Os pneus são de suma importância para o carro, assim como para a segurança do motorista e todos os passageiros, pois fazem parte da suspensão, amortecendo os impactos, auxiliam na frenagem ao assegurar a aderência do veículo com o chão e influencia diretamente no gasto de combustível. Assim, é extremamente necessária a sua verificação e regulagem para evitar multa de pneu careca e diversos outros riscos como acidentes.
Vamos explicar tudo sobre os pneus carecas, como identificá-los e quais são os riscos e penalidades com o uso para o bem de todos. Confira:
O que é pneu careca?
Dizer que o pneu ficou careca significa que os sulcos da banda de rodagem, aqueles desenhos do pneu, diminuíram a sua profundidade. Para informar sobre o tamanho limite para a troca, existem barrinhas de borracha que ficam entre os sulcos chamados TWI (Tread Wear Indicators), que significa Indicador de desgaste de sulcos.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define as características ideais dos pneus na Resolução 540/2015, quando os sulcos se tornam visíveis atingindo no mínimo 1,6 mm está na hora de fazer a troca do pneu e já são considerados carecas.
Como saber que o pneu está careca?
Uma dica para descobrir se o seu pneu é considerado careca é utilizar uma moeda de R$1 real. Ao colocá-la entre os sulcos, se a parte dourada sumir significa que o pneu ainda pode ser utilizado. Entretanto, se estiver aparecendo, a troca já deve ser realizada e quanto mais ela aparecer, mais urgente isso deve ser feito.
Caso você queira estar totalmente seguro sobre o estado do seu pneu, adquira um paquímetro. Esse é um instrumento que mede de forma precisa a profundidade e não possui um valor alto.
Além da medição, é importante lembrar que os pneus possuem prazo de validade. Isso acontece pois a borracha vai oxidando e perdendo suas características desde o dia da sua produção, perdendo sua flexibilidade. A data limite varia de cinco a seis anos, e para descobri-la, é necessário buscar a inscrição DOT XXXX XXXX (SSAA) nos pneus, sendo que o SS é o número da semana e AA o ano que o pneu foi fabricado.
Outras formas que podem fazer você suspeitar que o seu pneu está careca:
- Desalinhamento: Seu automóvel parece que vai sozinho para um dos lados e dessa forma, pode gerar um gasto de combustível;
- Vibração no volante: A vibração pode estar ocorrendo devido ao desgaste dos pneus, parecendo que sente todas as variações da estrada;
- Dificuldade ao frear: Pneus desgastados não aderem bem ao asfalto, demorando mais tempo e distância até conseguir frear.
Riscos do pneu careca
A utilização do pneu careca pode causar vários riscos. São eles:
- Acidentes de trânsito: Como já foi comentado, o risco de acidente pelo uso do pneu em condição inadequada é para todos. Tanto aqueles que estão no carro, quanto aos pedestres.
- Derrapagem: O pneu careca faz com que gere menos atrito com o solo e isso faz o carro derrapar nas curvas e frenagens. Além disso, ele também corre o risco de estourar.
- Atolamento:Transitar com pneus carecas em áreas com areia ou barro aumentam o risco do carro ficar preso, atolado.
- Aquaplanagem: A profundidade dos sulcos tem o objetivo de drenar a água da pista, quando chove a água forma uma fina camada entre os pneus e o asfalto. Quando o pneu está careca, o carro perde o contato com o asfalto e desliza sem controle. Nessa situação, o ideal é desacelerar e tentar se manter em linha reta para retomar o controle do carro.
Multa de pneu careca: quanto é e pontos na carteira
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) art 230 (art. XVIII), dirigir ou ter estepe com pneus carecas é uma infração grave com multa prevista de R$195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, o veículo pode ser retido até a regularização da qualidade dos pneus. Em caso de fiscalização, os pneus, devido a sua importância, são os primeiros a serem avaliados.
Tendo em vista a importância dos pneus para o carro e os riscos que podem causar se estiverem inadequados, o ideal é que seja realizada uma checagem visual deles pelo menos uma vez por semana, assim como a sua calibragem.
Também é importante, na hora de descartar seu pneu careca, procure um revendedor oficial de pneus, pois os principais fabricantes criaram uma forma de descarte responsável e sustentável a partir da entidade Reciclanip que é gestora da logística reversa desses itens inservíveis.
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