5 estratégias de vendas online para gerar mais oportunidades!

Com a popularização da internet e a expansão do número de vendas neste ambiente, a...

Com a popularização da internet e a expansão do número de vendas neste ambiente, a necessidade de adotar boas estratégias de vendas online torna-se fundamental para gerar mais oportunidades. Assim, você cria um diferencial competitivo à sua loja de carros seminovos ou imóveis — sobretudo diante dos impactos mais recentes impostos pelo novo Coronavírus.

A tarefa de vender pela web é um desafio diário e relativamente complexo. Embora não exista uma fórmula pronta, os esforços corretos vão melhorar os resultados de forma significativa.

Ao longo deste post, você vai descobrir 5 técnicas que não podem faltar para que o seu empreendimento tenha mais sucesso no mercado digital. Acompanhe todas as dicas na leitura do artigo.

1. Crie um site de vendas responsivo

Quando assunto são estratégias de vendas online, não dá para falar em otimização de performance sem pensar no desenvolvimento de um site responsivo. É assim que chamamos aqueles que oferecem uma boa experiência de navegabilidade aos usuários.

Para impulsionar as vendas na web, você deve pensar na página da sua empresa como uma loja física. Se tudo estiver desorganizado e confuso, as pessoas não vão se sentir motivadas e muito menos seguras para realizar uma compra, certo?

Nos sites, a lógica é a mesma: oferecer um layout agradável e de fácil usabilidade fará com que a loja ganhe alguns pontos importantes com o consumidor.

Portanto, procure eliminar burocracias desnecessárias, mantenha uma linguagem compatível com o público-alvo e garanta o máximo de fluidez na navegabilidade da página, sem deixar de lado a segurança.

E atenção! Hoje, grande parte das pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis — smartphones e tabletes. Desse modo, o seu site deve se adaptar muito bem em todos esses formatos, também conhecido como mobile friendly.

Além do mais, imagens pequenas ou de baixa resolução devem passar bem longe da sua página e perfis nas mídias digitais.

Use um design limpo, sem cores muito carregadas ou fontes cansativas, e muito menos excesso de anúncios. Afinal, a primeira impressão pode ser decisiva para concretização de uma venda, bem como para engajar esse consumidor.

2. Desenvolva uma relação amigável com seus clientes

Outro elemento indispensável no seu plano de comunicação para vender na internet é estabelecer uma relação amigável com os clientes.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, os nativos digitais também querem estabelecer uma conexão mais próxima às suas marcas preferidas. Na verdade, essa é uma característica que está na essência do consumidor moderno, e os empreendedores devem aproveitar o rompimento das barreiras físicas ocasionado pela internet para estreitar laços.

Quando você constrói uma relação de amizade, fica mais fácil que eles sintam confiança, e as chances de compra aumentam. Esse também é um caminho obrigatório para quem deseja vender autos ou imóveis pela internet.

Mais do que produtos de qualidade, o consumidor moderno também anseia por empresas e profissionais que entreguem uma ótima experiência durante a jornada de compra. Certo, mas como colocar isso em prática?

O primeiro passo para gerar intimidade e engajar o seu público é investir na presença digital. Para tanto, utilize um conjunto de ações como:

  • manter um fluxo de interação contínuo nas redes sociais;
  • oferecer conteúdos relevantes para potenciais compradores;
  • resolver com eficiência as solicitações dos clientes;
  • focar o remarketing de relacionamento e conteúdo;
  • oferecer benefícios.

Coloque os clientes e as necessidades deles em primeiro lugar. Procure interagir de forma cordial, leve, dinâmica e, acima de tudo, não prometa o que não pode cumprir.

Uma vez decepcionado, dificilmente você vai conseguir reconquistar a confiança desse cliente. Além disso, uma opinião negativa a respeito do seu negócio na internet se propaga muito fácil e pode ganhar proporções enormes.

3. Estruture um funil de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de extrema relevância para a captação de novos clientes. Ele consiste em uma das ferramentas com o maior retorno sobre investimento (ROI) para milhares de empresas que atuam na internet.

Isso porque o custo de implementação é baixo, com um alcance muito alto. Logo, estruturar adequadamente o funil antes de colocar essa estratégia em prática pode otimizar ainda mais os resultados.

O intuito do planejamento é garantir que os materiais certos sejam encaminhados para a mailing list adequada — de acordo com o estágio de funil em que aquele cliente se encontra.

Não adianta, por exemplo, mandar uma campanha de promoção para uma pessoa que nunca teve contato com o seu negócio e não conhece as soluções personalizadas que você pode oferecer.

4. Invista em fotos e em vídeos de qualidade

Entre as estratégias de vendas online que estão bombando agora, você definitivamente precisa investir na produção de materiais digitais com fotos e vídeos.

No comércio virtual, esses elementos são peça-chave para que os clientes tenham uma ideia mais próxima e real das características do produto. Por serem mais dinâmicos, o engajamento de anúncios compostos de fotos ou vídeos de qualidade é muito maior.

Sabe aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”? Os vídeos e as fotos são uma ótima maneira de mostrar todas as funcionalidades de um veículo ou de um imóvel. Afinal, são bens que, naturalmente, demandam um investimento financeiro maior. Isso gera mais segurança e menos objeções em vendas.

5. Invista no marketing de conteúdo para redes sociais

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes para a estratégia de comunicação de qualquer negócio. Essa metodologia faz com que os leads (clientes em potencial) cheguem à sua empresa de uma maneira orgânica e menos invasiva.

O objetivo aqui é gerar valor e educar os potenciais compradores. Assim, eles chegam à conclusão de que o seu serviço ou produto é a solução ideal.

Então, aprofunde o seu domínio sobre o tema e utilize as plataformas digitais — blogs, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Vise as alternativas que melhor se encaixam no perfil do seu público e leve conteúdos que agregam valor.

Independentemente do segmento em que você atua, o segredo para obter sucesso no concorrido mundo do comércio eletrônico é estabelecer um bom planejamento de estratégias de vendas online. Por se tratar de um mercado dinâmico, a busca constante por inovações e tendências de marketing é o principal aliado para se posicionar entre os melhores players e aumentar a base de clientes.

Agora que você já sabe o que é preciso para alavancar as suas vendas online, que tal conhecer os planos profissionais da OLX e as vantagens que eles podem proporcionar para os resultados da sua loja? Confira agora mesmo!

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