O período de chuvas fortes pode ser cruel para o seu automóvel. Não à toa, é muito importante que você tome certos cuidados com o carro para não ficar na mão. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para evitar maiores problemas nessas situações. São cuidados que você deve ter com o carro na chuva ou, pior, em caso de enchentes. Confira!
Cuidados com o carro para se ter em períodos de chuvas
Revisões em dia
A primeira das dicas, e mais importante, de cuidados básicos com o carro na chuva é a de manter as revisões em dia. Elas são geralmente feitas a cada 10 mil km rodados ou de acordo com o especificado pelo fabricante.
Dessa forma, você garante que óleos e fluidos estejam dentro das conformidades e que o alinhamento e o balanceamento dos pneus tenham sido realizados. Além disso, há a troca de peças importantes que poderiam, caso em mal estado, prejudicar o carro em período de chuvas.
Pneus
Os pneus têm que estar devidamente calibrados conforme o solicitado pelo fabricante. E mais importante: devem estar em bom estado. Pneu careca na chuva é um perigo, pois se estiverem em condições ruins, podem ser um facilitador para a aquaplanagem.
Esse é o terror de qualquer motorista em período de chuvas. Acontece quando um filete de água cobre por inteiro o asfalto — o que faz com que os pneus percam contato com a superfície. Se bem cuidados, os sulcos dos pneus podem ser capazes de dissipar a lâmina de água.
Palhetas merecem atenção
As palhetas também demandam atenção especial. Elas varrem a água do para-brisa em dias chuvosos e garantem ao motorista melhor visibilidade.
Por isso, devem ser checadas constantemente. Palhetas com borrachas ressecadas, por exemplo, arranham o vidro e prejudicam ainda mais a visão do condutor em chuvas fortes. A vida útil das palhetas, vale frisar, é de mais ou menos um ano.
Luzes do automóvel
As luzes devem ser verificadas, claro, durante as revisões, mas também antes de ir à rua ou pegar a estrada em dias chuvosos. Verifique todas.
É fundamental checar se faróis alto e baixo estão funcionando bem, além dos faróis auxiliares. Também devem ser verificadas luzes de freio, indicador de seta e luzes de ré.
Sistema de freios
Os freios merecem atenção especial, principalmente nos cuidados com o carro na chuva. O sistema apresenta alguns sinais de que tem algum tipo de problema, como ruídos metálicos que vêm das rodas e trepidação no volante quando acionado.
Por isso, caso note algum desses sintomas, leve o carro em uma oficina mecânica de confiança. Em períodos chuvosos, um sistema de freios em dia pode evitar uma catástrofe.
Ar-condicionado
O sistema pode otimizar a visibilidade do condutor em dias de chuva. Por isso, certifique-se de que ele está devidamente higienizado e que o filtro não tem problemas.
Além disso, cheque o funcionamento do desembaçador. Ele é importantíssimo para que você possa enxergar tudo o que está à frente com maior tranquilidade.
Cuidados com o carro durante chuvas fortes ou enchentes
Enfrentando alagamentos
Não seja valente! O melhor a se fazer em casos de enchente é esperar, em local seguro, que o nível de água baixe de forma a permitir com que o tráfego seja feito de modo seguro. Até porque a possibilidade de se deparar com buracos ou outros itens na pista nesses casos é grande.
Se não tiver jeito, espere ao menos que o nível da água esteja, no máximo, na metade da roda. Mantenha aceleração constante e tente guiar o carro pelo meio da rua — que usualmente é mais elevado.
Saindo em dias chuvosos
Tudo bem que, às vezes, não dá para se programar. No entanto, cheque a previsão do tempo antes de pegar o carro para resolver qualquer coisa. Assim você evita maiores aborrecimentos.
Agora, se você saiu e acabou passando por uma área alagada e o carro não quer ligar mais, tenha paciência. Espere o nível de água baixar, chame um reboque e peça para que levem o carro direto para uma oficina a fim de fazer os reparos necessários.
Após a enchente
Se você enfrentou uma enchente, existem alguns cuidados com o carro que você tem de ter. Leve o veículo a um mecânico de confiança para checar se não houve nenhum tipo de dano ao automóvel. Dessa forma, você evita uma desvalorização do bem que pode te pegar de surpresa na hora da revenda.
Vale olhar se não entrou água nos faróis, algo bem comum, e também dar aquela verificada no filtro de ar do motor. Caso necessário, faça a substituição do componente. O sistema de freios também merece um olhar mais apurado.
Limpeza do interior
Se entrou água no habitáculo, leve o carro para fazer uma boa limpeza interna. Bancos, principalmente, merecem maiores cuidados. No entanto, carpetes e demais forrações também devem passar pelo processo. Assim, você evita mofo e até mesmo danos irreparáveis aos itens.
Veja também:
- Revisão do carro: por que é importante fazer na hora de vender?
- Freio ABS: como funciona e o que é
- Pastilha de freio gasta: como identificar e evitar desgaste?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.