Nos últimos anos, tem sido cada vez mais fácil produzir conteúdo audiovisual dentro da Internet. Uma quantidade maior de editores simplificados, de plataformas e o crescimento do uso de smartphones são somente algumas das razões para o sucesso dos vídeos. Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer vídeo? É sobre isso que vamos falar agora.
Temos uma boa notícia para você: agora é um bom momento para você fazer vídeos sobre o seu produto (seja ele imóvel ou automóvel) já que os clientes não podem mais vê-los fisicamente, portanto, capriche nos detalhes.
Para você não ficar de fora, preparamos esse artigo explicando tudo sobre os passos para a criação de um vídeo! Continue acompanhando e aproveite as dicas para começar o quanto antes e converter mais. Boa leitura!
Por que investir na produção de vídeos
Antes de aprender a fazer um vídeo e já pensar no conteúdo e tema, é importante que você entenda como os vídeos se transformaram nos verdadeiros queridinhos da web. Nesse período de quarentena, por exemplo, é o melhor recurso para que você possa aproximar o comprador de seu veículo ou imóvel, sem quem ele precise ir até a sua loja.
De acordo com uma pesquisa, as pessoas consomem aproximadamente uma hora e meia de vídeos todos os dias na web. Sem contar que 15% dessas pessoas vão além, vendo mais de três horas diárias de vídeo.
Diante das estatísticas que acabamos de apresentar, você já deve ter uma noção das vantagens de apostar no vídeo nas suas estratégias de vendas. Mas essas não são as únicas razões para investir na produção de vídeos na sua empresa. Confira mais alguns motivos para começar a investir nessa produção agora mesmo:
- são fáceis de produzir;
- viralizam com mais facilidade;
- explicam conceitos complexos com facilidade;
- aproximam o público do seu produto;
- aumentam o engajamento do público;
- geram mais autoridade;
- mostram detalhes que as fotos não conseguem deixar aparentes;
- ajudam a vender mais.
Como fazer um vídeo? Entenda como começar
Veja, a seguir, quais são os passos necessários para fazer um vídeo de qualidade!
Defina quais são os objetivos
Para saber como fazer um excelente vídeo, antes de qualquer coisa, você tem que definir qual é o seu objetivo com o conteúdo. Uma boa estratégia nesse período, é utilizar esse canal para mostrar mais detalhes do seu produto, uma vez que as visitas físicas estão proibidas. Entender o resultado que você está aguardando do vídeo vai facilitar muito no momento de encontrar a melhor abordagem.
Decida quais equipamentos vai usar
Certamente você não está pensando em fazer algo tão elaborado quanto os produtores de grande renome fazem. É importante ter em mente que seu vídeo no YouTube ou em outro canal não tem que apresentar um calibre extremamente alto de produção. Ele precisa simplesmente ter imagem, áudio e iluminação mais adequados para que sua mensagem seja passada de forma correta.
Saiba que nos dias de hoje uma webcam ou um smartphone podem ser grandes aliados para fazer um vídeo eficiente e melhorar anúncios de carros, por exemplo. É claro que se você tiver fontes de luz profissionais, microfones mais sofisticados e câmeras de qualidade bem alta, não deve deixar de usá-los.
Defina o conteúdo do seu vídeo e as informações mais importantes
É primordial decidir sobre o material que você vai publicar. Pense sobre o que você vai usar para fazer seu vídeo e separe todas as informações relevantes que vai inserir.
É importante pensar nas principais perguntas e nas dúvidas que os clientes têm quando visitam pessoalmente um carro. Use esse momento para enfatizar nos vídeos os detalhes mais vistos na visita a um imóvel ou quando o cliente vai comprar um carro. Pense ainda sobre o público para o qual o vídeo estará voltado e na duração do vídeo, entre outras perguntas que serão válidas para preparar o roteiro do seu material.
Faça a gravação do vídeo
Após fazer todo o um roteiro de falas e de cenas, é o momento tão aguardado: a hora de gravar o conteúdo. Procure apostar no seu conhecimento e se soltar. Se o seu vídeo for para mostrar os detalhes do seu veículo, por exemplo, faça takes focados nos principais pontos fortes dele. Mostre a qualidade do assento, do volante etc. Veja essas dicas:
- antes de tudo, verifique a possibilidade de fazer o vídeo sem entrar em contato com outras pessoas para não colocar em risco sua saúde e a de outros, afinal de contas, estamos em meio a uma pandemia do Coronavírus;
- lave tanto o interior quanto o exterior do carro antes da gravação. Um carro limpo dá uma impressão melhor nos compradores;
- deixe o carro em um local aberto ou, se em local fechado, veja se a iluminação é adequada. Lembrando que não deve ser pouca (não sendo possível mostrar os detalhes), nem muita (o reflexo vai atrapalhar o seu vídeo);
- cubra a placa do carro para que ela não chame a atenção;
- comece gravando a parte exterior do seu carro de todos os ângulos: faça uma volta de 360 graus ao redor do veículo, mostrando-o por inteiro, assim o comprador consegue ver exatamente como seu carro é;
- abra as portas do carro, inclusive o porta-malas, mostre bancos, volante, painel e indicadores. Não tenha medo de mostrar pequenos defeitos que o carro venha a ter, pois ser sincero sobre os problemas do veículo dá confiança ao comprador;
- se puder, ligue o carro e mostre o motor em funcionamento. Saiba que quem entende de carro vai gostar de ouvir o barulho do motor funcionando e terá uma ideia melhor sobre sua qualidade;
- mostre a condição dos pneus e step.
Fale com bastante eloquência e tente articular bem as palavras para que seja compreendido com clareza pelo público.
Além disso, cubra todas as partes do conteúdo que foi planejado para o vídeo. Uma dica é sempre gravar mais cenas do que você está considerando usar, tanto para garantir que você tenha cenas de reserva, como para que você possa escolher aquela que ficou melhor. Lembre-se de que, para o YouTube, o vídeo deve ser gravado sempre na horizontal para que seja possível inseri-lo de forma mais fácil.
Faça a edição do vídeo
Há diversos softwares, alguns gratuitos e outros pagos, para fazer edições de vídeo e áudio. Para Android, por exemplo, podemos citar oWeVideo, o KineMaster, o iMovie, o VideoShow, o Video Cutter e o Perfect Video.
Não é necessário que tudo fique como uma obra-prima, mas você consegue melhorar as imagens, a luz, o contraste, encaixar bem o som com o andamento da filmagem, limpar o áudio e adicionar efeitos especiais ou trilha sonora, por exemplo.
Execute todas as edições que você achar que são desejáveis ou necessárias para o seu vídeo e, depois de finalizar, salve em uma extensão que possa ser exportada para o YouTube: .webm, .mov, .mpeg,.wmv, .avi, .flv, ou .3gpp, por exemplo. Quanto à duração do vídeo, especialistas estimam que deve ter entre 1 e 2 minutos de duração, afinal, é nesse período que eles são capazes de reter o máximo de atenção do público.
Publique no YouTube
Agora vamos falar da parte mais fácil de todo o processo: a do carregamento do vídeo. Para publicar seu vídeo no YouTube, você precisa fazer o login em sua conta — caso ainda não tenha uma, vai ser preciso criar — e clicar no botão “carregar” que fica no menu da plataforma. Depois do upload, insira as informações básicas do seu material (descrição, título, categoria, tags) e salve as alterações assim que terminar.
Lembre-se de que quem não é visto, jamais vai ser lembrado. Se você deseja que sua marca tenha reconhecimento e alcance, é fundamental saber onde e como divulgar seus vídeos. Até porque se você não inserir seu conteúdo na rede, ele não vai ser acessado e, consequentemente, todo seu esforço e trabalho não valerão a pena. Com o seu vídeo publicado no YouTube, você vai poder compartilhar o link/url com clientes e parceiros para divulgar seus produtos de maneira mais ampla.
A importância de todo o processo
Bom, como você pôde notar, o planejamento e uma ótima execução, além, é claro, de todo o processo pós-finalização dos seus vídeos, são essenciais para uma excelente qualidade e um resultado incrível na prospecção do material.
Enfim, com essas dicas de como fazer vídeo você vai arrasar e conquistar muitos clientes e aumentar suas vendas. O importante é sempre planejar com cuidado todas as ações, a fim de produzir vídeos totalmente focados nos interesses da sua clientela. Então, não perca mais tempo, siga os passos que apresentamos aqui e dê o pontapé inicial em sua estratégia de vídeo!
E aí, gostou do texto? Quer aprender mais com nossos conteúdos? Então aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter para receber nossas novidades na sua caixa de entrada!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.