Automóveis com central multimídia estão cada vez mais entre as preferências do consumidor. Por esse motivo, é importante estar atento a essa tendência e entender sobre as possibilidades que esse sistema traz para os motoristas e para as vendas na sua loja.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça as vantagens da central multimídia, além de aprender como identificar os consumidores que apreciam essa tecnologia.
O que é uma central multimídia?
Uma central multimídia, ou kit multimídia automotivo, nada mais é que um sistema que reúne diversas funcionalidades num só aparelho. Além de mídia de som e DVD completos, o sistema conta com GPS, bluetooth, sensor de estacionamento e vários outros dispositivos que oferecem uma conexão entre o veículo e seus ocupantes.
Assim, a central multimídia permite acessar uma série de configurações e dispositivos do veículo de modo mais padronizado. Em alguns modelos, por exemplo, o motorista ainda pode contar com serviços de seguro. Assim, no caso de algum problema com o veículo ou acidente, a seguradora será avisada automaticamente, agilizando o resgate.
Em geral, os veículos que já vem com o dispositivo multimídia instalado de fábrica possuem recursos mais completos. Porém, também é possível fazer a instalação de sistemas bem funcionais nos carros que não contam com esse item.
Quais as funções da central multimídia?
Como vimos até agora, a central multimídia para carro é bem mais do que um centro de entretenimento ao alcance das mãos. A seguir, que tal conhecer alguns dos principais benefícios para os clientes com esse sistema instalado em seus automóveis?
Integração com smartphones
A central multimídia possibilita espelhar o smartphone na tela multimídia. Ao integrar o celular ao sistema, o motorista também é capaz de realizar várias ações sem tirar as mãos do volante.
Por meio do comando de voz, é possível atender o celular, fazer ligações, enviar mensagens, ouvir e mudar a faixa de música, aumentar e diminuir o volume, usar o GPS, entre outras funções.
Sensor de estacionamento
Apesar de os sensores de estacionamento já existirem há bastante tempo, hoje eles não contam apenas com o recurso sonoro, mas também com um sensor visual de ré integrado.
A câmera instalada na parte traseira do veículo é acionada ao engatar a marcha e, com a imagem mostrada na tela, fica bem mais fácil fazer a manobra para colocar o carro em uma vaga.
GPS
Indispensável para quem viaja ou tem o hábito de buscar rotas alternativas, o multimídia com GPS é outra grande vantagem. O sistema integrado elimina o smartphone preso em um suporte multiuso, trazendo ainda mais funções que aplicativos como o Google Maps ou o Waze.
Além de usar o comando de voz para informar destino e origem, outros pontos de melhoria são a saída do som pelos alto-falantes do automóvel e a tela em tamanho maior que o smartphone, facilitando a visualização.
TV digital
Com a TV digital da central multimídia, os passageiros podem assistir em telas instaladas no painel e também nas costas dos bancos da frente. Isso torna viagens longas menos cansativas, especialmente quando há crianças a bordo.
Os ocupantes do veículo podem assistir filmes, séries e shows, além de utilizar aplicativos de streaming do celular. Assim, não é preciso perder o programa favorito ou jogo decisivo do time do coração por estar preso em meio a um engarrafamento.
Quais as vantagens?
A central multimídia traz vantagens não só para o motorista, mas para os passageiros do carro. Assim, é importante que você conheça esses benefícios para informar aos clientes durante o processo de venda. Confira!
Comodidade
Recursos como a conectividade com o smartphone e a possibilidade de espelhar a tela oferecem mais comodidade para o motorista e passageiros. Além disso, diversas ações podem ser realizadas ou manuseadas ao mesmo tempo, permitindo executar diversas funções usando o mesmo aparelho, como ligar o ar-condicionado ou limpador do para-brisa.
Praticidade
Uma central multimídia oferece a padronização dos dispositivos. Dessa forma, em vez de encontrar individualmente cada um dos recursos disponíveis, os usuários podem usufruir de todos eles num único aparelho.
O próprio ato de dirigir fica mais fácil, permitindo estacionar rapidamente numa avenida movimentada com o uso do sensor de estacionamento e câmera de ré, por exemplo. O GPS e ligações por viva voz também são recursos que trazem mais praticidade ao dia a dia do motorista.
Segurança
O uso do celular ao volante é proibido por lei e, além de poder provocar sérios acidentes, trata-se de uma atitude passível de multa. Com a central multimídia, o motorista é capaz de integrar o seu celular e realizar funções sem tirar o foco da direção, oferecendo maior segurança aos ocupantes do automóvel.
Tranquilidade
Modelos mais avançados de multimídia automotivo trazem notificações a respeito de problemas ou defeitos no carro, informando sobre a necessidade de manutenção. Isso proporciona mais tranquilidade ao motorista, que pode dirigir sem o risco de se deparar com uma pane inesperada.
Como a central multimídia agrega valor aos veículos?
Além de várias funcionalidades de entretenimento e informações úteis sobre o desempenho do carro, o sistema apresenta um visual elegante, com tela LCD, menos fios expostos e itens que ocupam menos espaço interno do que ter cada um deles individualmente.
Por esses motivos, ter um automóvel com central multimídia é cada vez mais o desejo dos motoristas, que podem ter uma maior integração com o seu carro. Na hora da venda de seminovos, ter opções que já contam com esse sistema instalado é uma ótima oportunidade para vender e lucrar mais, pois agregam mais valor.
Quais são os perfis de clientes que valorizam a central multimídia?
Há alguns anos, as centrais multimídia eram encontradas apenas nos veículos de alto padrão ou de luxo no mercado automotivo. Atualmente, o sistema está disponível em modelos mais em conta, o que trouxe uma mudança no perfil dos clientes em relação ao poder aquisitivo.
O perfil inclui pessoas que buscam mais praticidade, modernidade e conectividade e quem deseja apenas um sistema que facilite ao dirigir. Nesses casos, há opções mais completas e também as mais básicas do sistema. Há ainda quem precisa distrair as crianças durante a viagem, preferindo modelos com uma qualidade de vídeo melhor e conectividade com aplicativos.
Como identificá-los para vender mais?
Enquanto alguns clientes optam por determinados modelos de automóveis, marcas, volantes, conferem os tipos de câmbio e suas diferenças, também há aqueles que têm preferência pelos tipos de centrais multimídias.
Assim, é preciso identificar suas necessidades para aumentar as oportunidades de vendas de seminovos, investigando se o cliente:
- costuma viajar bastante e precisa de um bom GPS;
- dirige em grandes centros e deseja estacionar com mais facilidade em vagas pequenas;
- tem filhos e precisa mantê-los distraídos durante as viagens com filmes e desenhos;
- utiliza bastante o smartphone e tem diversos aplicativos instalados;
- deseja realizar diversas funções ao mesmo tempo, como ouvir música e acessar o GPS.
Neste post, você aprendeu mais sobre o que é central multimídia, suas funcionalidades e a importância de ter carros com esse sistema entre as opções da sua loja para aumentar as vendas.
Aproveite e confira nosso outro artigo e descubra se equipar carros favorece ou não na hora da revenda.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.