Comprar móveis usados na OLX é uma boa maneira de economizar na hora de dar uma repaginada no espaço da sua casa, principalmente se levarmos em conta o contexto atual, que não só impactou o bolso de muita gente, como também fez crescer o preço dos produtos em geral.
Além disso, a sequência de lockdowns e a necessidade de quarentena, fez com que muitas famílias passassem a trabalhar em casa. Com isso, a busca por móveis usados para escritório, por exemplo, acabou crescendo. Por esses motivos, organizamos esse artigo que dá as principais dicas para quem quer comprar um móvel usado, assim fica mais fácil encontrar, avaliar e comprar um produto de qualidade. Confere só!
Vantagens de comprar móveis usados
Comprar móveis usados tem duas principais vantagens: o preço, já que geralmente é bem mais barato comprar um sofá ou uma mesa de alguém que está desapegando; e a possibilidade de negociar o valor do frete e a forma de entrega. Isso porque quem já adquiriu esse tipo de produto totalmente novo, sabe que os custos podem ser altos – e variam bastante dependendo da localização de quem está comprando. Mas além dessas facilidades e economias, essa transação com objetos usados é um processo mais consciente e sustentável para o meio ambiente.
Dicas para comprar móveis usados na OLX
As dicas de como encontrar, na OLX, os móveis usados que você procura, foram pensadas de acordo com as necessidades daqueles que buscam economizar na hora de mobiliar a casa. Confira abaixo nossas orientações para uma compra acertada:
Tamanho e Suporte
Comprar móveis usados pela internet é uma empreitada que merece atenção aos detalhes. Nossa primeira dica é saber quais as dimensões e capacidades dos móveis que estão sendo buscados, para ter certeza que eles vão se encaixar nos espaços desejados da sua casa e se aguentam o peso de quem irá usá-los, no caso de sofás, colchões, poltronas e cadeiras, por exemplo.
Outra dica bacana é reservar uma faixa de segurança entre o local em que o móvel vai ficar e a passagem ao redor desse espaço. Essa “faixa emergencial” garante que o caminho utilizado para se movimentar fique confortável mesmo com a chegada de um novo objeto no ambiente.
Conservação
Antes de fechar negócio é importante solicitar fotos ou vídeos que demonstrem o estado real do produto. Essa dica te ajuda a entender se o preço é justo ou se a funcionalidade se mantém mesmo com marcas de uso. Em alguns casos, os motivos da venda giram em torno de mudanças para outras cidades ou até mesmo uma repaginação na decoração. Isso significa que um armário usado, por exemplo, pode estar em perfeitas condições.
Mas independente do tempo que o produto foi utilizado, é necessário reunir o máximo de informações possíveis sobre as peças na busca por defeitos e imperfeições. Se for um armário com portas e gavetas, observe se estão abrindo e fechando corretamente. Caso o móvel tenha partes de metal, certifique-se se estão enferrujadas e, caso seja de madeira, examine com cuidado para ver se apresenta furinhos ou pó, característicos da presença de cupins. Em ambos casos vale avaliar se a estrutura não foi condenada.
Conforto
Alguns itens precisam ir além da análise de conservação, principalmente aqueles que contam com estofado ou molas, como camas que, em alguns casos, podem até apresentar ótimas condições, mas deixam a desejar no conforto. Nesse caso, nossa dica é experimentar. Isso mesmo, veja a possibilidade com a pessoa que está vendendo de você conferir o produto pessoalmente antes de fechar a negociação. Sente-se, deite-se e ponha-se à vontade para saber se o tecido e o tipo de conforto proporcionado é o que você imaginou.
Customização
Se o intuito é customizar e reformar móveis usados, nossa dica é buscar os modelos mais baratos e não se preocupar tanto com as marcas de uso. Essa opção criativa é ótima para ocupar o tempo com a família durante a quarentena e ainda adaptar as novas peças de decoração e conforto de acordo com o design da sua casa. Dá para estofar uma poltrona antiga a pintar uma mesa com a pintura prejudicada. Qualquer que seja a solução, é possível deixar um móvel usado como novo.
Algumas ideias de customização populares envolvem a troca do tecido de estofados, a substituição de puxadores das gavetas dos móveis do quarto, sala ou cozinha, e até mesmo a pintura em diferentes cores daquela cabeceira de cama, por exemplo. Por isso os brechós de móveis usados na OLX podem ser a melhor opção, assim você economiza e consegue investir mais grana nos materiais da reforma, como cola, panos, pincéis…
Entrega
Por fim, mas não menos importante, a entrega do móvel usado é outro critério de decisão na hora da compra. Nossa dica é que você dê preferência para pessoas/vendedores que estejam mais próximos da sua residência, isso garante que a transação fique mais barata, por conta do frete. E, no melhor dos casos, o próprio vendedor faz a entrega na sua casa, agregando mais conforto para ambas as partes. Lembre-se que, com a Compra Segura, você consegue receber em casa pelos Correios – mas tenha atenção nos limites de dimensão e peso.
Veja também:
- Geladeira usada na OLX: os melhores modelos para comprar em 2021
- Fogão usado na OLX: 7 modelos para comprar em 2021
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.