Dirigir na estrada ou mesmo dentro da cidade exige uma série de cuidados por parte do motorista. Os perigos na via são diversos e é preciso saber como reagir quando se apresentam. Entre eles, está a aquaplanagem (ou hidroplanagem), que é bastante comum. Confira abaixo que tipo de fenômeno é esse, o que fazer se ele ocorrer com você e quais precauções tomar para que isso não aconteça.
O que é aquaplanagem?
A aquaplanagem ocorre quando um carro perde o controle ao passar por cima da água acumulada na via de trânsito. Bastam alguns centímetros do líquido sobre a pista, em uma poça ela já pode se manifestar, por exemplo. A forma como isso ocorre é que a água impede o contato dos pneus com o chão. Assim, o carro perde a aderência por completo, e deixa de responder aos comandos de direção do volante e dos freios.
Quando o veículo está aquaplanando, é como se ele estivesse flutuando sobre a água, e não há como frear ou mudar a direção em que ele está indo. Por isso, a aquaplanagem é muito perigosa e pode levar a acidentes graves. Dessa forma, é muito importante saber o que fazer com o carro caso você se veja nessa situação.
Aquaplanagem: o que fazer?
Como vimos, a aquaplanagem ou hidroplanagem, é muito comum e pode ser perigosa. Contudo, é possível reduzir os riscos se você souber o que fazer nessa hora. Assim, saiba como agir com este passo a passo:
- Você notará que está aquaplanando se estiver passando sobre uma poça de água e sentir que o carro deixou de responder ao acelerador, freio e/ou direção do volante. Nesse momento, mantenha a calma e não tome nenhuma atitude brusca.
- Retire o pé do acelerador lentamente, e você perceberá que o carro vai começar a reduzir a velocidade, devido ao atrito com a própria água.
- Mantenha o volante firme, na mesma posição em que estiver. Caso seja necessário fazer um ajuste, faça de forma muito lenta. Se você virar o volante bruscamente, o carro perderá o controle e poderá girar na pista.
4. Não freie, pois isso também pode levar à perda do controle. Deixe que a velocidade se dissipe naturalmente, enquanto mantém a direção do veículo firmemente.
5. Caso seu carro possua freios ABS, é possível frear. Porém, ainda assim, faça isso aos poucos, pois há risco de perda de controle.
Agindo dessa maneira, é possível guiar o carro para um local seguro, sem água na pista, onde você voltará a ter controle sobre ele.
Como evitar a aquaplanagem?
Também há formas de evitar que a aquaplanagem ocorra, o que é mais indicado, já que, como vimos, o fenômeno é perigoso.
Siga estas dicas para se manter em segurança:
- Sempre troque os pneus quando eles estiverem desgastados, não espere que fiquem carecas. Os frisos na borracha foram feitos para escoar a água e evitar a aquaplanagem. Assim, pneus novos são mais resistentes ao fenômeno.
- Mantenha os pneus calibrados de acordo com o manual do carro, dessa forma oferecerão a melhor performance.
- Mantenha a velocidade baixa em dias de chuva ou se a pista estiver molhada. Recomenda-se manter a velocidade 30% abaixo da máxima permitida na via. É mais difícil que a hidroplanagem ocorra assim.
- Da mesma forma, se estiver sob chuva ou em vias com água, evite acelerar ou frear bruscamente, pois a água prejudica a aderência dos pneus mesmo que a aquaplanagem não ocorra.
Veja também:
- Tipos de carros: conheça as principais carrocerias do mercado
- Pneu meia vida: vale a pena comprar um kit usado?
- Carros mais vendidos em 2020 na OLX: veja detalhes de 10 modelos
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.