É provável que você já tenha ouvido que precisa levar seu negócio de carros para o digital. Mas será que vale a pena? Pra responder essa pergunta, é preciso pensar em alguns pontos que influenciam um vendedor a anunciar os veículos que vende em uma plataforma de venda online.
O primeiro deles é a transformação digital, um processo de integração entre empresas e a tecnologia, que existe desde meados dos anos 2000. Em seguida, é importante entender como o comportamento do consumidor muda com o passar do tempo. Por fim, é necessário falar sobre os benefícios de ter um negócio online.
Neste conteúdo, vamos abordar cada um desses fatores. Boa leitura!
O que é uma loja ou concessionária online?
Em termos simples, esse tipo de negócio é um espaço, dentro de uma plataforma, que possibilita a divulgação dos anúncios dos seus automóveis. Dessa maneira, os clientes podem ter o primeiro contato com o carro sem sair de casa — pelo menos na primeira fase da transação. Em seguida, caso se interessem pelo veículo, podem agendar a visita presencial.
Enquanto a aquisição ao vivo é mais simples, exigindo, em geral, um atendimento atencioso e que tire dúvidas, a ambientação web vai além. Isso porque, além de um contato cuidadoso, ela pede por fatores como:
- conhecimento de marketing digital;
- agilidade de resposta;
- estudo de dados;
- coleta e análise de feedbacks;
- atendimento simultâneo e em diferentes canais de comunicação;
- estudos sobre anúncios, entre outros.
Apesar de exigir o domínio de conhecimentos diferentes — e, muitas vezes, novos! —, anunciar seus automóveis em uma plataforma online tende a trazer facilidades que são chaves do sucesso de qualquer empreendimento. Logo, ao disponibilizar os carros da sua loja no ambiente online, é possível atingir mais clientes, acelerar as vendas de carro online e dar o próximo passo em direção ao sucesso. Tudo isso, claro, enquanto investe no desenvolvimento saudável da loja física, usando os benefícios do ambiente web para aprimorar os resultados.
Como funciona?
Para levar o seu negócio para o ambiente online, existe mais de um caminho possível. O empreendedor pode construir um site do zero, contando com o apoio de estratégias de marketing digital e profissionais contratados — um programador e/ou web designer, por exemplo, costumam ser necessários.
Também é possível contar com uma plataforma como a OLX, que oferece o suporte para que você leva sua loja para esses espaços. Nesse caso, você consegue otimizar algumas etapas e não há necessidade de contratar um profissional para desenhar o seu negócio online do zero. Em adição, o contato com o cliente pode ser realizado em seu celular, tablet ou computador. Esse é um movimento que se tornou necessário na atualidade — especialmente, por causa da era digital.
Seguir um desses caminhos é importante, dado que a chegada da tecnologia na rotina das concessionárias e dos apaixonados por carros gerou muitas mudanças na forma de consumir. Os compradores buscam informações online, procurando por dados prévios sobre um automóvel.
Então, vão até o local — em geral, com uma decisão tomada ou quase certa, com base nas buscas digitais que fez — e fecham a compra. Logo, é possível dizer que os clientes de hoje buscam por uma facilidade maior ao comprar tanto os carros quanto outros itens.
O número de empresas online cresceu 40% (somente em 2020), o que torna qualquer mercado cada vez mais competitivo. Em vista disso, a importância de estar presente no ambiente web, destacar-se da concorrência e oferecer serviços customizados ao público com sua loja é inegável.
Portanto, se você deseja se manter ativo e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, é importante levar a sua loja ou concessionária para o mundo online, em simultâneo com o espaço físico. Assim, permite-se que os compradores vejam e avaliem os veículos antes de fechar a aquisição, mas já cheguem ao local engajados com o seu negócio.
Quais são as vantagens desse tipo de negócio?
Após entender a importância de apostar no online para anunciar os automóveis da sua loja ou concessionária, é hora de conhecer os benefícios relacionados a essa decisão. Acompanhe!
Renda complementar
Usar uma plataforma de vendas online na hora de comercializar carros permite contar com uma alternativa que complemente a renda. A opção oferece, também, divulgações mais em conta, dado que tende a ser mais barato executar uma estratégia de marketing digital do que tradicional.
Aumento da visibilidade
Após entender como funciona um negócio online, você pode investir em planejamentos que levem os anúncios a centenas de clientes ao mesmo tempo. Em adição, pode estar em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, sites, fóruns e marketplaces, atingindo cada vez mais pessoas. Contudo, é fundamental não esquecer de formar e dedicar um time para atender os leads e de individualizar cada contato. Assim, você manterá a satisfação do consumidor alta.
Jornada de compra inesquecível
É esperado que o cliente deseje ver o carro fisicamente antes de comprá-lo. Porém, isso não muda o fato que, com tantas opções em mãos, o consumidor da atualidade está procurando por propostas diferenciadas. Isso significa que não basta oferecer a demonstração. Também é importante ofertar um atendimento de alto padrão, um posicionamento de marca alinhado aos valores dos clientes e inovação.
Os anúncios dos veículos dentro de uma plataforma online podem agregar isso. Afinal, o empreendedor pode formular uma jornada de compra online memorável do começo ao fim e que envolva tanto o cenário presencial quanto o digital. Isso fideliza o consumidor e garante que ele tenha uma experiência inesquecível.
Por que contar com a OLX para levar minha loja ou concessionária para o online?
Se sua loja ou concessionária ainda não adentrou o mundo online, todas essas informações podem ser um pouco assustadoras. Até por isso, nada melhor do que contar com a plataforma líder em venda de carros online, a OLX. São mais de 800 milhões de buscas por carros todos os meses e 60% dos anúncios profissionais recebem, pelo menos, 1 contato em até 7 dias.
Pensando em profissionais como você, a OLX oferece planos para lojistas, revendedores e concessionárias que desejam ingressar no mundo digital. Com os planos da OLX o empreendedor conta com benefícios como:
- acesso exclusivo ao OLX Pro, ferramenta exclusiva para profissionais;
- acesso ao e-mail e telefone dos interessados em seus anúncios;
- suporte dos nossos especialistas;
- mais visibilidade para os seus anúncios por meio dos destaques PRO.
Com essas facilidades em mãos e a expertise da plataforma líder em venda de carros no Brasil, será muito mais simples levar sua loja ou concessionária para o online!
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A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.