Todos os dias vemos exemplos claros de como o marketing é vital para o sucesso de um negócio.
Empresas que investem em marketing conseguem um posicionamento melhor no mercado e encantam cada vez mais clientes, gerando resultados positivos para a marca.
Mas qualquer empreendedor — especialmente dono de um pequeno negócio — deve decidir que métodos vai usar para conquistar clientes.
Por um lado, temos o já conhecido modo “tradicional”, baseado em propaganda em conjunto com a prospecção ativa dos vendedores. Isso é o que chamamos de Outbound Marketing.
Por outro, uma forma relativamente nova de atrair o público, chamado de Inbound Marketing. A proposta é criar conteúdo de qualidade, que entregue valor para a pessoa e a prepare, aos poucos, para a compra.
Qual método ajuda você a vender mais, Inbound ou Outbound Marketing? É isso que vamos descobrir agora!
O que é Outbound Marketing?
O modelo de marketing outbound usa uma abordagem direta para atrair a atenção e ganhar a confiança dos clientes.
Isso é feito por meio de soluções simples, como panfletos, cartões de visitas e anúncios em outdoors e veículos de mídia, como TV, rádio e internet.
Então, basicamente, toda vez que você vê um comercial de TV ou um banner no seu portal de notícias favorito, está diante de uma ação Outbound.
A ideia é colocar o seu produto em evidência para o maior número de pessoas possível e, a partir daí, os interessados procuram seu produto.
Como o Outbound pode ajudar nas vendas
O maior problema do Outbound é que ele nem sempre atinge o alvo certo, no momento certo.
Os consumidores acabam encontrando maneiras de ignorar as interrupções geradas pelos anúncios. Isso porque eles encontram, todos os dias, milhares deles, na maioria das vezes tentando vender produtos e serviços que não querem e não precisam.
Quem nunca aproveita o intervalo comercial para pegar uma água ou joga os panfletos que recebe na rua direto no lixo, não é mesmo?
Foi dessa vontade de ignorar os anúncios que surgiram recursos como os ad blockers (programas que impedem a exibição de anúncios nas páginas da internet) e serviços de streaming, como a Netflix, em que toda a programação está disponível no seu ritmo, sem intervalos comerciais.
Com o surgimento do método Inbound e essa mudança dos hábitos de consumo, da qual falamos, o Outbound precisou ser reinventado para continuar eficiente.
Um dos grandes responsáveis por essa reinvenção foi o Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”, que introduziu o conceito conhecido hoje como Outbound 2.0.
Por meio de uma especialização do time de vendas, é possível prospectar, qualificar e fechar vendas com maior sucesso. Será que dá certo?
Para a Salesforce, empresa na qual o Aaron trabalhava na época, foram 100 milhões de dólares seguindo esse modelo!
O que é Inbound Marketing?
Outbound é a maneira ativa e, certamente, mais antiga de conquistar clientes. Mas novas maneiras de fazer negócios são sempre bem vindas, não é mesmo?
O Inbound Marketing surgiu como uma nova opção para as empresas.
Diferente do Outbound, que aborda os possíveis clientes de forma ativa e direta, o Inbound é um método passivo de gerar oportunidades de negócios e fechar vendas.
Para te ajudar a entender melhor essa questão, aqui vai um breve resumo de como o Inbound, que é dividido em 4 estágios, funciona:
- atrair: chamar a atenção da persona por meio de conteúdo relevante, que tire dúvidas ou resolva problemas;
- converter: transformar o visitante em lead (uma oportunidade de negócio) ao oferecer conteúdos mais profundos em troca de dados pessoais;
- fechar: depois de qualificar e nutrir bem o lead, fechar a venda;
- encantar: trabalhar o pós-venda para levar o cliente a comprar novamente e promover a marca para outros.
Entre as principais estratégias que fazem parte do Inbound, podemos destacar:
- marketing de conteúdo: artigos de blog, infográficos, materiais ricos, slides e vídeos são usados para tirar dúvidas e ensinar a persona que precisa de ajuda;
- redes sociais: os melhores canais para divulgar o conteúdo criado e interagir com os possíveis clientes da marca em tempo real;
- email marketing: o email é um canal excelente para nutrir o interesse dos leads gerados e prepará-los, aos poucos, para a compra;
- SEO: é um conjunto de otimizações essenciais para que sua empresa apareça no topo das páginas de busca do Google (e similares).
5 benefícios do Inbound Marketing que você precisa conhecer
O Inbound Marketing já é uma realidade — bastante lucrativa, por sinal — nas empresas do Brasil e do mundo.
Se algum dia pareceu difícil acreditar que criar conteúdo para blogs e ter uma presença ativa nas redes sociais poderia realmente ajudar um negócio a crescer, hoje isso é uma certeza.
De que formas o Inbound pode ajudar a sua empresa? Veja pelo menos 5 benefícios de adotar essa estratégia agora mesmo:
1. Força de marca
Tendo em vista que o Inbound marketing se baseia em ajudar os possíveis clientes de uma empresa por meio de conteúdo de qualidade, relevante para seus objetivos, fica fácil entender como ele impacta a força de marca.
Toda vez que a persona tiver contato com a sua marca, vai ser para enxergá-la como solução para algum problema ou fonte de referência em algum assunto.
Isso cria uma identificação positiva, aumentando o reconhecimento de marca, que seria praticamente impossível conseguir só com outbound marketing hoje em dia.
2. Geração de leads
Gerar leads está entre as principais tarefas na lista de um time de vendas. Afinal, quanto maior o número de possíveis clientes, maiores as chances de bater as metas e manter o negócio no azul.
Por isso é que o inbound faz tanto sucesso em empresas de todos os tipos: como já explicado, todo o método se baseia em atrair visitantes e transformá-los em leads.
Isso acontece principalmente com a criação de materiais ricos, que são oferecidos em landing pages em troca dos dados dos visitantes.
3. Fidelização de clientes
Seguir práticas de inbound marketing significa pensar nas necessidades do cliente durante toda a sua jornada de compra e ainda caprichar no pós-venda.
Em vez de empurrar o produto mais caro, a ideia é oferecer o que há de melhor para gerar valor real ao cliente, mesmo que custe menos.
Comportar-se mais como um consultor e menos como vendedor é o que leva o cliente a resultados reais, a ficar satisfeito e, por fim, a se tornar um promotor da sua marca.
4. Análise simplificada de resultados
Métricas claras e objetivos precisos: é isso que uma estratégia de Inbound oferece quanto se trata de analisar resultados.
Sem uma forma simples de analisar os resultados, demora muito mais para descobrir se o plano está funcionando como esperado, o que pode causar grandes prejuízos.
Mas não é assim no Inbound. Existem inúmeras ferramentas de qualidade para monitorar cada aspecto da sua estratégia em tempo real e fazer mudanças sem perder tempo.
5. Diminuição de custos
Processos ágeis e eficientes, em muitos casos com um baixo custo de implementação e taxas atraentes de conversão certamente contribuem muito para a redução de custos.
O primeiro a cair é o custo de aquisição por cliente (CAC), um elemento fundamental para a saúde de qualquer negócio.
Mais ainda, a facilidade de adaptar a estratégia faz com que haja menor desperdício de tempo, energia e recursos, que também representam prejuízo para a empresa.
Por que o Inbound é uma tendência que veio para ficar
O Inbound ganhou muito espaço nos últimos anos, isso é inegável. Mas, antes de adotá-lo como estratégia, como saber que não se trata de uma tendência que logo deve passar?
O primeiro motivo é que, apesar de não ter esse nome, os princípios por trás da metodologia já existem — e fazem sucesso — há mais de 100 anos. Um exemplo perfeito disso é o mundialmente famoso Guia Michelin.
Além disso, os resultados expressivos e consistentes que o Inbound apresenta já o consolidaram como uma estratégia de sucesso, e não uma aposta arriscada.
Afinal, quem ganha: Inbound ou Outbound?
Se você busca apenas uma forma de fazer negócios, o inbound marketing se mostra mais vantajoso, especialmente a longo prazo.
Se trata de uma estratégia que atrai o cliente sem interrompê-lo, cria valor desde a primeira interação e mantém um dialogo mais aberto por muito tempo.
Os custos de implementação também são menores que num planejamento de marketing outbound, com taxas de conversão melhores, na maioria dos casos.
Ainda assim, a verdade é que não precisa haver uma escolha entre Inbound ou Outbound marketing. É possível usar os dois métodos, um como complemento do outro.
Esse modelo misto já deu certo em muitas empresas de sucesso, só precisa do planejamento certo e de profissionais bem qualificados para executá-lo.
Depois de ver como os dois métodos funcionam, a conclusão é simples: Inbound e Outbound Marketing podem ser usados em conjunto para gerar resultados incríveis. Mas, caso queira focar em apenas um dos dois, siga com o Inbound — ele representa tudo de melhor que o consumidor moderno espera de uma empresa!
Independente do método escolhido, uma coisa é certa: seu negócio precisa agora mesmo de uma estratégia de marketing digital. Veja como colocá-la em prática!
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