Embora a marca tenha sido fundada em 1899, na Itália, os carros da Fiat, que hoje estão entre os mais populares do Brasil, só chegaram ao nosso país em 1976. O primeiro veículo por aqui foi o Fiat 147 e, ao longo dos anos, os modelos da marca sempre foram muito bem recebidos no Brasil. O Uno, provavelmente, foi o que ganhou, de fato, a confiança dos brasileiros e abriu o mercado para ainda mais investimentos em novidades.
Com tanto sucesso, montamos uma lista de carros da Fiat com os nomes mais buscados na internet em 2021, além de ressaltar a história, os detalhes e as principais características de cada modelo indicado. Confira!
Fiat Uno
O Fiat Uno é um hatch lançado no Brasil em 1984. Por aqui, ele substituiu o Fiat 147 e chegou acompanhado das configurações perua (Elba), sedã (Prêmio) e picape (Fiorino). O hatch, entretanto, foi o que recebeu mais versões, sendo o Uno Turbo um modelo bastante valorizado entre os carros da Fiat antigos.
A versão atual tem pouco a ver com o original e foi lançada como Novo Uno, sendo que o modelo anterior continuou sendo vendido ao mesmo tempo, mas com o nome Mille. Ou seja, a marca modernizou não só o nome, como também o produto. No Novo Uno o veículo mudou de plataforma e de faixa de preço, deixando de ser um carro popular – mas ainda assim atende o mesmo tipo de consumidor: pessoas que precisam de um veículo versátil e econômico para o dia a dia.
Fiat Strada
A Fiat Strada é uma picape derivada da família Palio e produzida desde 1996, e está entre os carros da Fiat com mais tempo no mercado. O modelo sempre foi, e continua sendo, um concorrente direto do Volkswagen Saveiro – ambos são picapes compactas, de fabricação nacional e preço acessível. Na versão atual, a Strada se posiciona praticamente como um carro para quem demanda uma carro para trabalhar e/ou prestar serviços.
A versão Cabine Plus, por exemplo, é muito utilizada para deslocamentos de cargas variadas como bebidas, frutas, material gráfico, material de construção… Já o modelo de cabine estendida tem capacidade para cinco passageiros, o que amplia sua utilidade, já que, nesse caso, serve para uso misto: tanto para transporte quanto para passeio e deslocamentos cotidianos.
Fiat Toro
No mercado brasileiro desde 2016, a Fiat Toro inaugurou o segmento dos SUPs na linha Fiat. O conceito de Sport Utility Pickups abrange muitos usos, por isso tem uma divulgação muito focada em uso urbano, mas com uma pegada estradeira e esportiva, sem o apelo do uso comercial ou rural – comum entre as picapes.
Assim, o bom espaço interno garante à Fiat Toro diversos públicos entre os carros da Fiat de 2021. Ela atende da família que busca espaço e conforto para rodar pela cidade e fazer viagens, ao profissional liberal que quer ter um carro mais imponente e que agrega status. Seu tamanho é considerável se comparada às picapes compactas e está mais próxima de um SUV, mas com porta-malas comprido, como os dos sedãs.
Fiat Argo
O Argo está entre os carros da Fiat mais recentes, já que seu lançamento ocorreu em 2017 para substituir três modelos de uma vez: Bravo, Punto e Palio. Ele é um hatch que, ao longo das versões disponíveis, busca condensar as qualidades dos três. Com ele, a marca atualizou a linha e a identidade visual em comparação aos modelos substituídos – o que o tornou um carro mais robusto.
O Fiat Argo oferece motorizações variadas o suficiente para atender ao público dos três modelos que substituiu, mas não tem o apelo da personalidade de nenhum. Apesar disso, ele faz sucesso, especialmente pelo design moderno, mas, também, pela linha de motores bem pensada, acabamento de destaque e espaço confortável.
Fiat Palio
O Fiat Palio foi lançado em 1996 com a missão de ser o carro mundial da marca. Desde o início, ele foi fabricado no Brasil e inaugurou, entre os carros da Fiat, a categoria de modelo popular com padrão de qualidade internacional. Ele também foi um pioneiro em design, chamando a atenção pelas lanternas traseiras “coladas” ao para brisa. Além disso, também inovou com as opções de cores (como o tom de verde limão e dourado).
Atualmente, o Palio deixou de ser fabricado, estando entre os carros da Fiat que saíram de linha. Em sua última geração, no ano/modelo 2019, ele seguia como carro popular que oferecia o básico em seu modelo de entrada. Ele é voltado para quem precisa de um carro que dá conta da rotina, não exige conforto extremo e vê na economia de combustível o principal benefício da compra.
Fiat Mobi
Projeto brasileiro lançado em 2016, o Fiat Mobi foi criado para concorrer no mercado de subcompactos. O hatch compartilha a plataforma com o novo Uno e busca ser um carro de entrada na gama atual. Assim, ele também está em harmonia com a nova identidade de design dos carros da Fiat, chamado de “roundsquare”, ou seja, linhas retas ligadas a ângulos curvos.
O Mobi é o tipo de carro que oferece diversos opcionais e atende um nicho de mercado de subcompactos que busca um leque mais amplo de opções. Por isso, o modelo é bastante customizável em acessórios, acabamento interno e estilização externa.
Fiat Grand Siena
O Fiat Grand Siena é um sedã oriundo da família Palio que, surpreendentemente, segue recebendo atenção da montadora, e continua sendo vendido. O modelo ficou muito popular entre taxistas devido à opção tetrafuel (que aceitava também gás natural) e, por isso, ainda é bastante visto nas cidades como veículo voltado a passageiros (agora também de transportes por aplicativos).
Entre os carros da Fiat, ele é o sedã de entrada, ou seja, que oferece espaço interno maior que o padrão do mercado de sedãs compactos. O “Grand”, de seu nome, não é à toa, pois ele era uma versão maior do Siena convencional, que seguiu sendo vendido paralelamente, por um tempo. O acabamento agrada a quem não abre mão de design, e as opções de motorização atendem principalmente famílias que buscam um upgrade em seu veículo principal sem gastar demais.
Fiat 147
Primeiro carro a ser produzido na fábrica da Fiat em Betim (MG), quando a marca se estabeleceu no Brasil, o 147 ganhou mercado por qualidades como boa dirigibilidade e economia de combustível. Em seus 10 anos de vida no país, ele ganhou configurações sedã (Oggi), perua (Panorama) e picape – que chegou a ser nomeada de Fiorino.
A família do 147 representava as únicas opções da marca no mercado de então, até ser substituído pelo Uno. Posteriormente, ele ganhou uma versão movida a etanol, ainda mais econômica. No final de sua vida, passou a ser muito criticado devido ao chassi frágil, que se deformava com facilidade, expondo os ocupantes a graves riscos em caso de acidentes.
Fiat 500
Lançado em 2007, o Fiat 500 que o Brasil conhece é uma versão moderna de um clássico. As primeiras gerações foram produzidas de 1957 a 1975 e não vieram, oficialmente, para o país. Ele foi um hatch compacto lançado para competir no mercado onde estavam, na época, o Volkswagen New Beetle, o BMW Mini e o Mercedes Smart Four-Two. Ou seja, carros voltados para uso urbano, com muito apelo no design, acabamento superior e, geralmente, motores mais possantes.
Pelo tamanho compacto, o Fiat 500 era ágil e econômico, mas não era um modelo de entrada. O visual remete, claramente, ao 500 clássico, com a grade dianteira cromada e bem discreta, acabamento destacado sobre os paralamas, e o formato arredondado da carroceria. É, porém, maior e menos tímido, com linhas que inspiram esportividade e dinamicidade. Atualmente, a Fiat está relançando esse modelo como um carro elétrico: o Fiat 500e!
Saiba mais: Fiat 500e: preço e detalhes do carro elétrico da marca
Fiat Punto
O Fiat Punto é um hatch que foi comercializado no Brasil entre 2007 e 2017. Na gama de carros da Fiat de então, ele foi posicionado como uma opção entre o Palio e o Stilo, se caracterizando como um hatch mais esportivo que o primeiro, e menos exclusivo que o segundo. Entre seus diferenciais estavam a tecnologia Bluetooth para atender chamadas telefônicas e ouvir música e entrada USB.
Ele é um carro que ganhou versões mais completas e equipadas, podendo contar com motorização 1.8 de 16 válvulas, opção que reforçava o caráter esportivo do modelo. O Punto foi substituído pelo Argo após 10 anos de relativo sucesso. Ainda é presente no trânsito das cidades brasileiras, e também está entre os carros da Fiat mais buscados na internet.
–
Atenção! O ranking está baseado no mês de setembro de 2021. Com o passar do tempo, a classificação pode sofrer alterações, assim como a ordem das indicações e a presença – ou não – de determinados modelos.
Veja também:
- Carros da Peugeot: os modelos mais procurados em 2021 (novos e usados)
- Carros da Volkswagen: conheça os mais buscados em 2021
- Carros da Toyota: os 10 mais procurados em 2021
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.