Você sabe quais são os carros mais queridos do Brasil? Muitos modelos foram marcantes e às vezes é difícil a tarefa de selecionar apenas alguns. Afinal, um carro não é só meio de transporte. Ele também carrega lembranças e histórias e, por isso, tem um espaço reservado no coração dos amantes de automóveis.
Separamos, a seguir, uma lista com 5 veículos eternizados na memória dos amantes de carros no Brasil. Continue a leitura e confira!
Os carros mais queridos pelos brasileiros
Fiat Uno, Gol, Chevette, Voyage, Kombi…são tantos clássicos que já passaram pelo nosso território, não é mesmo? Vamos falar sobre 5 dos carros mais queridos do Brasil, mas isso não quer dizer que outros também não merecessem um lugar nessa listinha!
Como gostamos de um pouco de suspense, vamos começar mostrando de trás para frente, ou seja, da 5ª para a 1ª posição. Vamos acabar com esse mistério!
5ª posição: Fusca
O Fusca, carinhosamente chamado de Fusquinha, sempre foi uma opção barata e popular. Apesar de não entregar muito conforto, o carro tem personalidade e resiste a muitos desafios. Além do design inconfundível, com linhas arredondadas, dava para reconhecer o Fusca de longe, pelo barulho do motor.
O modelo chegou ao Brasil em 1950 e foi fabricado até 1986. Mas os brasileiros gostaram tanto dele que, em 1993, a empresa decidiu retomar sua fabricação após um pedido muito especial. O então presidente do Brasil, Itamar Franco, era apaixonado por seu Fusca conversível. Ele pediu diretamente à Volkswagen para que o veículo continuasse a ser produzido.
Hoje, o Fusquinha fica exposto no Memorial da República Presidente Itamar Franco, que fica na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com isso, ele conseguiu estender a produção no nosso país por mais três anos. Mais tarde, foi lançado o New Beetle, uma versão mais moderna – e mais cara – do Fusca.
4ª posição: Honda Civic
O Honda Civic foi lançado em 1972 no Japão e só chegou ao Brasil em 1992. Desde então, o carro conquistou uma legião de fãs. Ele possuía uma carroceria de duas portas, na versão cupê, quatro no sedã e de três a cinco no hatchback.
Os carros vinham equipados com motores de 1.2 e 1.5 litros, e a tecnologia já permitia que os consumidores escolhessem entre o câmbio manual ou automático. O modelo já era muito conhecido pelos amantes de videogame. Em jogos de corrida de carros, como o Gran Turismo e o Need for Speed, o Civic era um dos exemplares disponíveis na disputa. O Honda Civic 2022, que tem seu lançamento marcado para o segundo semestre, promete trazer uma série de novidades.
Leia também: Carros Hatch 2021: 9 modelos que valem a pena comprar
3ª posição: Opala
Chegamos ao top 3! Até a década de 1960, a Chevrolet só fazia caminhonete e caminhões. Essa realidade mudou com o lançamento do Opala. Fabricado no Brasil de 1968 a 1992, ele foi o primeiro carro de passeio da marca. Sinônimo de requinte, o Opala também foi lançado na versão esportiva, com faixas decorativas em preto sobre o capô.
O Opala é um dos carros antigos à venda mais buscados no Brasil, e o design antigo é um dos principais atrativos. Raramente os consumidores compram para rodar nas cidades, pois ele não é um carro econômico. A fama de “bebedor de gasolina” era tão forte que até hoje, quando se fala de uma pessoa que gosta muito de tomar bebidas alcoólicas, muita gente ainda brinca que “bebe mais que Opala”.
2ª posição: Corcel
A história do Corcel começa de maneira um pouco conturbada no Brasil. O lançamento do carro seria feito pela Willys Overland, em parceria com a Renault. Mas, no início de 1968, a Ford assumiu esse projeto e mudou algumas características, como motor, comportamento de suspensões e direção. O modelo clássico que chegou ao nosso país em 1969 foi o Ford Corcel, que apresentou como principal inovação a tração dianteira. E por dentro o acabamento é super luxuoso!
1ª posição: Celta
E o título do carro mais amado do Brasil vai para…o Celta! O Celtinha é um carro muito popular, não há quem não o conheça. Grande parte do seu sucesso se deve pelo fato de ser resistente e econômico, não precisando de muita manutenção. Nos anos 2000, ele cabia na maioria dos orçamentos de quem queria ter um carro.
O Celta era tão popular que foi ganhando várias versões diferentes, como o Super, o Piquet, o Sedan e o Off-road. Apesar de não ser mais fabricado, o carro ainda é muito procurado, principalmente por colecionadores que gostam de reformar e personalizar automóveis. O encerramento da produção do carro aconteceu em 2015, ao mesmo tempo em que a Chevrolet anunciou o Ônix, que substituiria o Celta.
Onde encontrar os modelos?
Escolher apenas 5 modelos para fazer esse conteúdo foi um grande desafio. Por outro lado, a resposta de onde encontrar os modelos é super fácil: na OLX! Dentre clássicos, modernos, novos e semi-novos, são mais de 100 mil carros vendidos por mês na plataforma. Quem está em busca de algum dos carros mais amados do Brasil, já sabe: entre na nossa página e confira todos os carros!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.