Ter um carro anos 90 ainda é um grande objetivo de muita gente, especialmente de quem foi criança naquela década e sonhava em dirigir um desses veículos. Mais do que um simples objeto de consumo, esses automóveis são desejados porque são capazes de evocar memórias afetivas e mexer com o lado emocional das pessoas.
Agora parte da população adulta, que um dia apenas sonhava com os carros dos anos 90 finalmente pode adquirir seu modelo favorito e mantê-lo. Nesse cenário, apostar na revenda de veículos da época é uma grande oportunidade para vendedores autônomos e lojas de veículos seminovos.
Pensando nisso, preparamos um guia com os melhores carros anos 90 pra você investir e aumentar as vendas no seu negócio. Confira!
Chevrolet Corsa GSi
O Corsa GSi é um carro esportivo com carroceria de 2 portas que chegou a ser o mais caro dentre as versões do Corsa, na época de seu lançamento, em 1995. O modelo traz linhas arredondadas, teto solar com persiana interna, apoios de cabeça vazados nos bancos com revestimento aveludado e volante com acabamento em couro.
Faróis de neblina, direção hidráulica, rodas de liga leve, freios ABS, pneus 185/60 R14, câmbio manual de 5 marchas e motor importado da Hungria, que foi reconhecido na Europa por reduzir a emissão de gases poluentes, são outras características. Problemas na linha de montagem limitaram a produção do modelo, de modo que somente cerca de 3.000 unidades foram distribuídas.
Por esse motivo, o Corsa GSi é hoje um modelo raro e muito buscado entre os carros anos 90, podendo ser vendido com uma boa margem de lucro.
Chevrolet Ômega
O Chevrolet Ômega é um sedã executivo com bom espaço para bagagens volumosas. De acordo com a versão, a lista de características e equipamentos é extensa: pneus 195/65 R15, rodas de liga leve, porta-luvas refrigerado e o primeiro alarme ultrassônico do Brasil. Também entram nessa lista o sensor anti-esmagamento nos vidros, computador de bordo, teto solar e destravamento automático pra situações de emergência.
Com motor 2.2, 3.0 ou 4.1, câmbio manual ou automático, o Chevrolet Ômega passou por algumas renovações ao longo dos anos 90. Chegou a receber lanternas fumê, rodas mais esportivas, com 5 raios, e um volante menor, entre outras mudanças. No geral, é um modelo que se destaca por seu espaço, conforto e itens de segurança.
Volkswagen Santana
Considerado o primeiro carro de luxo da Volkswagen no Brasil, o Santana fez bastante sucesso entre os carros anos 90. O modelo, que pode ser encontrado com 2 ou 4 portas, inclui transmissão manual ou automática, lavador de faróis, sistema de áudio, luzes de leitura e faróis de neblina.
Por se tratar de um veículo de luxo, o Santana pode ter 3 níveis de acabamento: prata, ouro ou diamante. Além disso, seu motor funciona com gasolina ou álcool.
Chevrolet Monza
Mais um dos carros anos 90 da Chevrolet, o Monza foi um grande sucesso de vendas. Assim como o Volkswagen Santana, pode ser encontrado nas versões movidas a gasolina ou a álcool.
Algumas de suas características são direção assistida, computador de bordo, bancos de couro, vidros escurecidos e travas elétricos. Ao longo dos anos, o Monza passou por várias alterações, incorporando novos detalhes.
Chevrolet Vectra
Outro sedã de sucesso entre os brasileiros, o Chevrolet Vectra chegou ao mercado como um veículo moderno e dinâmico, com recursos tecnológicos inovadores. Portas com destravamento automático em emergências, câmbio automático, porta-luvas climatizado, direção hidráulica, ar-condicionado e computador de bordo opcional estão entre suas características.
A primeira geração do Vectra chegou ao Brasil em várias versões: GL (versão de entrada), GLS, CD e GSi (versão esportiva). O Vectra GSi, com seu motor 2.0 16V de 150 cv, chama a atenção por ter sido o carro nacional mais veloz da sua época.
Fiat Tempra
Como sedã médio, o Fiat Tempra disputou a atenção do público com outros sucessos entre os carros anos 90 — o Chevrolet Monza e o Volkswagen Santana. Porém, o Tempra se destacava graças a detalhes como os ajustes na altura do banco do motorista e do volante.
Bancos com revestimento em tecido macio, travamento central nas portas e injeção eletrônica são outras das suas características. Uma das suas versões, o Tempra Turbo, é um modelo com 2 portas e ficou pouco tempo no mercado, o que o torna ainda mais colecionável décadas depois do seu lançamento.
Dodge Dakota
Considerado o maior carro a ser produzido no Brasil na sua época, o Dodge Dakota é uma picape com câmbio automático de 4 marchas e opção de motor movido a gasolina ou a turbodiesel. A versão inicial pode ser encontrada em 3 configurações de cabine: Básica 2.5, dupla Sport e estendida Sport.
Direção hidráulica, computador de bordo, freios ABS, tração traseira, ar-condicionado e rodas de aço são alguns dos componentes dessa picape que é um clássico dos anos 90.
O mercado de carros usados atrai muitos compradores que buscam preços mais acessíveis ao adquirir um veículo. Você pode oferecer justamente isso ao revender carros anos 90 que fizeram e ainda fazem sucesso junto ao público. Desde que se encontre em bom estado de conservação, as décadas de história do automóvel têm tudo pra atrair os clientes em vez de afugentá-los.
Para chamar ainda mais a atenção dos compradores, informe-se bastante sobre cada modelo que você colocar à venda. As pessoas vão sentir mais confiança em sua proposta se perceberem que estão falando com um verdadeiro especialista em carros, que conhece a fundo todas as particularidades dos veículos e pode tirar as dúvidas que surgirem.
Por fim, certifique-se de selecionar muito bem os carros anos 90 que você pretende revender. É natural que haja alguns desgastes nas peças, mas é preciso garantir o bom funcionamento do veículo que será repassado ao comprador. Assim, você vai faturar mais e ainda conquistar uma boa reputação no setor pra conquistar cada vez mais clientes.
Então, gostou dos modelos de carros dos anos 90 que trouxemos neste artigo? Deixe um comentário nos contando o que achou dessa tendência para o mercado automobilístico!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.