Que a segurança é um ponto que precisa de atenção na hora de comprar um carro seminovo ou usado você já sabe. Mas, como mostraremos ao longo do texto, não é tão difícil garantir essa proteção, e as vantagens de adquirir esses veículos são muito mais fortes que as desvantagens.
Separamos 6 pontos fundamentais que devem ser levados em conta para garantir que a compra do seu carro seja feita de forma tranquila. Confira:
1. Desconfie de preços muito baixos
Quem não quer pagar mais barato por um produto, não é mesmo? Mas um preço muito baixo no anúncio pode ser um sinal de alerta.
Pesquise a faixa de preço do carro que você quer comprar. Calcule a média de preços pedida pelos vendedores que estão anunciando o mesmo carro. Essa medida funciona com um termômetro em relação aos outros anúncios e ao valor do carro na tabela FIPE.
2. Procure por perfis verificados
Depois de usar a ferramenta da referência de preços para ver o valor do carro, confira se o perfil do vendedor é verificado. Nossa recomendação é que toda a negociação seja feita pelo chat da OLX. Lá, as conversas ficam documentadas, e você pode consultá-las sempre que quiser.
3. Peça o histórico veicular do carro anunciado
Antes de fazer uma visita pessoalmente para ver o carro, etapa que mostraremos a seguir, peça o histórico veicular. Na OLX, os vendedores podem deixá-lo disponível no anúncio. O histórico veicular tem muitas informações fundamentais sobre o veículo, como, por exemplo, a presença de multas, pendências na documentação ou ocorrência de sinistros. Ele traz credibilidade e transparência tanto para quem vende quanto para quem compra. Então por que não usar o produto que beneficia a todos os envolvidos, não é mesmo?
4. Veja o veículo pessoalmente
Essa é uma das dicas mais básicas para comprar um carro com segurança: nunca finalize a negociação antes de ver o veículo pessoalmente. A conversa pelo chat da OLX é muito importante, mas não substitui o contato para fazer a análise do automóvel “ao vivo e a cores”. Para garantir a proteção tanto do vendedor quanto do comprador, o ideal é marcar um encontro em um local público e movimentado.
Caso você esteja interessado em realizar a compra, mas não entende muito de carros, recomendamos que você faça a visita acompanhado de alguém que tenha mais conhecimento. É fundamental checar pontos como o funcionamento do motor, se existem ruídos, vazamentos de óleo e problemas na embreagem. Verifique, também, se a direção está firme, se as trocas de marchas estão corretas e se os pneus estão em boas condições de uso.
5. Nunca realize qualquer tipo de pagamento adiantado
Não faça nenhum tipo de pagamento adiantado para reservar o veículo. Se for uma exigência do vendedor, desconfie. Existem grandes chances de ser um golpe. Caso seja acordado que o pagamento será feito diretamente na compra do anunciante, fique atento na hora da transação. Só faça o depósito se a conta estiver em nome do titular do veículo. E lembre-se: o pagamento deve constar em contrato, assinado por ambas as partes. Não aceite acordos verbais, pois eles não serão válidos como forma de comprovação em caso de disputa judicial.
6. Efetue a transferência do veículo
A transferência do veículo é a concretização efetiva da compra do carro. Após passar por todas as etapas anteriores e confirmar que todos os documentos estão em dia, o vendedor precisa passar o bem para o nome do comprador.
O processo de transferência deve ser realizado em até 30 dias da data do preenchimento do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Esse certificado precisa ser assinado e ter firma reconhecida em cartório pelo vendedor. Fique atento, pois, se esse prazo não for cumprido, o comprador é multado em R$ 195,23, configurando infração grave e a perda de cinco pontos na carteira.
Para a assinatura do documento, é necessário que o novo proprietário tenha em mãos cópias dos documentos de identidade e comprovante de residência. Deve ser anexado, também, o laudo veicular ECV, realizado por empresas credenciadas pelo DETRAN.
Como vimos ao longo do texto, para comprar um carro de forma online sem ter dor de cabeça, é preciso seguir algumas dicas simples de segurança. Para acessar outros conteúdos sobre automóveis, acompanhe a categoria Autos do blog da OLX.
Confira também o vídeo do nosso canal do Youtube:
Leia também:
- Como comprar carros usados com segurança? Veja 13 dicas da OLX
- Segunda via do CRV: o que você precisa saber sobre ela
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.