Dentro de uma rotina corrida e com tantas obrigações, muitas tarefas acabam se perdendo no dia a dia. O problema é que muitas dessas atividades são importantíssimas para o funcionamento do seu negócio, especialmente a longo prazo. Com a quarentena devido à pandemia do COVID-19, esse talvez seja o momento ideal para otimizar, por exemplo, a sua gestão de vendas online.
Afinal, por mais que o mercado como um todo seja impactado pelo efeito do coronavírus, isso não impede que você encontre formas de fortalecer o seu negócio para voltar ainda mais forte após a quarentena, certo? Se por um lado menos clientes podem procurar o seu negócio para novas transações, essas “horas vagas” podem servir para você se organizar internamente.
Estar preparado para o período pós-quarentena pode ser um diferencial para o seu negócio e, por isso, preparamos este artigo com 7 dicas para você otimizar a gestão de vendas online do seu negócio. Ficou curioso e quer saber mais? É só continuar a leitura para tirar todas as suas dúvidas!
Como aproveitar o tempo livre por conta da quarentena?
A quarentena decorrente à pandemia do COVID-19 já causou e ainda vai gerar muitos problemas para empresas e profissionais nos mais diferentes níveis, tamanhos e segmentos. Por pior que seja o momento, porém, isso não significa que você deve simplesmente abandonar o seu negócio. O período sem tantos clientes, por exemplo, pode ser melhor aproveitado.
Como? A partir da concentração do seu tempo “livre” na correção de erros e falhas internas que já prejudicaram e podem atrapalhar ainda mais o sucesso do seu negócio. Afinal, na correria da sua rotina para fechar novas vendas e atrair mais clientes, muitos detalhes acabam passando despercebidos e, a longo prazo, podem prejudicar o seu desempenho.
Por isso, é importante saber aproveitar as oportunidades que surgem, mesmo aquelas geradas por momentos desafiadores, como a causada pelo coronavírus. Ao se organizar, criar um cronograma de análise dos seus processos internos e ficar de olho nas tendências do mercado, você pode aproveitar a quarentena para corrigir erros, aprimorar estratégias e se fortalecer.
Quais as 7 dicas que vão otimizar a sua gestão de vendas online?
Na prática, o que fazer para otimizar a gestão de vendas online do seu negócio? Para ajudar você nesse desafio, separamos 7 dicas para colocar em ação e, assim, fortalecer a sua empresa e encarar esse momento com muito mais estrutura. Confira!
1. Organizar os leads e o CRM
Para quem sofre com a alta perda de leads, por exemplo, esse momento pode ser ideal para reorganizar o seu sistema de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Afinal, se você está perdendo clientes em potencial, isso significa que alguma coisa não está funcionando.
2. Criar e/ou atualizar suas personas
Outro erro que pode passar despercebido na correria do dia a dia é a sua persona. É importante lembrar que esse perfil semificcional do seu cliente ideal não é definitivo. Assim, aproveite as horas vagas para entender, na prática, se a sua persona ainda é quem você definiu anteriormente. Analise as suas vendas, o comportamento dos consumidores.
O objetivo nesta etapa é dar nome e sobrenome ao seu cliente ideal. Além disso, definir o cargo, área de atuação, desafios profissionais, objetivos pessoais, enfim, criar uma perfil que resuma quem você realmente deseja impactar com as suas mensagens.
3. Criar anúncios diferentes
Essa também pode ser a oportunidade ideal para criar anúncios, ou seja, verificar quais produtos estão no seu estoque e que ainda não foram divulgados para os seus consumidores. Com a atualização da persona, por exemplo, alguns itens que estavam esquecidos podem se tornar mais atrativos, de acordo com o que o seu cliente realmente está procurando.
4. Melhorar anúncios existentes
Além disso, que tal conferir os anúncios já existentes e revisá-los? Afinal, muitos deles podem não gerar os resultados esperados e agora é a hora de melhorar anúncios e conferir o que pode ser aprimorado nas suas ações de Marketing. Com a persona atualizada, mais informações podem moldar as suas campanhas, destacando, por exemplo, as características que o consumidor mais procura em cada produto.
5. Retomar leads frios
Os leads frios são aqueles usuários que não são tão qualificados para o seu negócio. Porém, com essa revisão do que é feito no seu trabalho, muitos desses contatos podem acabar se tornando clientes da sua empresa. Afinal, com novos anúncios e melhorias internas, talvez os seus anúncios se tornem mais impactantes para esse público.
Por isso, tente entender os motivos que o levaram a não fechar o negócio, por exemplo. Foi o preço ou as condições de pagamento? Ou os anúncios não eram tão detalhados? Ao coletar essas informações, modifique a sua abordagem e tente impactá-lo com novos conteúdos, por exemplo.
6. Analisar a concorrência
O consumidor está mais exigente e, para deixar as coisas mais complicadas, a concorrência também se acirrou. Na sua rotina, porém, não está entre as suas prioridades verificar o que estão fazendo do outro lado, certo? Agora você tem tempo para isso: confira as redes sociais dos concorrentes, veja os seus anúncios, enfim, entenda mais sobre a postura dos seus concorrentes.
Descubra quais são as palavras-chaves que eles utilizam para se destacarem nos mecanismos de busca, por exemplo. Isso pode ser um indício se a sua abordagem está funcionando ou não. Outra forma de fazer essa análise é perguntando aos seus contatos o que eles acham ou sabem sobre os seus concorrentes.
7. Treinar a equipe de vendas para atender os clientes online
De nada adianta se organizar internamente se, na prática, a sua equipe de vendedores não conseguir exercer essas melhorias na hora do atendimento, certo? Por isso, aproveite que os profissionais do seu time estão sem tanto trabalho e promova treinamentos e qualificações para motivar vendedores e, assim, eles possam atender os clientes online de forma mais precisa.
Qual é a importância de se organizar nesse período?
Muito tempo livre, porém, pode acabar sendo um problema no quesito organização. Afinal, você pode se acomodar com os dias “livres” e acabar não realizando essa tarefas acima. Sendo assim, outra dica é criar um cronograma para a realização de cada uma das atividades. Dessa forma, fica mais fácil evitar que os trabalhos de otimização não sejam feitos.
Saber aproveitar as oportunidades que surgem pode servir, então, como um diferencial competitivo para o seu negócio. Mesmo reduzindo o número de vendas, a pausa forçada por conta da quarentena não significa que esse tempo deve ser desperdiçado. Com algumas práticas em ação, a tendência é que você consiga otimizar a sua gestão de vendas online, por exemplo.
Agora que você já sabe o que fazer para melhorar o desempenho da sua gestão de vendas online e como aproveitar esse tempo “livre”, que tal ficar por dentro de outros assuntos que podem ajudar você durante o período de quarentena? Assine a nossa newsletter semanal e receba conteúdos exclusivos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!
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