O setor de venda de veículos passou por uma crise muito forte no início da pandemia. As lojas estavam fechadas, os cartórios e Detrans com serviços suspensos, e o mercado chegou a registrar uma queda de 83% na venda de usados no mês de abril. Porém, desde setembro o setor teve grande retomada — há vendas que superaram, inclusive, o ano de 2019.
Diante dessa nova perspectiva nas vendas, acreditamos que a Black Friday é um excelente momento para profissionais do varejo no setor de veículos equilibrarem suas finanças e encerrarem o ano com resultados bastante positivos. Como esse evento já se consolidou no mercado brasileiro, é essencial elaborar algumas estratégias para sair na frente da concorrência.
Pensando nisso, queremos dar algumas dicas para você aproveitar melhor esse evento que, sem dúvidas, é um dos mais aguardados pelos consumidores. Então, confira 5 dicas infalíveis para ter sucesso com a Black Friday na sua concessionária!
1. Divulgue o evento da Black Friday nas redes sociais
Uma das peças-chave para sua loja se destacar durante a Black Friday é investir na comunicação pelas redes sociais. O ideal é que a campanha aconteça em todos os canais que a empresa costuma interagir com a sua audiência — Instagram, Facebook, Twitter, site corporativo —, todos eles devem estar com a cara do evento.
Nesse cenário, a dica para se dar bem com o trabalho de divulgação é fazer um cronograma de ações, com materiais de divulgação bem definidos, e garantir que eles sejam entregues ou postados antes do grande dia.
Procure utilizar as mídias sociais como uma ferramenta para instigar a curiosidade e o interesse de potenciais compradores. As mudanças no comportamento de consumo provocadas pela pandemia vieram para ficar. Portanto, vale muito a pena dedicar seus esforços na estratégia digital.
2. Trabalhe com descontos reais
Quando o assunto é Black Friday, não resta dúvidas de que os descontos são o carro-chefe do evento. Mas é preciso ter cuidado! Ofertas enganosas fazem a empresa perder a sua credibilidade no mercado consumidor.
Nesse contexto, não são raras as histórias de empresas que dobram o preço poucos dias antes da Black Friday para, depois, conceder o desconto. Além de ser uma prática proibida, isso abala o relacionamento com os clientes, que passam a ter uma visão negativa da empresa ou do profissional.
O que mais importa não é o percentual de desconto que será concedido, mas sim que ele seja real e que, de fato, gere vantagens ao consumidor. A regra é não prometer algo que não possa cumprir.
Se a sua loja não consegue trabalhar com grandes descontos, por exemplo, ofereça benefícios progressivos, como:
- a redução de 5% do valor total do veículo, combinada com a documentação e o emplacamento sem custos;
- a concessão de um desconto mais expressivo para quem vai fazer o pagamento à vista;
- a concessão de uma taxa especial de financiamento de veículo, e assim por diante.
3. Aproveite a época para desovar o estoque
Outra dica relevante para quem quer vender mais e conquistar novos clientes é utilizar os produtos que estão em grande quantidade no seu estoque para conceder descontos mais atrativos.
Isso vai fazer com que mais pessoas cheguem até a sua empresa, e também pode funcionar como uma estratégia para ampliar as chances de vendas no futuro. Além do mais, essa é uma ótima chance de desovar o estoque antes do início do ano e evitar prejuízos; inclusive os custos de IPVA 2021.
4. Entenda a importância da presença digital
A pandemia do coronavírus deixou ainda mais evidente a importância da presença online para as marcas, contribuindo não apenas para que elas se mantenham competitivas: atualmente, o domínio dessa estratégia é uma questão de sobrevivência do negócio em tempos de crise.
Diante do novo cenário, pessoas que não estavam acostumadas a procurar veículos online já se adaptaram a esse formato. Consequentemente, a jornada de compra de um automóvel está cada vez mais digital — a decisão de compra de um veículo e a busca pelas ofertas é feita praticamente toda em sites e plataformas especializados.
Portanto, a forma como profissionais e negócios se apresentam nesse ambiente virtual e como eles interagem e constroem um vínculo de confiança pode fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio.
5. Participe do Feirão de Autos da OLX
Que a Black Friday para as lojas é uma excelente oportunidade para movimentar os caixas da empresa, não restam dúvidas. E quem está em busca de soluções eficientes para otimizar o desempenho das vendas, deve ficar de olho na 3ª edição do ano do Feirão de Autos, realizado pela OLX.
A campanha acontecerá no período entre 16 a 30 de novembro, em um hotsite exclusivo, no qual são concentrados todos os anúncios e as ofertas das lojas participantes. O principal objetivo da OLX é ajudar as lojas a fazerem sua Black Friday, oferecendo toda sua expertise no segmento automotivo.
A força da audiência da OLX nesta categoria promove a entrega de leads mais quentes e um melhor resultado de vendas.
Além disso, a OLX também oferece as funcionalidades necessárias para divulgar o estoque, inclusive com a nova feature de vídeo (os anúncios de carro com vídeo receberam 50% mais leads no último feirão).
Com o mercado de autos voltando a se movimentar, a Black Friday para as concessionárias e lojas de veículos é a estratégia que pode ajudar você a acelerar o ritmo das vendas. Neste momento, o crédito para financiamento está mais barato e mais fácil de ser aprovado e as pessoas estão querendo evitar o transporte público; logo, quem estiver bem preparado para este período de promoções vai ter excelentes resultados.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como se destacar na venda de veículos nesta Black Friday, aproveite para conhecer de perto as vantagens competitivas que o Feirão de Autos da OLX pode oferecer!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.