Realizar uma boa gestão de concessionária de automóveis é crucial para conquistar o mercado e aumentar a reputação do seu estabelecimento. Afinal, de nada serve oferecer os melhores veículos para venda e ter um time competente se falhar nas etapas de gerenciamento.
O setor automobilístico é exigente e não aceita muitos erros. Logo, é preciso fazer planos e otimizar processos para progredir constantemente. Nesse ínterim, deve ter pintado uma dúvida semelhante a essa na sua mente: “quais são as melhores abordagens que devo tomar para melhorar a administração do meu estabelecimento?”.
Pensando em responder essa questão, criamos este conteúdo. Nele, reunimos as melhores dicas e estratégias para aprimorar sua gestão de lojas e revendedoras de carros. Continue lendo para conhecer todas elas.
Melhore a comunicação interna
Falhas na comunicação interna podem comprometer todo o negócio, mais cedo ou mais tarde. Quando o compartilhamento de informações entre os funcionários são inconsistentes ou quando não existe clareza no tocante aos procedimentos, o resultado é de conflito e desorganização.
Portanto, um dos aspectos essenciais para a otimização da revenda de carros é a boa comunicação. É preciso falar com clareza sobre os assuntos mais relevantes do negócio, dar retornos (feedbacks) aos vendedores sobre seus acertos e erros, além de saber ouvir críticas e sugestões de cada integrante da equipe. Dessa forma, todos têm chances de aprimorar seu trabalho atual, o que favorece o desenvolvimento da empresa.
Cuide das vendas
Não tem como pensar na melhoria da gestão de concessionária sem considerar as abordagens de venda. Afinal, essa é a alma do seu empreendimento. Se as vendas não acontecem, todos os outros assuntos e departamentos da loja param.
Para evitar esse problema, o time de vendas deve saber para quem vender e o que vender. Por isso, é crucial conhecer bem as mercadorias, bem como compreender os desejos e as demandas de cada consumidor de maneira individualizada.
Com esse conhecimento, será possível ofertar carros que realmente combinam com as preferências e necessidades de cada comprador. Nesse processo, você, gestor, deve encorajar sua equipe. Para isso, defina metas, sugira abordagens estratégicas por meio de diálogos persuasivos e foque na experiência do público.
Mapeie os processos
Mapear processos nada mais é do que documentar, definir passos, instruir e fazer diagnósticos para as atividades que envolvem a sua concessionária. Dessa forma, tanto você quanto seus colaboradores podem apontar fatores de melhoria para as tarefas que são executadas diariamente.
Com isso, você pode padronizar arquivos e documentos conforme cada departamento. Por exemplo, o setor de vendas pode contar com alguns protocolos toda vez que algo é feito com um carro. O mesmo cenário vale para contabilidade e finanças, que podem ser organizados por assuntos, como tributação, faturamento, fluxo de caixa, salário, comissões etc. Posteriormente, quando necessitar de alguma informação ou registro, você não sofrerá dificuldade alguma em encontrá-los.
Tenha um sistema de gestão de concessionária eficiente
Hoje em dia, as lojas que não usam um bom sistema de gestão perdem “terreno” no mercado. Isso porque uma ferramenta de qualidade potencializa e automatiza as operações fiscais e tributárias — evitando que o estabelecimento cometa erros ao gerar notas fiscais ou pagar impostos, por exemplo. Assim, é possível poupar uma grande quantia em dinheiro por evitar o pagamento de multas.
Além disso, um software especializado em gestão de concessionária pode oferecer diversas funcionalidades úteis e estratégicas para o seu negócio, como:
- geração e arquivamento de documentos por categoria;
- controle de despesas dos automóveis;
- elaboração do catálogo de carros;
- gestão de veículos em estoque (e prestes a chegar);
- verificação de status das máquinas (dias parados no pátio);
- gestão de clientes e fornecedores;
- compilação do histórico de dados;
- envio de notificações para aumentar o sucesso referente à concessão de crédito e de alertas sobre vencimento de financiamentos;
- emissão de contratos personalizados e automáticos.
Como você pode notar acima, ao investir em um recurso desse calibre, toda a sua loja se torna mais organizada e eficiente.
Vale frisar que enquanto as suas rotinas fiscais forem realizadas manualmente, a sua venda estará sujeita a erros grotescos, pois comercializar veículos com valores altos e incorretos pode colocar sua imagem em cheque. Por causa disso, automatizar esses processos deixa tudo mais prático, simples e seguro.
Assim, o programa estará preparado para suprir as demandas da sua concessionária, atendendo tudo que ela necessita para realizar suas tarefas e obrigações no dia a dia. Como consequência, você deixará de realizar atividades burocráticas e poderá concentrar sua energia e tempo em assuntos mais estratégicos.
Capacite sua equipe
Funcionários capacitados são mais engajados e produtivos. Logo, investir em treinamentos é uma ótima ideia para vencer dificuldades e progredir. A instrução do seu time pode ser feita por você, gestor, ou por instituições de ensino terceirizadas.
Uma boa sugestão para melhorar a performance dos colaboradores em vendas é identificar seu vendedor mais experiente para compartilhar conhecimento e dicas com os colegas. Porém, não se esqueça de promover a motivação, recompensando aqueles que realizam um bom trabalho. Assim, não é só o time quem ganha, mas também a sua loja (ou rede) como um todo.
Explore o marketing e seus diversos caminhos
No momento atual, é complicado chamar a atenção da clientela sem qualquer abordagem em marketing. Em contrapartida, com os smartphones, internet e plataformas de compra e venda online, nunca foi tão fácil divulgar produtos e obter bons retornos. Um exemplo disso é o marketing digital, que permite elaborar anúncios para consumidores bastante específicos.
Com isso, você não terá de desperdiçar dinheiro com propagandas para quem não pretende comprar de você. Em vez disso, você desenvolverá ofertas focadas no perfil de seus possíveis compradores.
Portanto, experimente! Crie anúncios em plataformas de vendas online e faça parcerias com outros negócios em mídias sociais para divulgar seu estabelecimento. Outra dica é produzir vídeos, pois grande parte do consumo de conteúdo atual é nesse formato. Lance um canal da sua loja para YouTube.
Assim, você pode apresentar as novidades em automóveis ou até mesmo exibir detalhes — tanto internos quanto externos. Uma boa ideia é fazer um test drive virtual para expor como o veículo se comporta nas ruas e estradas.
Aproveite também para solicitar aos clientes um relato sobre a experiência de compra e o automóvel e, então, transmita no site oficial da loja.
Todas as recomendações mencionadas acima são muito mais baratas e eficientes do que anúncios televisivos. Ainda que você tenha um capital de marketing reduzido, colocar algumas dessas abordagens em prática pode gerar excelentes resultados.
E então, o que achou das práticas de gestão de concessionária citadas ao longo deste conteúdo? Se você aplicá-las na sua loja (ou rede revendedora de carros), certamente melhorará a capacidade gerencial do seu negócio. E isso refletirá em maior capacidade de sobrevivência, além de garantir o surgimento de diferenciais competitivos para melhorar suas vendas.
Se você gostou deste post e deseja receber novidades, não deixe de assinar nossa newsletter!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.