A necessidade do isolamento social fez com que o mundo virtual se tornasse ainda mais importante para vender em tempos de crise. Nesse sentido, não foram apenas os supermercados e os setores mais tradicionais do varejo que criaram seus espaços para comércio na internet. Pouca gente sabe, mas os leilões online são uma oportunidade valiosa para fazer um bom negócio.
A boa notícia é que você pode se beneficiar disso com tranquilidade. Para mostrar como isso acontece, criamos este post especial, em parceria com André Zukerman, CEO da Zukerman Leilões e especialista em venda de imóveis. Veja, a seguir, como funciona o leilão online, como participar e as vantagens que ele pode oferecer!
O que é um leilão online?
Os leilões online têm a mesma dinâmica dos eventos presenciais: os participantes dão lances pelo bem em questão — nesse caso, um veículo — e o melhor lance arremata aquele item. A vantagem, como explica André, está justamente no fato de não precisar sair da própria casa ou empresa para participar.
“A pessoa não precisa estar fisicamente presente na hora da negociação para oferecer lances e mesmo para conseguir arrematar o bem”, ele conta. “Basta estar conectado na plataforma da empresa responsável e já consegue participar”. Por tudo isso, os leilões se tornam mais fáceis e práticos.
“É possível programar os chamados lances automáticos e, dessa forma, a pessoa pode planejar o valor máximo que aceita oferecer”, comenta o especialista. O próprio sistema vai cobrir automaticamente os lances até que chegue ao teto que foi estipulado.
Além dos imóveis, outro exemplo de como isso pode ser vantajoso é a compra de carros no leilão online. O processo se torna uma alternativa ainda mais interessante para quem quer ampliar a frota disponível para exposição aos clientes de uma concessionária.
Não é à toa que as vendas online se tornaram uma grande tendênciadurante o período de isolamento social. Gostou da ideia? Então, veja o que você precisa fazer para aproveitar essa oportunidade.
Como participar de um leilão online?
Conforme explica o CEO da Zukerman Leilões, existem algumas diferenças entre o modelo tradicional e o virtual dos leilões. No sistema digitalizado, é preciso seguir alguns passos para dar um lance e arrematar o bem leiloado. Veja quais são as etapas que você deve seguir.
Faça seu cadastro
O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma de quem promove o evento. O sistema da Zukerman, por exemplo, realiza leilões de imóveis e tem dois tipos de cadastro: “o simples é o que permite ao usuário a opção de favoritar seus imóveis e receber nossa newsletter, e o completo é o que concede a participação nos leilões“. Basta fornecer alguns dados pessoais, como CPF, RG e e-mail.
Habilite seu cadastro para dar lances
Ao fornecer os dados, você tem o cadastro simples. Para dar lances, André explica que é preciso habilitar sua conta. Resumidamente, isso significa confirmar que você “leu o edital e compreendeu como funciona a negociação”.
Na primeira habilitação, é preciso assinar um documento virtual que será analisado pela equipe da Zukerman. Depois, o procedimento é praticamente automático.
Participe do leilão
Na prática, os dois primeiros passos já permitem que você participe do leilão. Feito isso, André explica que basta logar no sistema e abrir a tela da negociação. O auditório abre com alguma antecedência em cada leilão. Uma dica importante é ficar atento ao relógio que mostra a contagem regressiva para o fim da negociação.
Dê atenção ao pós-venda
André explica que quando o item é arrematado na plataforma, a próxima etapa é acertar os detalhes do pagamento e a documentação necessária. A própria Zukerman envia um e-mail com todas as orientações e faz a mediação entre comprador e vendedor.
Quais as vantagens do leilão online?
Essa estratégia é uma ótima oportunidade de fazer um bom negócio sem complicações. O próprio uso da tecnologia se tornou mais fácil e as pessoas já estão familiarizadas com o consumo virtual.
Como explica André, “o uso da Internet para as compras e para buscar as melhores ofertas faz parte do hábito que ficou comum à maioria dos brasileiros”. Somadas a isso, ele destaca quatro grandes vantagens do leilão online.
Venda aberta e transparente
André destaca que o modelo do leilão faz com que você não precise se envolver em longas negociações com o proprietário do bem ofertado, ou mesmo com um corretor. É possível chegar a um preço considerado justo com base na sua própria disposição de dar lances.
“No leilão, tudo é feito de forma transparente, clara e com os participantes sendo informados de todo os passos”, ele afirma.
Inúmeras oportunidades de negócio
Outro ponto a ser destacado é a quantidade de ofertas. Por mais que seja possível encontrar anúncios, o processo de levantar os preços e conhecer os detalhes do carro ou imóvel vendido exige muito tempo. É preciso entrar em contato com o vendedor, levantar as informações detalhadas, agendar uma visita etc. A cada nova oferta, todo o processo deve ser realizado.
Pra facilitar sua vida, o leilão reúne num mesmo ambiente diversas oportunidades de negócio — e quando isso acontece pela internet, você nem precisa sair de casa!
Descontos vantajosos
O leilão parte, desde o início, de valores mais baixos que os praticados no mercado. Segundo André, o setor de imóveis pode chegar aos 60% de desconto, o que representa uma economia grande quando consideramos o valor de um imóvel.
O poder está com você
“Em uma negociação tradicional, a decisão e última palavra estão sempre com o vendedor”, explica André. É o ofertante quem decide se aceita o preço sugerido e quando a venda será concretizada, podendo voltar atrás a qualquer momento. No leilão, a última palavra é a sua: basta decidir se vai adquirir ou não.
Viu só como o leilão online é simples e traz diversos benefícios? Agora que você já sabe como funciona esse processo, pode ampliar seu leque de opções para fazer a compra. Vale a pena tirar proveito dessa alternativa!
Quer facilidade também para vender os seus veículos? Então, veja essa apresentação sobre o Plano Profissional da OLX e entenda como ele vai ajudar você a melhorar as vendas!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.