As facilidades trazidas pela tecnologia impactam cada vez mais diversos setores do mercado. Entre elas está o showroom digital, tendência que chegou para mudar a jornada de compra dos clientes em busca de um automóvel.
Sendo assim, é importante entender como essa estratégia contribui para conquistar novos leads e fidelizar a clientela. Neste artigo, você vai descobrir a importância do showroom para a sua loja de carros e como fazer para implementá-lo o quanto antes. Vamos lá?
O que é showroom digital?
O showroom digital é uma espécie de vitrine virtual de carros, na qual o comprador pode visualizar detalhes do carro que deseja adquirir via celular ou outros dispositivos móveis. Esse modelo de exibição se popularizou com os museus, que começaram a mostrar o seu espaço online. Assim, qualquer pessoa pode visitar o local sem precisar sair de casa.
Com apenas alguns cliques, o showroom permite que o usuário confira todos os ângulos do carro, tanto da parte interna quanto da externa. Dessa forma, o uso dessa ferramenta tecnológica faz com que os detalhes sejam vistos como se a pessoa interessada estivesse, de fato, na loja de carros, o que facilita na hora de escolher o modelo de automóvel.
Além de mostrar imagens detalhadas das marcas favoritas do comprador em potencial, o showroom também pode apresentar as funcionalidades de certas tecnologias presentes no veículo e acessórios inclusos, bem como o ambiente da loja e o histórico da empresa. É possível também dar acesso à loja para que o consumidor veja o carro pessoalmente.
Por que o showroom tem crescido tanto?
A praticidade de visitar a loja de carros no conforto do lar faz com que esse seja um dos principais motivos do crescimento do showroom digital. Outra questão do ponto de vista virtual se deve à possibilidade de conferir diferentes modelos e marcas, diversificando as visitas online.
Mais um ponto que foi decisivo para o aumento nesse tipo de solução foi, sem dúvidas, a chegada da pandemia da Covid-19. Afinal, por conta do distanciamento social e o prolongamento da pandemia, houve a necessidade de buscar novos meios de o cliente adquirir seu automóvel.
Inclusive, muitas pessoas resolveram fazer sua primeira compra online pela primeira vez no ano de 2020. Essa tendência seguiu num aumento de 31% no primeiro semestre de 2021.
Esse crescimento mostra que o digital chegou para favorecer as vendas, incluindo o mercado automotivo. Vale ressaltar que, mesmo que o cliente não conclua a venda no ambiente online, a visita no site da concessionária ou loja de carros e o acesso ao showroom acaba impactando no processo de compra.
Qual é a importância dessa estratégia?
Deu para entender como funciona o showroom digital e como ele se tornou tão popular? Agora, que tal conferir a importância de usar a estratégia da vitrine virtual de carros na sua loja para aumentar as chances de compra? Veja a seguir!
Permite a visualização dos veículos
Na hora de comprar um automóvel, é normal que o cliente deseje conhecer em detalhes as opções nas quais ele está de olho. Porém, não há como fazer comparação por meio de uma ligação, concorda?
Com o showroom, esse problema é resolvido, já que essa tecnologia permite analisar a distância e com cuidado o veículo e pelo tempo que precisar. Além disso, o cliente ainda pode conferir a descrição de cada item disponível, o que ajuda ainda mais na hora de decidir pelo automóvel ideal.
Oferece uma experiência diferenciada ao consumidor
Nos dias atuais, não há como uma loja de carros se destacar sem estar atenta às tendências tecnológicas disponíveis. Para atrair o público, é importante investir em novas experiências, de modo a tornar o processo de compra não apenas mais atrativo, mas também mais ágil.
A vitrine virtual de carros se encaixa perfeitamente nesses quesitos, já que oferece uma série de ferramentas e funções, como:
- imagens em 360°;
- realidade aumentada;
- visualizações em 3D;
- agendamento de test drive.
Essas vantagens tornam a visita do cliente mais realista e prática, deixando-o mais inclinado a concluir a compra.
Ajuda a reduzir os gastos
Já parou para pensar que os seus custos serão menores com a implementação do showroom automotivo online? É isso mesmo: seu uso ajuda a diminuir o uso de energia elétrica, evita a necessidade de ter um número elevado de funcionários e a locação de um espaço grande para exibir os automóveis disponíveis.
Como apresentar um bom showroom?
Neste tópico, separamos dicas essenciais para que você possa criar um showroom de sucesso na sua loja de carros. Confira os pontos aos quais é preciso dar uma atenção especial!
Faça um planejamento
Assim como em qualquer planejamento de vendas, é importante avaliar como montar o showroom, considerando ser o cartão de visitas virtual da loja. Pense, por exemplo, em destacar o veículo que está em promoção ou que faz parte de uma nova linha.
Analise o estoque
O showroom deve ser atualizado constantemente. Assim que um veículo for vendido, ele deve deixar de ser visualizado no site para que não aconteça de o cliente optar por um automóvel já vendido. Para evitar dores de cabeça e perda de credibilidade, é necessário atentar sempre ao estoque atual.
Além disso, é preciso cuidar para que, assim que um veículo ficar disponível na loja, seus dados sejam inseridos no catálogo de forma automática — o que é importante para não correr o risco de perder uma venda.
Aposte em um bom layout
Ter um bom layout certamente vai se refletir nas vendas, pois os clientes vão encarar o showroom como uma extensão da própria loja de carros. Sendo assim, certifique-se de que cores, texturas e demais detalhes sejam compatíveis com a qualidade que você deseja transmitir aos usuários.
Atente à qualidade das imagens
É fundamental apresentar fotos de qualidade dos veículos e incluir diversos tipos de vídeos, mostrando todos os lados e detalhes do produto. Lembrando que as fotos devem ser reais, ou seja, mostrar exatamente o automóvel que está sendo vendido, ok?
Escolha uma boa plataforma
Na hora da compra, o cliente vai considerar fatores essenciais, como segurança da plataforma e dos meios de pagamento, se a página pode ser acessada por qualquer dispositivo móvel, entre outros. Por esse motivo, é indispensável escolher uma plataforma confiável para implementar o seu showroom.
Por que escolher a plataforma da OLX?
A plataforma OLX faz parte do maior grupo de classificados online do mundo, oferecendo segurança, fácil acesso e diversas ferramentas de divulgação.
Entre elas está a vitrine virtual de carros, por meio da qual é possível atrair o público interessado e aumentar as chances de fechar negócio. Com os planos profissionais OLX, a visibilidade e os destaques da plataforma são ainda maiores, favorecendo as conversões em vendas.
Neste artigo, você viu que o showroom digital deve se tornar uma parte essencial da estratégia de vendas da sua concessionária. Para isso, não deixe de investir na solução digital ideal e amplie suas oportunidades de negócio o quanto antes!
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