Por mais turbulentos que sejam os momentos de crise, eles são agravados quando os negócios pausam suas estratégias — acreditando estar cortando despesas — e, consequentemente, deixam escapar as oportunidades que o período pode trazer. Mesmo em tempos de recessão, a captação de leads, por exemplo, é bastante positiva para gerar novas oportunidades de negócios.
É por isso que, neste post, mostraremos por que os gestores devem continuar investindo na atração do seu público-alvo. Siga a leitura e confira!
Motivos que fazem desse período propício para a captação de leads
A captação de leads é um processo essencial para que as empresas se posicionem como uma referência no mercado e aumente seu faturamento. A ideia é que, quanto maior o número de pessoas que se interessam pela sua marca, maiores serão as suas chances de conversão e, consequentemente, os lucros.
Além disso, ao levar conteúdos relevantes para esse público — que entreguem soluções para sua audiência —, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo e manter o engajamento dos seus potenciais clientes.
Nesse período de quarentena, mais do que nunca é importante manter as estratégias de captação de leads para fortalecer esse elo, e aproveitar as oportunidades do novo cenário para ampliar o seu poder de ação. A seguir, confira os principais motivos que tornam o momento propício!
Os consumidores estão com mais tempo livre
Com as medidas de isolamento determinadas pelos estados e Prefeituras em virtude do coronavírus, boa parte da população está em casa, trabalhando na modalidade home office ou lidando com a paralisação total das suas atividades.
Isso significa que muita gente está com mais tempo livre em suas rotinas, buscando novas alternativas para preencher esse tempo e, naturalmente, estarão mais abertas à interação online.
Portanto, é um excelente momento gerar novas oportunidades — levar conteúdos e se conectar com essa audiência vai ampliar as possibilidades de negócios.
O nível de empatia tende a estar mais alto
Nesse cenário em que boa parte da população está confinada em casa, é comum que o nível de empatia dos consumidores esteja mais alto, existe uma abertura maior para se identificar com as causa pelas quais a empresa se compromete.
Por essa razão, o posicionamento que o negócio adota e, inclusive, compartilha nos seus conteúdos fará toda a diferença. A forma como uma empresa se solidariza com os obstáculos enfrentados pela sociedade agora pode ser determinante para a expansão da sua base de clientes.
Diante da realidade atual, ainda é bem provável que surjam consumidores com novos perfis, diferentes expectativas, e alinhar todos esses pontos também será de fundamental importância para captação de leads.
Os juros baixos facilitam para quem quer adquirir bens
Outra tendência do mercado nesse momento é a redução dos juros. Há uma necessidade urgente de movimentar a economia, fazer o dinheiro circular, e isso gera uma atmosfera bem propícia para quem quer adquirir bens.
Mais do que nunca as empresas precisam vender para garantir a sua sobrevivência. Então, trabalhar nos níveis de engajamento será uma peça-chave para o alcance dos objetivos.
A questão dos juros baixos aliada à busca por um equilíbrio nas finanças provocará queda dos preços de maneira geral. Mais do que precisar vender, a concorrência também buscará os mesmos objetivos.
Logo, o gestor deve planejar muito bem as suas ações durante a crise. Aproveitar a redução de encargos para conseguir crédito e continuar investindo na relação com o cliente e captação de leads.
É uma oportunidade, por exemplo, utilizar de promoções para atrair pessoas que ainda não conheçam a marca. Enfim, toda a criatividade é muito bem-vinda nesse momento, e a diminuição dos juros facilita esse processo.
A concorrência tende a estar menor
Em momentos como os atuais, as primeiras medidas tomadas por muitas empresas é o corte de gastos. E como a captação de leads é um investimento de longo prazo, alguns gestores acabam interpretando a estratégia como uma despesa.
Hoje, o relacionamento com o cliente é uma das armas mais poderosas que um negócio pode ter, e o pensamento equivocado de não dar prioridade à questão agora pode prejudicar o seu empreendimento e dar espaço para a concorrência.
Se um número menor de empresas está dando continuidade aos planos de marketing digital, elas deixam uma lacuna a ser explorada. Logo, é o momento ideal para se fazer presente.
O uso de canais digitais cresceu
A transformação digital não é vivida apenas no âmbito das empresas. Hoje, o uso da internet e das redes sociais é cada vez mais popular entre os consumidores. Assim, o uso de canais digitais vem deixando de ser apenas um ponto de interação, para ser um lugar em que a empresa consegue acompanhar a jornada de um lead até a finalização da compra.
O novo perfil de compradores indica que o comércio virtual está superando o físico, e em meio a esse momento desafiador, que limita a liberdade de ir e vir das pessoas, o meio digital se torna o principal mediador para compra e venda.
Como a OLX pode ajudar na captação de leads
Com quase 14 anos de experiência no mercado de vendas, o objetivo da OLX é fornecer dicas de gestão e empreendedorismos para ajudar empresas a gerarem mais receitas; o que inclui o processo captação de leads.
A OLX integra o maior grupo de marketplace online do mundo — é o maior site e aplicativo de vendas do Brasil, e oferece mais de 14 categorias para que os clientes negociem direto com os vendedores.
A captação de leads consistem em uma das principais ações para que empresas de todos os tipos consigam se manter competitivas e ganharem a confiança do consumidor. E a melhor maneira de atingir esse objetivo é levando conteúdos de alto valor aos canais de comunicação onde essa audiência se encontra. Quanto maior for a sua capacidade de criar vínculos fortes, mais chances de driblar os atuais desafios do seu negócio.
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