Os carros com tem teto solar sempre chamaram a atenção pelo design mais sofisticado. Com o tempo, o item está cada vez mais acessível e traz diversas vantagens, como: maior conforto; facilidade da revenda; maior segurança; mais luminosidade; ajuda no desembaçamento dos vidros em dias frios, além da economia geral, pois não será necessário ligar o ar condicionado com tanta frequência.
Assim, os modelos podem sair de fábrica com teto solar, serem opcionais na compra ou adaptados através de empresas privadas. Com tantas vantagens, criamos uma lista para auxiliar na escolha dos melhores carros com teto solar na OLX, tendo como base os veículos mais buscados na internet em 2021.
Quais os tipos de teto solares?
Existem diversos tipos de tetos solares. O principal é o elétrico, que pode ter uma pequena abertura para cima ou deslizar para a parte superior do teto, podendo ser fechado de forma manual em caso de problemas no motor.
Além disso, em carros mais novos o teto solar pode ser panorâmico que ocupa grande parte do teto do veículo, até o banco de trás, sendo ser manual ou elétrico. Atualmente, esses modelos já possuem diversas melhorias como fechamento automático, anti esmagamento e até sensor em caso de chuva.
Hyundai I30
O carro com teto solar mais procurado em 2021 foi o Hyundai I30. O modelo é um compacto, hatchback, que chegou ao mercado brasileiro em 2009. Foi criado para enfrentar grandes concorrentes como Ford Focus e Volkswagen Golf.
O I30 passou por 3 gerações e em sua 1ª (2007 – 2012) possuía 5 versões com motor 2.0 n16v com capacidade de atingir até 146 cv. Com acabamento similar ao de carros com preços superiores ao seu, o hatch fez sucesso pelo conforto e sofisticação. Além disso, sua versão mais cara é composta de teto solar elétrico.
A 2ª geração (2012-2017) trouxe um design mais esportivo e o motor 2.0 é trocado pelo 1.6 de 128 cv. Já a 3ª e atual geração Hyundai I30 atrai fãs pelo design sofisticado com teto solar panorâmico e nova motorização. O I30 2021 possui motor 1.8 16v a gasolina de até 150 cv. Além do bom acabamento, a garantia de 5 anos também é um dos seus pontos positivos. O hatch chega a até 206 km/h e é capaz de fazer de 0km a 100 km em 9,5 segundos.
Ficha técnica do Hyundai I30
Ano: 2021
Motor: 1.8
Câmbio: Automática de 6 marchas
Direção: Elétrica
Combustível: Gasolina
Dimensões (AxLxP):1495 mm x 1780mm x 1780 mm e 378 litros (porta-malas)
Itens acessórios: Assistente de partida em rampa, bancos revestidos em couro, etc.
Itens de segurança: controle de tração e estabilidade, travamento central das portas, etc.
Volkswagen T-Cross
O T-Cross é um crossover da Volkswagen baseado no Polo. Esse segmento é formado por carros que possuem a base referente a um carro de passeio com características do SUV. O veículo chegou ao mercado brasileiro em 2019 e assim como todos os SUVs da marca, leva um T na frente do nome como por exemplo o T-Roc e o Tiguan. Seus principais concorrentes são o Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
O modelo de 2022 possui um design imponente e está disponível em 7 cores. Além disso, tem a possibilidade de ter as colunas e o teto em preto brilhante. Entre seus equipamentos estão: teto solar panorâmico duplo (dois painéis de vidro que abrangem mais da metade da área do teto do carro), bancos rebatíveis, volante multifuncional com revestimento em couro, banco do motorista com ajuste lombar, ar-condicionado digital, entre outros.
Sua motorização é 1.0 de 128 cv e 1.4 de 150 cv com transmissão automática de 6 marchas. As versões disponíveis são: Sense 200 TSI, 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI.
Ficha técnica do T-Cross
Ano: 2022
Motor:1.0 ou 1.4
Câmbio: automática de 6 marchas
Direção: Elétrica
Combustível: Flex
Dimensões (AxLxP):1568 mm x 1760 mm x 4199 mm e 420 litros. (porta-malas)
Itens acessórios/extras:
- Pacote Interative IV para a versão 200 TSI – sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, etc.
- Pacote Sky View II na versão Comfortline – teto solar panorâmico, luzes de leitura, etc.
- Na versão Highline os opcionais são Pacote Bicolor I – teto e retrovisores pintados de preto Ninja e Bicolor II – retrovisores e teto na cor cinza Platinum.
Itens de segurança: 6 airbags, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, frenagem pós-colisão, etc.
Hyundai IX35
O IX35 é o sofisticado SUV de porte médio da Hyundai que chegou ao mercado brasileiro em 2010. Tinha por objetivo ser intermediário entre o Tucson Flex e o Novo Tucson Turbo e com a saída do primeiro do mercado, o IX35 ficou com o seu público. Entre seus principais concorrentes estão o Chevrolet Captiva, o Honda CR-V e o Jeep Compass.
O Hyundai IX35 2021 chegou com seu design atraente e moderno com maçanetas cromadas, teto solar panorâmico e botão de partida. Uma das novidades do novo modelo é o sistema Start&Stop, que possibilita o desligamento automático do motor em paradas no trânsito ou em semáforo, com o veículo engatado. Disponível apenas na versão GL com motor 2.0 e por ser flex, o SUV é capaz de fazer 157 cv com gasolina e 167 cv com etanol.
Ficha técnica do Hyundai IX35
Ano: 2021
Motor: 2.0
Câmbio: Automático de seis velocidades
Direção: Elétrica
Combustível: Flex
Dimensões (AxLxP):1655 x 1820 x 4410 e 465 litros (porta-malas)
Itens acessórios/extras: Bancos em couro, piloto automático, sensor de ré, etc.
Itens de segurança: controles de tração e estabilidade, câmera de ré e controle de descida, isofix, etc.
Fiat Stilo
O Fiat Stilo é um hatch médio que fez parte do mercado brasileiro de 2002 até 2010, saindo de linha para a entrada do Fiat Bravo. Enfrentava concorrentes como o Chevrolet Astra e Volkswagen Golf, sendo um dos primeiros carros do segmento que vinha de série com 8 airbags, direção elétrica e rádio com MP3 e Bluetooth.
Uma das características que mais chamava atenção no Fiat Stilo era o seu teto panorâmico denominado como Sky Window, além disso, possuía a possibilidade de rebater os bancos adequando a rotina do motorista, aumentando seu espaço interno e gerando mais conforto. O hatch passou por diversas versões e a última em 2009 trouxe o Fiat Stilo BlackMotion como topo de linha.
Honda HR-V
Em 5º lugar do nosso ranking dos carros com teto solar mais buscados em 2021 está o Honda HR-V. O SUV esportivo e compacto foi lançado no mercado de 1999 até 2005, voltando ao mercado brasileiro apenas em 2015. Seus principais concorrentes são o Renault Duster, Ford EcoSport e Nissan Kicks.
O Honda HR-V 2021 é um dos carros do segmento mais vendidos no Brasil. Além da marca fazer grande sucesso no país e possuir muitos fãs que confiam na mesma, o modelo também atrai olhares pela grande quantidade de versões LX, EX, EXL e Touring, design atraente e boa motorização (1.8 flex ou 1.5 turbo). Em sua versão mais cara, a Touring, o SUV possui entre seus equipamentos o teto solar panorâmico.
Ficha técnica do Honda HR-V
Ano: 2021
Motor: 1.8
Direção: Elétrica
Câmbio: Automática CVT de 7 marchas
Combustível: Flex
Dimensões (AxLxP): 1,58m x 1,77 m x 4,29 m e 437 litros (porta-malas).
Itens acessórios: Friso de portas, moldura cromada na porta traseira, etc.
Itens de segurança: 6 Airbags, aviso sonoro do cinto de segurança, isofix, etc.
Volkswagen Golf
O Golf foi um hatch médio fabricado pela Volkswagen e lançado em 1995 no mercado brasileiro. Seu nome foi baseado na corrente do Golfo, corrente marítima que se origina no Golfo do México e chega à Europa com características como: ágil e quente do Oceano Atlântico.
Em 2020, após 25 anos de história e diversas gerações, o Golf parou de ser oferecido no Brasil por causa da queda nas vendas e a priorização do T-Cross que, além do mesmo conjunto mecânico do hatch, é um SUV. Além disso, o Golf tinha entre seus principais concorrentes o Peugeot 308 e o Ford Focus hatch.
O Volkswagen Golf 2019 possuía em suas dimensões: 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 313 litros de porta-malas. Em seu design, lanternas e faróis em série desde a versão mais básica; sua versão mais cara, GTI, possui teto solar.
Volkswagen Jetta
O Jetta é um sedan médio esportivo da Volkswagen. Criado em 1979 utilizando a base do Golf, o sedã só chegou no mercado brasileiro em 1999 na sua 4ª geração, que era chamado de Bora. O nome de hoje foi gerado aleatoriamente por computador e surgiu na 5ª geração em 2005, possuindo grandes concorrentes como o Passat e o Santana.
O Jetta de 2021 trouxe muita conectividade e equipamentos qualificados, além de utilizar a mesma plataforma do Passat e atrair olhares pelo seu design robusto. Disponível apenas na versão topo de linha GLI 350, o modelo possui como opcional o teto solar elétrico panorâmico, motor 2.0 de até 230 cv com capacidade de em 6,8 segundos alcançar 100 km/h. Além disso, o modelo possui volante multifuncional, sensor de chuva que aciona automaticamente os faróis e pára-brisa e o sistema Discover Media que é uma central de entretenimento com tela de 8“.
Ficha técnica do Volkswagen Jetta
Ano: 2021
Motor: 2.0
Direção: Elétrica
Câmbio: Dupla embreagem de 6 marchas
Combustível: Flex
Dimensões (AxLxP): 1478 x 1799 x 4709 e 510 litros. (porta-malas)
Itens acessórios: Sensor de estacionamento, farol de milha, calha defletor de chuva, etc.
Itens de segurança: 6 airbags, isofix, câmera de ré, etc.
Fiat Punto
O Fiat Punto é um hatch compacto que surgiu no exterior em 1993, mas apenas em 2007 foi lançado no mercado brasileiro tendo que enfrentar seus concorrentes como o Citroën C3 e o Volkswagen Fox e como intermediário entre o Palio e o Stilo. Após 10 anos de história, o hatch encerrou sua produção em 2017 no Brasil e foi substituído pelo Fiat Argo.
O Fiat Punto de 2017 é flex e possui 5 versões disponíveis, são elas: Attractive 1.4 (versão de entrada), Essence 1.6, Essence Dualogic 1.6, Blackmotion 1.8 e Blackmotion Dualogic 1.8 (topo de linha), todas com câmbio manual de 5 marchas.
As versões Essence e Blackmotion tem a opção de câmbio automático com 5 velocidades e na versão topo de linha o veículo possui teto solar elétrico. Suas dimensões são: 4,06 m de comprimento, 1,68 m de largura e 1,49 m de altura e 280 litros de porta-malas.
Chevrolet Vectra
O Chevrolet Vectra foi um sedã médio que fez muito sucesso e começou a ser produzido no Brasil em 1993, com o objetivo de substituir o Chevrolet Monza e encerrou sua história no mercado brasileiro em 2011 com a chegada do seu substituto, o Chevrolet Cruze.
O modelo se destacava pela tecnologia avançada para a época da sua chegada, seu design inovador e a variedade de equipamentos em série, e enfrentava grandes concorrentes como o Toyota Corolla e o Honda Civic.
O sedã da Chevrolet passou por 3 gerações durante a sua história e na 3ª (2005 – 2011) algumas versões estavam disponíveis: Expression 2.0 de 127 cv com alarme, ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico como itens de série; Elegance 2.0 com 140 cv e itens de série como o ajuste de altura para o banco do motorista, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, etc; Elite 2.0, Elite 2.4 16V, topo de linha, que acompanha o teto solar elétrico e as versões hatch GT e GT-X.
Volkswagen Gol
Em último no nosso ranking de procurados com teto solar, mas um dos maiores sucessos da história da marca, está o Volkswagen Gol. O modelo é um hatchback que surgiu em 1980 para ser o sucessor do famoso Fusca e conquistou milhões de fãs pelo Brasil, se tornando por quase 30 anos o carro mais vendido do mercado brasileiro.
Durante toda a trajetória do Gol, diversas empresas privadas fizeram a instalação do teto solar de acordo com a preferência do cliente. O Volkswagen Gol 2022 é o carro de entrada da marca e disputa com grandes concorrentes como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. O modelo chegou destacando sua força e conectividade e está disponível nas versões 1.0 e 1.6. O hatch traz sensores de estacionamento traseiro e sistema que avisa em frenagens bruscas.
Ficha técnica do Volkswagen Gol
Ano: 2022
Motor: 1.0 12v
Direção: Hidráulica
Câmbio: Manual de 5 marchas
Combustível: Flex
Dimensões (AxLxP): 1464 x 1656 x 3897 e 285 litros. (porta-malas)
Itens acessórios: sensor de ré, alarme,volante multifuncional, etc.
Itens de segurança: alerta de frenagem de emergência, encosto de cabeça para os cinco ocupantes, etc.
Veja também:
- Carros até 40 mil na OLX: melhores modelos entre usados e seminovos
- Carros na OLX: os que mais cresceram em vendas no 1º semestre de 2021
- Carros da Honda 2021: conheça os 7 mais buscados
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.