Neste artigo, abordamos a volatilidade do mercado atual de autos e os impactos na vivência do dia a dia. Falamos também das mudanças relacionadas à oferta de carros em 2021 para melhor adequação dos interessados nesse mercado.
Os hábitos dos consumidores foram muito influenciados pela crise sanitária da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, ocorreram transformações devido à necessidade de adaptação ao novo cenário econômico que se estabeleceu.
A seguir, veja o que mudou nos comportamentos de consumidores e de fabricantes para atender às demandas com agilidade, diante de tantos obstáculos.
Quais são os desafios no mercado automotivo?
A oferta de carros se tornou um desafio a mais para o mercado automotivo, trazendo uma grande volatilidade nesse setor tão importante para a economia nacional. As frequentes mudanças afetam muito os fabricantes de carros, que precisam ter atenção também ao aumento das tarifas e à competitividade global.
Essa inconstância no setor causa impacto nas negociações entre indústria e fornecedor. Os fabricantes que se adaptam aos desafios, muitos deles recorrentes da pandemia, têm maiores chances de sobrevivência e prosperidade no mercado automotivo.
Por isso, é muito importante manter o foco nos desafios e nas alterações no novo perfil de consumo, além de ter atenção redobrada para os avanços tecnológicos e profissionais qualificados.
Recursos e matéria-prima
A volatilidade do mercado global causa uma guerra comercial entre países importadores de aço e de alumínio desde 2018, refletindo em tarifas mais altas frente à importação de carros e sobre autopeças. É necessário, então, que os fabricantes realoquem as suas operações e reavaliem a cadeia de suprimentos, investindo em pesquisa e desenvolvimento conforme a demanda.
A mudança no comportamento do consumidor mudou o padrão na aquisição de automóveis, aumentando os serviços de movimentação urbana por empresas de aplicativos de transporte. Vindo também com a demanda pela personalização com maior número de opções de acabamento e um investimento a mais em acessórios na venda de carros.
Novas tecnologias
A influência das novas tecnologias também vem com grande tendência impactar o mercado de carros, devido à economia de combustível e emissão de CO2 por veículos elétricos e híbridos.
Toda essa tecnologia auxilia o motorista com o sistema de navegação em tempo real, geração de receita, redução de custos e o aumento da segurança. Como o avanço da tecnologia atingiu os processos de manufatura, exigindo força de trabalho qualificada, fez com que as fábricas reciclassem as equipes para a realização de novas tarefas.
Houve, então, a necessidade de um ambiente de trabalho tecnológico para atrair e reter os profissionais especialistas, concentrando-se em quatro áreas:
- educação;
- comunicação;
- inteligência artificial;
- gerenciamento de projetos.
Um ecossistema automotivo é importante para a cadeia de abastecimento, reduzindo riscos para mudanças que necessitam dessa visibilidade geral pelos fabricantes. Isso possibilita alteração do maquinário sem grandes interrupções na linha de produção.
Como está a volatilidade desse mercado para vendedores?
A indústria automotiva enfrenta dificuldades desde 2020, criando problemas que comprometeram os planejamentos estratégicos em 2021. Com a situação forçada pela pandemia, alguns pontos importantes merecem a atenção dos fornecedores do mercado automobilístico:
- mudança do cenário econômico para importação de componentes;
- escassez de peças na linha de produção;
- aumento no valor da matéria-prima;
- expectativa da referência tributária e a incerteza do retorno;
- deficiências burocráticas nas exportações;
- receio nos gastos pelo consumidor.
Toda essa volatilidade causada pela competitividade e inconsistência mercadológica causa uma queda no volume de venda de carros e um aumento nos custos operacionais. Por isso, é importante tomar providências para a nacionalização da produção.
Apesar da retomada da economia após a crise sanitária, faz-se necessário manter uma estabilidade no setor, visando o futuro para o crescimento e o desenvolvimento do país. Com a retomada das atividades, aprender com os canais de vendas digitais alavanca os lucros, visto também como tendência de consumo que veio para ficar.
O que mudou quanto à oferta de carros?
O consumidor moderno é muito mais exigente e conectado, aguardando sempre por uma experiência positiva. O contato físico para a venda de carros na pandemia ainda é relevante para a decisão de compra, porém é interessante mesclar uma integração entre os diversos canais de comunicação durante toda a jornada da negociação.
As readaptações para essas mudanças comportamentais são diversas e mantêm abertas as mais variadas possibilidades de promoção de carros. Alguns hábitos já são bem observados na revenda, como a venda de carros usados para a geração do capital extra ou o tão falado “troco na troca” na aquisição de um carro mais simples e barato.
Outra opção já bem percebida no comportamento do consumidor é adquirir um carro que demande menor manutenção. Isso é visto ainda como uma necessidade de segurança nas movimentações, evitando o transporte coletivo com maior tendência de contaminação do vírus da Covid-19.
Há também as pessoas que optam por veículos que gastem menos combustível, aquisição demandada com mais intensidade pelos consumidores da geração Z, entre 18 e 25 anos. E ainda aquelas pessoas que perderam o emprego, vendo uma oportunidade no setor de motorista de aplicativo ou delivery.
Como se adequar às mudanças?
Muitos fatores dependerão do momento financeiro e de vida do consumidor. Nessa fase transformadora do mercado automotivo, o cliente entra na questão de negociação, e para os vendedores é necessário a reformulação ao novo contexto.
Definindo estratégias assertivas para cada perfil de consumidor, os vendedores de carros conseguem ter a solução para sanar cada dor dos clientes. Lembrando que a lacuna na produção e na aquisição de veículos novos aumentou devido aos impactos da pandemia, refletidos nos hábitos de consumo.
Muitas empresas apostam nas novas tecnologias como aliadas para a otimização dos processos logísticos na linha de produção. Também investem nos projetos ESG (meio ambiente, sociedade e governança), além de aperfeiçoar os itens de segurança nos veículos.
Portanto, com as políticas de ESG e a chegada dos novos itens obrigatórios de segurança, aumentam as expectativas pela chegada dos carros elétricos no Brasil.
Vimos neste artigo que, apesar da confusão causada na produção automotiva, as paradas e os atrasos, a oferta de carros conseguiu manter os níveis de emprego. Isso mesmo com os impactos sofridos na força da moeda e na renda do brasileiro, pois fatores decisivos para o desempenho do setor sempre existirão.
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