O trabalho no ramo de varejo sempre foi bastante exigente. O carisma pessoal de um vendedor pode levá-lo bem longe, mas apenas com dedicação e estudo é possível se tornar o melhor vendedor em qualquer área. Isso inclui o ramo automobilístico.
Considerando que os carros são um grande símbolo de ascensão social para uns e uma necessidade para outros, você está na posição certa para oferecer esse benefício.
Mas, o que separa um bom vendedor de um excelente vendedor? Bem, a resposta pode ser bem difícil de resumir em poucas palavras, mas existem características e práticas de alto valor nessa área. Conhecê-las é o primeiro passo para começar a exercitá-las.
Pensando nisso, trouxemos aqui 8 dicas para te ajudar a ser o melhor vendedor de carros do país. Acompanhe:
1. Estudar o mercado automobilístico
Para vender qualquer produto, obviamente, você deve entender o papel dele para o seu cliente. Isso vale para qualquer setor. Se você não conhece a mercadoria que pretende entregar, é bem provável que cometa um erro e seu cliente fique insatisfeito no fim do processo. Algo nada bom para o seu desempenho.
Não é necessário ter uma compreensão aprofundada sobre mecânica ou coisa do tipo, mas você deve entender coisas mais simples. Por exemplo, como dirigir, quais modelos possuem certas qualidades, qual é a faixa de preço adequada para as exigências do cliente, etc. Mantenha-se atualizado e você terá sempre uma vantagem.
2. Foque nos benefícios ao invés do produto
Um erro que o melhor vendedor não pode cometer é focar em um produto ao invés daquilo que ele proporciona. Em termos simples, os consumidores não estão tentando comprar uma marca ou mesmo uma mercadoria. O que eles desejam é uma solução, um sentimento e uma experiência.
Ao planejar seu discurso de vendas, não tente destacar o modelo, a qualidade da linha de produção ou as avaliações oficiais. Foque no significado que aquele carro possa ter para quem vai comprar. Proporcionar mais praticidade, autonomia e conforto, por exemplo. Logo você verá a diferença no seu índice de sucesso.
3. Invista em divulgação online
Divulgar suas ofertas através da internet é a melhor maneira de alcançar um grande público e melhorar suas chances de venda. Considerando que um carro é uma grande aquisição, o cliente certamente vai pesquisar bastante antes de fazer sua escolha. Quanto antes você puder chamar sua atenção, melhor.
Essa divulgação pode ser feita em vários formatos, como anúncios em sites especializados, vídeos ou mesmo um site próprio. A opção mais adequada vai depender principalmente do seu público-alvo e do tipo de carro que você pretende entregar,
4. Ouça seus clientes antes de fazer uma proposta
O melhor vendedor não é aquele que se apressa em fechar uma venda, mas sim o que tem paciência para fechar a melhor. Lembre-se: você não é um caixa, cuja única função é receber o freguês e entregar um recibo. É um vendedor, aquele que descobre o que o cliente mais quer e mostra como ele pode conseguir.
Sendo assim, antes de começar a falar em números, escute todas as expectativas daquele cliente, mostre diferentes modelos e pergunte quais deles mais o atraíram. A partir desses questionamentos, você pode apresentar algo que esteja dentro de suas exigências e possua maior valor.
5. Crie metas realistas para o seu desempenho
Trabalhar com prazos fechados pode parecer ruim para muitas pessoas, mas é justamente o que aumenta o desempenho de um profissional. Metas não são uma camisa de força, mas sim uma projeção do seu desempenho ao longo do tempo. Se suas estimativas forem realistas, não devem ficar muito diferentes dos seus resultados.
Dito isso, tenha certeza de não se pressionar muito com metas que não pode alcançar. Mesmo profissionais com anos de experiência sabem que desrespeitar os próprios limites apenas leva a frustração e perda de desempenho. Você pode elevar seus resultados com o tempo, mas tenha certeza de que o ritmo é sustentável.
6. Organize seu tempo para prospectar e vender
Mesmo o melhor vendedor pode passar um mês sem nenhuma venda fechada se não houver um influxo de novos clientes. Afinal, estamos falando de um carro, algo que a maioria das pessoas não troca uma vez por mês, talvez até por anos.
Sendo assim, seu tempo de trabalho deve ser dividido entre os atendimentos de venda propriamente ditos e a prospecção de novos clientes. Você pode captar esse público de várias formas. Indicações, contatos no mercado, através de uma agência ou, como já mencionamos, investindo em divulgação online.
7. Transmita credibilidade na sua aparência
Ao contrário do que alguns podem dizer, a aparência é muito importante. Não simplesmente para atender a uma expectativa estética, mas sim para comunicar quem você é e o que está oferecendo.
Alguém que se veste muito casualmente para o trabalho pode ser uma pessoa organizada, competente e eficiente, mas não será reconhecido assim de imediato. E como você já deve saber, a primeira impressão é a mais forte.
O mesmo vale para o seu discurso. Sua escolha de palavras, tom de voz e quando interromper seu cliente pode fazer uma grande diferença na imagem que você passa. Estar bem-arrumado e se comunicar com polidez são coisas que você deve exercitar diariamente.
8. Zele pela transparência e integridade do seu trabalho
Para ser o melhor vendedor, independente da área, você deve entregar aquilo que promete. Mentir para fechar uma venda ou lidar com fornecedores que não atendem aos mesmos padrões é altamente prejudicial para sua carreira. Quando você estiver em negociações maiores, sua reputação será muito importante.
Em primeiro lugar, tenha um negócio que esteja dentro da lei, licenciado e sem infrações. Estude seus fornecedores e parceiros, escolhendo apenas aqueles que seguem os mesmos padrões. Se você não for um profissional íntegro, tanto diante da lei quanto diante dos seus clientes, nunca alcançará o topo.
Com essas dicas, você já pode começar a calcar seu caminho para ser o melhor vendedor de carros do país! Acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre as melhores atitudes para se tornar um grande profissional de vendas.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.