A Fiat demorou para entrar na briga dos SUVs compactos, mas tirou o atraso em grande estilo. O Fiat Pulse rapidamente conquistou seu espaço no mercado nacional, mesmo enfrentando nomes de peso como Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.
Apesar de ter estreado em junho de 2021, o modelo já era bastante conhecido e aguardado pelo público. Isso ocorreu devido à campanha de pré-lançamento do modelo, que incluiu até a escolha do próprio nome do carro por votação popular no BBB 21.
Com mais de um ano de vida, o Pulse continua vendendo bem e trouxe novidades pontuais na linha 2023, que está à venda em quatro versões:
- Fiat Pulse Drive 1.3 MT
- Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
- Fiat Pulse Drive T200 CVT
- Fiat Pulse Audace T200 CVT
- Fiat Pulse Impetus T200 CVT
Descubra as características, versões e outras informações sobre o SUV compacto da Fiat a seguir.
Design do Fiat Pulse 2023
Projetado inteiramente pela equipe de design da Fiat na América Latina, o Pulse tem linhas imponentes. A frente traz um capô bastante alto e traços que reforçam a robustez do desenho. Outros detalhes, como os arcos em volta dos para-lamas e as molduras plásticas em volta dos faróis de neblina em LED, deixam o Pulse com estilo mais parrudo.
Nas versões mais caras, o SUV pode vir com teto bicolor para deixá-lo com uma aparência mais esportiva, que é reforçada pelas lanternas com estilo mais ousado.
O interior tem acabamento de boa qualidade e uma cabine desenhada com foco no motorista, já que as informações mais importantes são facilmente encontradas no painel (que pode ser totalmente digital) e os comandos estão ao alcance das mãos. Quem é mais atento encontra “segredos escondidos” (os conhecidos easter-eggs), como os mapas da Itália e da América Latina, este com trilhas da região.
Dimensões e capacidades
O Pulse tem 4,09 metros de comprimento, 2,53 metros de distância entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura. Por ser baseado na plataforma do Argo, o espaço interno não é seu forte, sobretudo no banco de trás. Passageiros mais altos não viajam tão confortavelmente por causa do espaço acanhado para as pernas.
Os ângulos de entrada e de saída são de 20,3º e 31,4º, respectivamente, enquanto o vão livre em relação ao solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Tudo isso ajuda a transpor obstáculos de todos os tipos no dia-a-dia, seja no asfalto ou fora dele, além de preservar o assoalho do Pulse contra o contato de pedras e outros obstáculos.
O porta-malas de 370 litros está entre os maiores da categoria e o tanque de combustível tem capacidade de 47 litros.
Desempenho do Fiat Pulse
Duas motorizações podem equipar a linha Pulse. As versões Drive saem de fábrica com o eficiente 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm, podendo ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.
De acordo com a Fiat, o Pulse Drive 1.3 CVT tem médias de consumo de 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol e de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
O potente motor Turbo 200 Flex está disponível nas configurações Drive, Audace e Impetus. Com 130 cv, ele é o 1.0 mais potente do mercado e entrega 20,4 kgfm com etanol ou gasolina no tanque. O câmbio do tipo CVT é a única opção disponível nesta motorização.
Números divulgados pela montadora informam 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol e 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada se o combustível escolhido for a gasolina.
Recursos extras e segurança do Pulse
A Fiat equipou o Pulse com alguns itens de segurança importantes. Todas as versões saem de fábrica com 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e faróis do tipo full LED (que proporcionam melhor luminosidade em várias situações).
A partir da versão Audace Turbo 200, o Pulse ganha o ADAS, pacote de assistências de condução. Um dos itens mais importantes é o alerta de colisão frontal, que avisa o motorista sobre o risco de uma batida. Caso nada seja feito, entra em ação o sistema de frenagem autônoma de emergência, que aciona os freios para parar o veículo.
O ADAS inclui ainda o alerta de mudança involuntária de faixa, capaz de identificar quando o veículo sai das faixas de rolamento. Por fim, há o sistema de comutação automática de farol alto, que utiliza uma câmera posicionada na parte superior do para-brisa para ligar o farol alto quando o veículo trafega por vias pouco iluminadas. O facho alto é desativado automaticamente ao identificar a presença de outros veículos trafegando à frente ou em sentido contrário, evitando o ofuscamento da visão de outros motoristas.
Na cabine, os bancos foram desenhados para impedir o mergulho sob o cinto de segurança (anti-submarino) e o efeito chicote (whiplash) de colisões traseiras. O assento traseiro oferece ganchos para fixação de cadeirinhas dos tipos Isofix e Top Tether.
Por fim, a proteção aos pedestres é assegurada por elementos como o capô afastado do motor, o que permite a melhor absorção de impactos, e do soft nose, conceito que adota componentes deformáveis na parte frontal para proteger o corpo do pedestre em caso de atropelamento.
Quando o assunto é conectividade, o Pulse se destaca em vários aspectos. A central multimídia tem telas de 8,4 ou 10,1 polegadas. Ambas suportam os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o Fiat Connect////Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca.
Conheça o Fiat Connect///Me
Por meio dela, o cliente controla vários recursos do veículo utilizando seu smartphone, smartphone ou até o assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Alexa). Dá para destravar as portas, acionar a buzina e até ligar o ar-condicionado apenas por um comando de voz.
O Fiat Connect////Me também fornece diversas informações sobre o veículo. É possível consultar o nível de combustível, vida útil do óleo do motor e a quilometragem restante até a próxima revisão. Se o cliente quiser é possível entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar sua manutenção periódica.
Pelo aplicativo para smartphones, o motorista pode acompanhar seu carro à distância, inclusive programando alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o veículo seja conduzido por outra pessoa. Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo (disparo do alarme do veículo, desconexão da bateria, movimentação), e é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular em casos confirmados de roubo ou furto.
Preços e versões do Fiat Pulse 2023
Veja abaixo as versões e preços do Pulse 2023, lembrando que os valores aqui informados correspondem a novembro de 2022 e com base na tabela praticada em Brasília (DF).
Fiat Pulse Drive 1.3 flex MT: R$ 96.590
Itens de série:
- 4 airbags, controles de estabilidade e de tração e TC+ (Traction Control Plus);
- assistente de partida em rampas;
- abertura elétrica do tanque de combustível;
- alarme anti furto;
- alerta de não utilização do cinto de segurança e alertas de limite de velocidade e manutenção programada;
- ar-condicionado digital;
- banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto e brake light;
- chave do tipo canivete com telecomando;
- cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura;
- computador de bordo;
- conta-giros, desembaçador do vidro traseiro com temporizador e direção elétrica;
- ESS (sinalização de frenagem de emergência), estepe temporário e faróis em LED ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix;
- indicador de troca de marcha, sensor de pressão dos pneus, lanternas em LED e piloto automático;
- quadro de instrumentos com tela de 3,5″ e central multimídia com tela de 8,4″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, comandos de voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, e entradas USB dos tipos A e C.
Opcionais: esta versão conta com dois pacotes de opcionais. O Pack Rodas 16” é autodescritivo e traz as rodas de liga leve 16 polegadas por R$ 2.000. O outro é o Pack Tech I que agrega central multimídia com tela de 10,1″, sistema de navegação GPS embarcado, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré com linhas adaptativas, tudo por R$ 2.500.
Fiat Pulse Drive 1.3 flex AT: R$ 103.590
Itens de série:
- mesmos equipamentos da versão Drive 1.3 MT mais o câmbio do tipo CVT;
- console central com apoio de braço;
- porta-copos, porta-celular e porta-objetos;
- maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria;
- e modo Sport com botão de acionamento no volante.
Opcionais: mesmos da versão Drive 1.3 MT.
Fiat Pulse Drive Turbo 200 AT: R$ 110.790
Itens de série:
- mesmos equipamentos da versão Drive 1.3 CVT mais motor T200;
- rodas de liga leve de 16 polegadas;
- e sensores de estacionamento traseiros.
Opcionais: Pack Roda 17” (R$ 2.041) e Pack Tech II (R$ 2.551), que acrescenta central multimídia com tela de 10,1″, sistema de navegação GPS embarcado e câmera de ré com linhas adaptativas.
Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT: R$ 116.790
Itens de série:
- mesmos itens da versão Drive Turbo 200 AT mais banco traseiro bipartido 60/40;
- câmera de ré em alta definição com linhas adaptativas;
- destravamento das portas sem chave, paddle shifts atrás do volante e partida do motor por botão;
- retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular;
- rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado;
- volante multifuncional com revestimento em couro;
- carregador do celular por indução
- e ADAS: alerta de colisão frontal, AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (comutação automática de farol alto).
Opcionais: Pack Design III (R$ 5.265), com rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos revestidos em couro e teto bicolor; e Pack Multimídia 10,1” (R$ 1.490).
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT: R$ 127.390
Itens de série:
- mesmos equipamentos da versão Audace mais bancos revestidos em couro;
- faróis de neblina com função cornering lamps e retrovisores externos com rebatimento elétrico;
- rodas de liga leve de 17 polegadas e acabamento diamantado;
- sistema de navegação GPS;
- tapetes de carpete;
- painel digital com tela de 7 polegadas;
- teto bicolor e volante em couro com regulagens de altura e profundidade;
- e central multimídia com tela de 10,1″ e suporte a Apple Car Play e Android Auto sem fios, comandos de voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM e duas entradas USB.
Opcionais: Pack Connect////Me (plataforma de serviços conectados), por R$ 2.831.
Preços do Fiat Pulse 2022:
- Fiat Pulse Drive 1.3 Flex MT 2022: R$ 94.990
- Fiat Pulse Drive 1.3 Flex AT 2022: R$ 101.990
- Fiat Pulse Drive Turbo 200 AT 2022: R$ 109.990
- Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT 2022: R$ 114.990
- Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT 2022: R$ 126.590
Conclusão
O Pulse 2023 é uma das alternativas a ser considerada por quem está pensando em comprar um SUV compacto zero quilômetro.
Com design moderno e uma boa lista de equipamentos de série desde a versão de entrada Drive, o modelo agrada quem gosta de algumas das principais virtudes de um carro desta categoria, como a posição mais alta de dirigir. Porém, vale ressaltar que o Pulse não é indicado para quem precisa de espaço interno, especialmente no banco de trás.
Além disso, o modelo deixa de ser uma compra tão interessante nas versões mais caras, uma vez que existem outras opções maiores e mais sofisticadas no mercado na faixa dos R$ 120 mil.
Veja mais:
- Carro híbrido: conheça as vantagens e desvantagens
- Fiat Pulse: preços, versões e todos os detalhes
- Seguro de carros: como cotar pelo simulador da OLX?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.