do veículo com a confirmação do recebimento do dinheiro. Ao receber uma transferência bancária, sempre deve-se confirmar com o banco se o dinheiro já está na conta.
Para saber mais informações sobre o golpe do intermediário, clique aqui.
2. Golpe do Whatsapp
Os fraudadores identificam o número do celular da vítima e enviam uma mensagem pelo WhatsApp solicitando dados, com a desculpa de que precisam confirmar informações.
Logo depois, solicitam que a pessoa envie um código que recebeu por SMS e com essa informação em mãos, o golpista consegue instalar o WhatsApp da vítima em outro celular. Com isso, é possível acessar a lista de contatos e pedir dinheiro a amigos e familiares.
Como evitar:
- Ative no WhatsApp a verificação em duas etapas, isso aumenta a segurança e dificulta a clonagem.
- Nunca compartilhe códigos de segurança recebidos por SMS e, em caso de dúvidas, acesse os sites de compras pelos canais oficiais informados.
Saiba mais informações sobre o golpe do whatsapp clicando aqui.
3. Golpe do falso pagamento
O golpe do falso pagamento acontece quando o golpista que se passa por comprador(a) e fecha o negócio para a compra de um produto. No entanto, são utilizados comprovantes de pagamentos adulterados ou falsos.
Uma variação desse golpe é quando o fraudador(a) pede para que o vendedor(a) anuncie o item em outra plataforma de e-commerce. Normalmente, o pedido vem também com uma promessa de poder pagar um valor acima do que foi anunciado, informando, por exemplo, ter saldo disponível em outras plataformas.
Como evitar:
- Antes de enviar o produto, confirme com o seu banco ou com a plataforma de pagamento online, se o valor já está disponível em sua conta.
- Desconfie de negociações por e-mail ou aplicativos de mensagens, mantendo a negociação no ambiente seguro das plataformas de compra e venda.
- Fique atento(a) se o(a) suposto(a) comprador(a) demonstrar pressa ou impaciência durante a negociação. Fraudadores(as) podem ainda se passar por representantes das plataformas enviando e-mails com endereços similares ao original ou mensagens usando o logo da marca;
4. Golpe do aluguel de conta
Neste golpe, o(a) golpista entra em contato com os usuários oferecendo uma quantia para alugar sua conta em plataformas de e-commerce. Atraídos pela oportunidade de lucros, as pessoas informam usuário e senha. No entanto, as contas são utilizadas para aplicar golpes em outros consumidores.
Os usuários devem ficar atentos(as), pois além de infringirem as regras de uso das plataformas, são responsáveis pela utilização de suas contas e, por sua vez, podem ser indiciados criminalmente.
Como evitar:
- Nunca compartilhe seu login e senha com terceiros;
- Escolha senhas fortes e as troque regularmente;
- Informe imediatamente as plataformas de compra e venda, caso tenha sido abordado(a).
Veja mais informações sobre o golpe do aluguel de conta clicando aqui.
5. Golpe do perfil clonado
O(a) fraudador(a) faz uma página idêntica ao das empresas em redes sociais e atrai as pessoas com falsos sorteios, vantagens ou mesmo se identificando como um canal de resolução de problemas do site original. Com isso, pede dados e informações do usuário e o usa para aplicar golpes em nome da pessoa.
Como evitar:
- Comunique-se com as empresas apenas pelos canais oficiais;
- Confirme se a página das empresas nas redes sociais contém o selo de verificação;
- Em caso de dúvidas, denuncie suspeita de fraude.
Na hora de fazer compras pela internet, fique atento(a) para que todas as suas transações sejam realizadas com segurança. Para saber mais sobre segurança digital acesse os conteúdos abaixo:
- Passo-a-passo para comprar um carro com segurança
- Como comprar carros usados com segurança? Veja 13 dicas da OLX
- Compra e venda de carros com segurança: conheça o Encontro Certo OLX

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
