Carro SUV: o que é e como escolher o ideal?

Saiba o que define um veículo utilitário esportivo e como escolher o seu.

carro suv na estrada, ao fundo montanhas e céu azul com nuvens

O carro SUV tem sido a categoria de veículos que mais cresce em vendas no Brasil e no mundo. Atualmente, as fabricantes têm investido para oferecer uma maior variedade de modelos do tipo, brigando pela atenção do consumidor. Da sigla, em inglês, Sport Utility Vehicle, o Veículo Utilitário Esportivo tem características específicas, pontos positivos e negativos, e pode ser compacto ou grande. Confira, abaixo, o que você precisa saber antes de comprar um.

O que é um carro SUV?

Tecnicamente, o que define um carro SUV são as características definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão é responsável por controlar as classificações de automóveis e outros veículos. De acordo com essas definições, um veículo deve ter os seguintes atributos:

  • Distância do solo de no mínimo 200 mm, medido entre os dois eixos de rodas
  • Distância do solo de no mínimo 180 mm, medido debaixo dos eixos das rodas
  • Ângulo de ataque igual ou maior a 23º, sendo este o ângulo de inclinação de uma rampa que o carro SUV vai subir
  • Ângulo de saída igual ou maior que 20º, sendo a inclinação da rampa caso o veículo fosse subi-la de ré
  • Ângulo de transposição de rampa maior ou igual a 10º, sendo a inclinação da rampa quando o veículo estivesse saindo dela, medida entre os dois eixos de rodas

Essas informações podem parecer muito técnicas, mas dizem respeito a algo simples, que é a capacidade de um veículo de superar obstáculos profundos e/ou altos: e é isso que um carro SUV deve fazer. Assim, os utilitários esportivos são veículos feitos para estradas de terra e trilhas em meio à natureza. Outra coisa que distingue o que são carros SUV é o espaço interno, sendo comum uma terceira fileira de bancos embutida no porta-malas.

O Tracker é um dos carros SUV da Chevrolet (versão 2022). (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Curiosamente, esses automóveis acabaram ganhando fama também nas cidades, uma cultura que os brasileiros estão adotando dos Estados Unidos. Pensa-se que o porte imponente e tamanho deles sejam os pontos que encantam o consumidor. Apesar dos pontos positivos de um carro SUV, ele também tem suas falhas. Entre elas, está o alto consumo de combustível. Por serem grandes e pesados, invariavelmente vão consumir mais do que um hatch ou sedã

Outro ponto negativo é que algumas peças são mais caras, em especial, os pneus, pois também são grandes. Por fim, os utilitários esportivos também exigem mais atenção na estrada. Por serem altos, têm menos estabilidade, podendo perder o controle após freadas e curvas bruscas, além de terem maior tendência a capotar quando comparados com carros mais baixos.

Como escolher um carro SUV?

Hyundai Creta também é um exemplo de carro SUV. (Imagem: Divulgação/Hyundai)

Se você escolheu comprar um SUV entre todos os tipos de carros, vale a pena considerar alguns pontos para escolher o melhor modelo. Em primeiro lugar, isso vai variar de acordo com as suas necessidades, por isso considere o valor que deseja investir e investigue o preço médio dos modelos (você pode fazer a conferência dessa média através da Tabela FIPE). Levando em conta a faixa de preço que cabe no seu bolso, pesquise SUVs usados ou seminovos, optar por esse tipo de produto pode garantir a compra de veículos melhores por um valor mais acessível.

Além disso, pense também no tamanho do carro, pois existem SUVs compactos, médios e grandes. Isso vai depender da quantidade de pessoas que farão uso do automóvel, funções e quantidade de bagagens ou equipamentos que serão transportados nele, por exemplo. Não se esqueça de buscar por cotações de seguro e procure saber sobre a estimativa do consumo de combustível do modelo que lhe interessou, afinal, esses são gastos que vão impactar seu orçamento mensal.

Exemplos de carros SUV (2021)

SUV Toyota SW4

O carro SUV Toyota SW4 tem motor forte e eficiente. (Imagem: Divulgação/Toyota)

O Toyota SW4 é, provavelmente, o SUV mais conhecido da marca, oriundo da picape Hilux. Ele tem 4,79 m de comprimento; 1,85 m de largura e 1,83 m de altura. Em algumas versões, traz três fileiras de assentos, comportando até sete pessoas. O motor é um 2.7 L Flex de 163 cv de potência máxima, com transmissão automática de seis velocidades e direção hidráulica.

SUV Chevrolet Equinox

O Equinox é um SUV esportivo da Chevrolet com rodas de 19” e design inovador. (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Um SUV Chevrolet que tem feito sucesso é o Equinox. Ele é um pouco menor que o SW4, com 4,65 m de comprimento; 1,84 m de largura e 1,69 m de altura. Seu motor é um 2.0 L Turbo de 262 cv de potência máxima. O câmbio é automático de nove velocidades e a direção é elétrica.

SUV Volkswagen T-Cross

SUV Volkswagen T-Cross tem tamanho compacto e design arrojado. (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Também há um SUV Volkswagen fazendo sucesso no Brasil, o T-Cross. Com tamanho compacto e design equilibrado, ele tem comprimento de 4,19 m; com 1,56 m de altura. Esse modelo de carro SUV pode trazer motor 1.0 Turbo com potência máxima de 128 cv; ou 1.4 Turbo com 150 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.

Veja também:

Inscreva-se pra não perder nada!