Não importa o tipo de público do negócio, usar os atuais recursos tecnológicos e prestar um atendimento de ponta é vital para o sucesso nas vendas. A OLX é uma plataforma que oferece planos e ferramentas, de modo a ajudar pessoas físicas ou jurídicas a concretizar suas transações.
O grupo de concessionárias Mitsubishi/Suzuki percebeu as vantagens trazidas por essa parceria. Hoje, aponta as conquistas obtidas após meses de anúncios na plataforma: 70% de suas vendas vêm dela.
Continue a leitura, descubra mais sobre esse case de sucesso e veja o que você pode fazer para ter resultados tão positivos dessa forma!
O começo da relação entre o grupo Mitsubishi/Suzuki e a OLX
Com certa experiência no mercado de vendas de automóveis, o grupo Mitsubishi/Suzuki já atuava em outros portais de anúncio antes da OLX. Contudo, nunca se sentiu inteiramente satisfeito com o serviço oferecido.
Tudo começou a mudar a partir da percepção pessoal dos próprios vendedores da concessionária, que tinham na OLX seus planos individuais. “Então, fechamos um plano profissional. Na prática, observamos que a OLX era, realmente, diferente”, conta Elaine Reis, diretora de marketing da Raion, que representa a concessionária.
“Por possibilitar nela outras transações, o consumidor mantém o aplicativo no celular — diferentemente de outros players, que focam apenas nas vendas de carros”, ela pontua. Isso faz com que as chances de alcançar alguém com um bom anúncio são maiores, mesmo que a pessoa não esteja naquele momento procurando por automóveis.
A OLX pode ser sua parceira
A plataforma OLX recebe mais de 750 milhões de buscas por carros todos os meses. 90% dos anúncios recebem propostas em menos de 7 dias.
O Plano Profissional da OLX é ideal para concessionárias, revendedores e lojistas. Ela dá o acesso a mais de 200 integradores, que ajudam a acelerar a importação dos anúncios entre plataformas.
Além de disponibilizar um Plano Profissional recorrente de inserções mensais por um preço justo, a ferramenta OLX Pro oferece diversos outros serviços. Entre eles, analisa o desempenho de cada anúncio feito, gera boletos com apenas um clique e fornece acesso a dados inteligentes relativos aos resultados gerados pela publicação, ou seja, uma ferramenta completa para diversos profissionais. Quem assina o o Plano, tem acesso grátis a essas vantagens.
4 dicas valiosas para empreender no mercado de autos com a OLX
Elaine Reis nos passou algumas dicas do que fizeram para conseguir bons resultados. Acompanhe!
1. Invista na relação com o cliente
Manter o cliente engajado com a marca e prestar um bom atendimento é, hoje, essencial para o sucesso nas vendas. É preciso entender que houve uma mudança no comportamento de consumo, o que gerou novas necessidades no cliente.
Oferecer apenas produtos de qualidade não é mais o suficiente. Ele precisa sentir a tranquilidade de que está fazendo o investimento na marca correta. Tempo, dinheiro e relação se tornaram ainda mais valiosos.
“Na OLX, quando o cliente quer o carro, começa a interagir pelo próprio chat. Isso gera uma aproximação muito boa e uma agilidade na resposta. A equipe de venda pode responder de uma forma muito rápida e eficiente. Com isso, a gente acaba se diferenciando”, conta Elaine Reis.
Assim, a qualquer contato de uma pessoa interessada, não deixe de tirar todas suas dúvidas, com prontidão e oferecer um atendimento amável. A confiança do cliente em relação ao vendedor depende bastante do atendido.
2. Tenha um diferencial competitivo
O diferencial competitivo é aquilo que torna sua empresa destaque diante de outros concorrentes. É um dos fatores decisivos para a compra.
“Somos um grupo de marca premium — quando falo premium, não me refiro, necessariamente a carros com valor alto, mas com quilometragem baixa e em perfeito estado. Isso nos leva a oferecer diferenciais aos clientes, pois todos os nossos carros apresentam 1 ano de garantia e passam por uma perícia. Nela, registramos todo o seu histórico. Isso acaba surpreendendo e fornece um diferencial competitivo”.
Ela, ainda, completa: “com o tempo, a gente começou a ter um resultado muito positivo com a OLX devido, também, a apresentar esses fatores, na hora da venda”.
3. Estimule toda a equipe a se engajar
Algumas empresas mais tradicionais têm o hábito de separar as funções das equipes — de marketing, de vendas, de prospecção, de relacionamento. Não é errado cada uma ter seu papel principal e objetivo. Contudo, para haver a venda, é fundamental o entrosamento de todos com o objetivo final — todos precisam estar engajados.
“Hoje, todos os vendedores e equipes de venda têm parceria e engajamento muito forte com a OLX, porque sentem o resultado. Até na hora de dar o retorno do lead, de prestar o atendimento, eles entendem que esse pensamento faz parte da nossa cultura”.
4. Não deixe de usar todos os recursos
A OLX oferece o Plano Profissional, que conta com diversos recursos para auxiliar e melhorar as vendas.
“No meio corporativo, no segmento de automóveis, eu indico que qualquer revenda, concessionária ou revenda multimarcas faça o investimento na OLX, porque vai ter retorno, tanto em volume/quantidade de leads, quanto em conversão”, diz Elaine.
Ela ainda conta que logo após assinar a plataforma, a empresa passou a ter reuniões com a equipe da OLX. Isso também ajudou na otimização de anúncios e vendas.
Depois, menciona sobre a ferramenta de análise de resultados: “inicialmente, a nossa fatia do budget de comunicação digital tinha a menor parcela voltada para a OLX, enquanto apostávamos mais em outros players. Conforme íamos vendo a curva de conversão crescendo, passamos a direcionar nosso investimento para essa área. Atualmente, ela tem a maior fatia do nosso budget de comunicação mensal”.
Como usar a OLX para potencializar seu negócio de venda de automóveis
Enfim, como nos recomenda Elaine, a sugestão é usar todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma. O acesso a dados inteligentes dos anúncios ajuda a analisar o desempenho e otimizar as vendas. Os atendimentos de nossos analistas são um diferencial para quem deseja aquela orientação personalizada. Já a ferramenta chat é essencial para cultivar um bom relacionamento com os clientes.
Para ter sucesso no mercado de vendas de carros, é preciso ter alinhamento com as necessidades dos consumidores e não deixar de contar com a ajuda dos recursos tecnológicos. Os resultados de agir assim são confirmados pela própria Elaine: “na comparação com outros sites, 70% das vendas vêm da OLX”.
Gostou de conferir esse case de sucesso? Que tal sua empresa ser a próxima? Podemos ajudar você! Entre em contato conosco e converse com um especialista!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.