Um dos maiores desafios enfrentados por todos os setores do mercado no último ano foi a mudança brusca na forma de vender e se relacionar com o público. Afinal, como fazer para alcançar um cliente sem poder estar presencialmente com ele? A migração das dinâmicas de mercado para o ambiente online se mostrou necessária, e agora essa transformação digital dá sinais de que veio para ficar.
O mercado automotivo também faz parte deste cenário e o movimento para o universo tecnológico mostrou ser uma estratégia de sobrevivência em meio à crise. Porém os últimos meses viram uma melhora exponencial no setor com o aumento das buscas por compras de veículos nas plataformas digitais. E, com isso, surgem as dúvidas de como se adaptar a essa nova demanda e se destacar no mercado.
Essas tendências, dicas e insights para o futuro do setor automotivo são alguns dos temas que a OLX vai trazer no Conecta Autos. Mas, para já começar a te dar uma força, selecionamos 5 das principais transformações que você já pode começar a aplicar no seu negócio.
Confira as principais transformações digitais do mercado de autos
No mercado automotivo se destacar sempre foi essencial. Com a tendência de migrar o relacionamento com o cliente para o universo online, esse se tornou um fator ainda mais importante. Afinal, como se destacar em um espaço onde o cliente tem acesso à uma quantidade infinita de informação na palma da mão?
1. Tenha presença em diversos canais de atendimento
O universo digital oferece ao usuário uma quantidade imensa de plataformas e locais diferentes onde esse potencial cliente pode estar – logo, sua empresa também deve ampliar sua presença e diversificar os canais de atendimento. Para além dos perfis nas redes sociais e atendimento através do WhatsApp, também pode ser interessante investir em ferramentas como chatbots ou chat em tempo real.
Além de otimizar o tempo de sua equipe, essas ferramentas de automação do primeiro atendimento podem ser uma excelente maneira de fazer captação de leads, agendamentos, e até mesmo ser um guia de compras para seus clientes, ajudando-os a filtrar e encontrar a informação que ele precisa.
2. Forneça experiência em vídeo
Quando o cliente não pode ir até a sua loja, leve a sua loja até ele através de imagens. Invista em fotos e vídeos de excelente qualidade, tanto no site oficial quanto nos perfis de redes sociais da sua marca.
Clientes da OLX que possuem um plano profissional, por exemplo, têm acesso a recursos exclusivos como a Experiência de Vídeo, que permite a inserção de vídeos dentro do próprio anúncio. Ferramentas como essas transmitem um maior confiabilidade para seu negócio, além de engajar melhor o cliente e ter o potencial de gerar quase o dobro de leads dos anúncios normais.
3. Busque conhecer e atender o seu público
No processo de transformação digital e adaptação para esse novo mercado é interessante compreender e saber dialogar com diversos públicos diferentes. Ao contrário de concessionárias ou lojas físicas tradicionais, o mercado digital é mais heterogêneo e, portanto, o público também.
O car sharing – ou compartilhamento de carros – por exemplo, é uma tendência entre o público mais jovem, que é mais adepto do sistema de carona para redução de custos, trânsito nas grandes cidades, e sustentabilidade. Já o público mais sênior vai buscar investir mais no conforto, por exemplo. Categorizar seus clientes potenciais e compreender as necessidades e particularidades de cada uma dessas categorias é uma forma de aprimorar esse relacionamento e atendimento.
4. Diversificação de conteúdo
Em um ambiente onde a informação circula muito rapidamente e de forma muito dinâmica, uma forma de se destacar da concorrência é criando um conteúdo que acompanhe essa agilidade do mercado digital. Para além das fotos e vídeos, é interessante pensar em novas maneiras de apresentar o seu negócio, serviços e produtos oferecidos para o seu cliente.
Lives em redes sociais, webinars, apresentações online, podcasts e outros formatos de conteúdo, além de ajudar a divulgar o seu negócio, também são boas ferramentas para alcançar novos públicos e estabelecer o seu negócio como uma referência no mercado.
5. Invista em qualificação e atualização da equipe
Por fim, é importante manter-se atualizado sobre as novidades e tendências e garantir que sua equipe está preparada para atuar nesse mercado automotivo digital. Técnicas e abordagens do mercado tradicional podem não funcionar tão bem e pode ser necessário repensar as estratégias.
Cursos como o OLX Ensina e eventos como o Conecta Autos são excelentes oportunidades poderosas para garantir que tanto você quanto sua equipe estejam equipados de conhecimentos e ferramentas que vão te ajudar a acelerar a transformação do seu negócio.
Pensar em reestruturar e renovar os processos internos e externos da sua empresa pode ser intimidador – especialmente quando o assunto é encarar o turbilhão de informações e o universo de concorrência do mercado digital. Mas esse não precisa ser um momento de relutância, afinal essa migração é uma das principais tendências do setor.
Saber onde investir o seu tempo e recursos, conhecer as ferramentas disponíveis, descobrir tendências do mercado e entender sobre o comportamento do consumidor na era digital são que vão fazer o seu negócio ir além! E para ficar por dentro de tudo isso não se esqueça de se inscrever gratuitamente no Conecta Autos – o evento da OLX que vai ajudar você a acelerar a transformação do seu negócio.
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