Na hora de comprar ou vender um veículo, é natural buscar o máximo de informações sobre o modelo, as condições de pagamento, a quilometragem etc. Enfim, são muitos os detalhes, não é mesmo? Mas é importante não esquecer de outra parte fundamental para que o processo seja concluído: registrar o carro no Detran do seu estado.
Seja para orientar o cliente que acabou de fechar negócio com você, seja para registrar um carro que comprou e quer revender, conhecer o passo a passo para o registro no Detran é fundamental. Sem ele, não é possível concluir a transação e, pior, há punições e multas para o motorista. Em alguns casos, levando até mesmo a apreensão e retenção do veículo.
Você não quer que isso aconteça com os seus carros ou dos seus clientes, certo? O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas e conferir o nosso passo a passo completo de como registrar um carro no Detran? Continue a leitura deste artigo e saiba exatamente o que fazer para andar em segurança. Confira!
Quando um carro precisa ser registrado no Detran?
Imagine que você vendeu um veículo para um cliente, mas ele não realizou a transferência no Detran. Em primeiro lugar, uma eventual multa que o carro tome vai ser colocada no nome do antigo do dono, que pode ser o seu. O comprador também pode receber uma multa por andar com um automóvel não regularizado e as autoridades responsáveis ainda têm a opção de reter o veículo.
O prazo para fazer o registro no Detran é de até 60 dias. Mais do que isso e todas as condições acima se tornam válidas, colocando vendedor e comprador em uma situação de risco e ilegalidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o procedimento é o seguinte:
No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art. 123 deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.
Quem deve fazer o registro?
O cenário ideal na hora de fazer um registro no Detran é que o próprio novo dono do veículo cuide de todo o processo, já que é necessária uma extensa lista de documentação ao longo das etapas. Nem sempre é possível que um familiar ou um procurador realize o registro com uma procuração, além de todos os documentos exigidos. Outra opção é que o vendedor, trabalhando em uma concessionária ou loja, realize o registro no Detran.
Qual é o passo a passo para o registro do carro?
Mas, afinal, como registrar um carro no Detran? Para facilitar a sua tarefa, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber. Depois da leitura do nosso roteiro, também é importante conferir as particularidades do seu estado, já que o processo tem algumas mudanças de acordo com a região.
Cadastro
Por conta da pandemia, o cadastro no Detran pode ser feito de forma digital em algumas cidades e estados, evitando sair de casa. Essa é uma maneira de agilizar o processo de cadastro, sendo preciso apenas anexar toda a documentação necessária.
Documentos necessários
Seja para fazer o registro de um carro novo, seja para registrar um veículo usado, é preciso levar uma extensa documentação até o Detran. Sem ela, você ou o seu cliente não vão realizar o processo por completo. Confira a lista e comece a se organizar:
- RG;
- CPF;
- nota fiscal de fábrica (em caso de carro zero);
- nota fiscal da concessionária;
- decalque do chassi;
- comprovante de residência (contas de luz, água ou celular);
- contrato de financiamento (em caso de financiamento);
- recibo do DUT (Documento Único de Transferência);
- laudo de vistoria de transferência.
Quando a venda é feita de uma pessoa física para outra, não é preciso da nota fiscal da concessionária, por exemplo.
Taxas a serem pagas
Cada negociação tem as suas condições, não é mesmo? E o veículo pode ter multas ou taxas atrasadas. Por isso, faça a verificação de todo o histórico, como IPVA e DPVAT. Saber se o licenciamento 2021 está em dia é outro exemplo que deve ser observado.
Agendamento de vistoria
Após o pagamento das taxas necessárias, é possível fazer o agendamento no Detran para realizar a vistoria do veículo.
Compra de placas
Após essas operações, o trabalho ainda não está concluído. Uma parte fundamental para que a transação seja finalizada é o emplacamento. De acordo com o código brasileiro, só é permitido que um veículo ande sem placas quando estiver deixando o local de compra (a concessionária, por exemplo) até o local de emplacamento, que pode ser o próprio Detran da sua cidade. E essa exceção é válida por apenas 15 dias.
Caso o prazo não seja cumprido, a multa é considerada gravíssima para o condutor, além de apreensão do veículo. Os preços para o emplacamento também variam de uma região para outra, mas o mais indicado é realizar o processo no Detran, que geralmente oferece preços mais baixos do que em outros locais. Com o carro devidamente emplacado, você ou o seu cliente andam pelas ruas sem nenhuma preocupação.
Saber como registrar um carro no Detran é, portanto, fundamental para quem trabalha com a compra e a venda de automóveis. Afinal, ser um vendedor não é só conhecer os detalhes técnicos de um veículo ou utilizar técnicas para aumentar as suas chances de fechar um negócio. Os detalhes burocráticos também são muito importantes e fazem parte da jornada de compra.
Já imaginou se você pudesse ter um suporte sobre esses assuntos mais específicos? Gratuito e com os especialistas da OLX pode ser ainda melhor! Então você precisa conhecer o OLX Ensina, um curso com diferentes módulos para quem quer se tornar um melhor profissional, inclusive para aprender sobre aspectos jurídicos, fiscais e de segurança.
Agora que você já esclareceu todas as suas dúvidas e sabe como registrar um carro no Detran, o que acha de seguir por dentro de outras novidades e estratégias para ter sucesso em um mercado tão competitivo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente na sua conta de e-mail!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.