O terceiro dia do NADA Show 2022 foi marcado por workshops sobre os atuais consumidores de automóveis e seus comportamentos de consumo. Na feira, que começou no dia 10 de março e termina neste domingo (13), revelou-se que a Geração Z, junto com o Millennials (nascidos de 1981 a 1995), formam o maior grupo consumidor de carros nos Estados Unidos.
Estratégias para alcançar a Geração Z entraram nos principais temas no terceiro dia, tendo em vista que esse público já nasceu como um nativo digital em suas telas de smartphones, e será em breve, a principal geração a consumir automóveis com maior valor agregado.
Confira abaixo, os principais destaques de tudo o que rolou no NADA Show 2022 com a correspondente OLX Rafaela Borges!
Mito desfeito: Geração Z está entre os principais clientes de carros
A Geração Z, formada por pessoas que nasceram a partir de 1996, não costuma comprar carros, e essa é uma premissa que tem sido muito usada nos negócios do setor automobilístico no Brasil e no mundo. Mas um dos temas abordados no terceiro dia do Nada Show – Las Vegas, maior evento de lojistas e concessionários do mundo, derrubou esse mito.
A Geração Z, junto com o Millenials (nascidos de 1981 a 1995), forma o maior grupo consumidor de carros nos Estados Unidos. A diferença é que a geração nascida nos anos 80 tem lembranças sobre uma realidade no mundo analógico. Para a Z, não existe nada além de telas sensíveis ao toque, conectividade e streamings.
O problema não é a avidez por consumo de carros da Geração Z. O empecilho é a falta de estratégias assertivas para esse público, e lojas e concessionárias tradicionais ainda têm dificuldade de comunicação com a juventude.
Qual é a estratégia
O tradicional Walk Around, giro 360º no exterior do carro com demonstração dos detalhes do interior, não tem nenhum apelo com a Geração Z. Esse público quer ver o que realmente interessa, em conteúdo criado de maneira criativa.
Contratar influenciadores para cativar a Geração Z é uma solução óbvia, mas nem sempre a correta. No universo desse público, há tantos influenciadores que mesmo os maiores, com milhões de seguidores ou inscritos, são segmentados. Uma boa estratégia é usar a premissa desses criadores de conteúdo em uma produção própria.
A palavra chave para isso: edição. A Geração Z quer ver o conteúdo apresentado em insights criativos como os criados no Tik Tok ou no Reels, no Instagram. Essa estratégia vai garantir maior engajamento – algo ainda mais importante com os nativos digitais que com demais perfis de público.
Outro ponto importante é a fidelização do cliente. O jovem com baixo poder aquisitivo de hoje é o principal consumidor de carros de maior valor agregado de amanhã. Para o consumidor da Geração Z, é preciso pensar em uma estratégia de dez anos, trabalhando o upgrade de carro como um upgrade de smartphone.
Transparência
Para lidar com novos players, a principal arma de lojas e concessionárias é a transparência no processo de compras. Como por exemplo, colocar um ícone de “Quem Somos” na página de anúncios de veículos. Essa prática conta a história da empresa e agrega credibilidade.
Além disso, utilizar ferramentas multimídia para aumentar a credibilidade também é outra estratégia. Na página de anúncios, valem vídeos sobre os detalhes do carro, além de fotos que comprovem sua integridade.
Rafaela Borges
Jornalista/Colunista do segmento automotivo
O terceiro dia do NADA Show trouxe como principais aprendizados, a importância de se conectar digitalmente para criar estratégias assertivas aos Millennials e a Geração Z. É fundamental entender que, ao se conectar com esse público, a sua empresa poderá gerar novas oportunidades de negócio, além de garantir o consumo de serviços e automóveis com maior valor agregado para os próximos anos.
Acompanhe tudo o que rolou no último dia do NADA Show! Clique aqui e saiba mais.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.