Fusca na OLX: conheça as versões mais vendidas na plataforma

Conheça a história do tradicional veículo da Volkswagen, o carro do povo.
capa para artigo sobre fuscas na OLX

Volks Wagen, escrito assim, separado, pode parecer estranho, já que atualmente a montadora alemã é muito tradicional e emplaca milhares de veículos pelo mundo. No entanto, elas traduzem o que originou um grande sucesso na história dos veículos: carro do povo. O velho e tradicional Fusca começou a ser fabricado em 1938 e encerrou sua produção em 2003, chegando ao mercado nacional em 1950. Além de ser o primeiro veículo da marca, o Volkswagen Typ 1 (conhecido como Fusca), se tornou o carro mais vendido do mundo.

O carro do povo se tornou um sucesso em vendas pelo mundo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

História do Fusca

A criação do Fusca pode ser considerada polêmica, já que contou com o apoio do governo de Hitler, que buscava a produção de um veículo popular que marcasse a modernização e recuperação econômica da Alemanha após a guerra. Além disso, era preciso ter um custo baixo e acessível para ser um transporte com capacidade para 5 pessoas (uma família tradicional alemã de 3 filhos e seus pais). Foi com essas características que o Fusca nasceu, através do protótipo criado por Ferdinand Porsche.

Daí em diante, o Fusca foi se aprimorando e teve inúmeras versões. Já foi veículo de guerra, anfíbio, correios, atendimento médico, entre outros. Já se aprimorou e teve teto solar, quatro portas e inúmeros apelidos: besouro, fusquinha, joaninha, pulga, fusquete… O modelo faz sucesso até hoje e claro que nas vendas dentro da OLX não seria diferente. Inclusive, o Fusca branco é o mais buscado, anunciado e vendido na nossa plataforma atualmente.

Quando se trata de cor, o Fusca branco é o modelo mais buscado na OLX. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

De acordo com o ano de lançamento, os modelos mais buscados na OLX são (nesta ordem):

  1. Fusca 1975
  2. Fusca 1970
  3. Fusca 1980
  4. Fusca 1965
  5. Fusca 1983

Para saber um pouco mais sobre as características e diferenciais de cada uma dessas versões do Fusca, é só conferir os detalhes que separamos aqui embaixo – a lista está organizada do mais antigo para o mais recente, ok? Olha só!

Fusca 1965

O carro do povo, eterno Fusquinha, se tornou um fenômeno de vendas no Brasil e no mundo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O clássico duas portas com faróis redondos e para-choque estilo cabide. O Fusca 1965 é uma das versões mais tradicionais do velho carro do povo. Esse modelo ganhou nova composição nos freios da época e padronizou as baterias. Contando com o motor VW Boxer 1200 de 36 cavalos de potência e câmbio manual de 4 velocidades. 

Fusca 1970

Em 1970 o Fuscão 1500 ganhou ainda mais força e se desenvolveu. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O famoso Fuscão 1500 – o segundo Fusca mais vendido na OLX – chegou com 2 equipamentos importantes de segurança: o extintor de incêndio e os cintos de segurança. O modelo chegou em 1970 com novos pedais de embreagem e freios. O para-choques muda um pouco para uma lâmina mais simples, a tradicional tampa traseira maior é adicionada e o capô dianteiro fica mais curto para evitar que se prenda ao para-choque. Com um motor 1500 de 52 cavalos de potência, essa versão só durou até 1975 e foi um sucesso em vendas.

Fusca 1975

O Fusca 1975 é a versão mais buscada, anunciada e comprada na OLX. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Batendo recordes na história dos veículos, o fusca 74 já podia ser visto em cada esquina do Brasil. Em 1975, surge então um aprimoramento do que já era um sucesso. O famoso 1300-L. Um motor 1.36 com câmbio mais curto e filtro de ar de papel. Com um lavador de pára-brisa podendo ser acionado com os pés, hastes e palhetas pintadas de preto e rodas de 4 furos. O Fusca 75, a versão mais vendida da OLX atualmente, de acordo com o ano de lançamento, seguiu trilhando sucesso e emplacando milhares de unidades em terras brasileiras.

Fusca 1980

Em 1980, com a chegada de novos veículos populares ao Brasil, o Fusca começou a ter bons concorrentes. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Com o lançamento de outro modelo clássico da Volkswagen, o Gol, o Fusquinha começou a diminuir as vendas, mas ainda assim liderava o ranking de mais vendido no Brasil. Em 1980 chegou o Fusca 1300 com motor a álcool que não caiu muito nas graças do público por conta da partida a frio difícil, manutenção mais cara e problemas constantes. No entanto, a versão a gasolina ainda valia a pena e rodava com um motor Boxer 1300 e 46 cavalos de potência.

Fusca 1983

Em 1983, a Volkswagen oficializou o nome Fusca, que se popularizou. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ainda fazendo sucesso e liderando o ranking de vendas, mesmo com modelos consagrados como a Parati, o Monza e o Gol, foi em 1983 que a Volkswagen oficializou o nome Fusca, que antes era denominado como VW Sedan. A versão 1983 conta com a padronização das lanternas em modelo único, o motor 1300 e melhorias para as versões a álcool, que contavam com ignição eletrônica, o que acabou corrigindo os erros da partida a frio e melhorando a performance do motor.

Veja também:

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail