Fiat Uno na OLX: quanto custa, história e versões mais vendidas

Confira os principais modelos e versões mais vendidas do carro que saiu de linha.

Até mesmo quem não entende muito do mercado automotivo, quando ouve falar do Fiat Uno, sabe que o veículo da marca italiana é um clássico. Com mais de 35 anos de história no mercado nacional, ele é um dos veículos mais vendidos da história da Fiat no Brasil e figura entre os três primeiros na lista de mais vendidos entre todos os modelos do mercado nacional. O veículo passou por duas gerações de sucesso e pode ser considerado uma boa escolha entre os seminovos por conta do ótimo custo-benefício e economia.

Garantir um Fiat Uno usado ainda é uma boa opção, principalmente porque seu lançamento mais recente (2022), disponível na versão Attractive, acabou de sair de linha por conta do crescimento do Fiat Mobi e Argo. E é por isso que preparamos esse artigo com todas as versões que já existiram do modelo. Vale destacar que: atualmente, o preço médio do Fiat Uno na OLX é de R$22.177,00.

Primeira geração do Fiat Uno: menos impostos e novidades no mercado 

Com o foco na economia, o Fiat Uno surgiu em 1984 no Brasil.

A primeira grande curiosidade atrelada a chegada do Fiat Uno no Brasil fica por conta da motorização. Em 1984 a tributação sobre os motores até 999 cm³ era maior, por conta disso, os primeiros modelos surgiram com motores de 1.050 cm³ e 1.297 cm³. As versões iniciais eram conhecidas com a sigla S, de Super; CS, de Confort Super e SX, de Sport eXperimental, e chegavam a 52, 59 e 74 cavalos de potência – respectivamente. 

Com o foco em trazer mais economia e bom desempenho para a cidade, os modelos iniciais acabaram não indo tão bem quanto o esperado. O veículo ganhou apelido de “botinha ortopédica” e, mesmo com a chegada da versão Uno 1.5r em 1985 (ainda mais esportiva), foi com a chegada do Fiat Uno Mille, em 1990, que o veículo se popularizou e caiu nas graças do público, se tornando uma referência entre os carros populares da época. 

A versão Mille popularizou o Fiat Uno antigo e fez com que o veículo se tornasse uma referência na categoria.

Com o passar dos anos, a Fiat investiu ainda mais na versão Mille e trouxe, em 1994, novidades do design, como novos faróis retangulares e, pela primeira vez, era possível ter um Fiat Uno com ar condicionado entre a lista de opcionais. Para continuar entre os populares mais vendidos da época, a montadora trouxe a versão Uno Mille ELX, com novos bancos, revestimentos e painel diferenciado. Com a chegada do Fiat Palio em 1996, o Uno se tornou o veículo de entrada e passou a receber novas atualizações aos poucos. Foi assim que surgiu, em 2000, com ainda mais equipamentos, as versões SX, Smart, Way, com pegada mais esportiva e finalmente, outra versão clássica, o Uno Fire.

Junto com a nova versão, chegou o motor que alcançava 55 cavalos de potência. Além disso, com a atualização para o motor Fire Flex, em 2006, o Uno ficou ainda mais robusto. Com o passar dos anos e novos lançamentos nos principais concorrentes da época, a Fiat entendeu a necessidade de criar uma nova geração do Uno.

Segunda geração do Fiat Uno: foco na esportividade e no público jovem

A nova geração chegou com o propósito de impulsionar as vendas, junto com a tradição que o Uno carregava por décadas. Assim, surgiu o Novo Uno. Agora com um visual mais arredondado e moderno, o que atraía o público jovem. Com isso, surgiram as versões Fiat Uno Vivace, Attractive e Way, com motor Fire Evo 1.0 e 1.4. Mesmo com a criação de um Fiat Uno novo, a clássica versão Uno Mille, continou sendo vendida até 2013.

Com o passar dos anos e boas vendas, o Novo Uno seguiu evoluindo até o surgimento da versão Economy, em 2011, com motor 1.4 e em 2015, o câmbio Dualogic automático, além de outra versão chamada Evolution, que trazia ainda mais refinamento, como o sistema Start-Stop. Em 2017, o modelo já contava com um motor Firefly 1.0 de 3 cilindros e boa potência. No ano seguinte, o câmbio GSR (Gear Smart Ride) substitui o Dualogic, agora com botões, ao invés de alavancas. E, em 2021, o veículo perde as duas versões Fiat Uno Way 1.0 e 1.3, ficando somente com a Attractive 1.0 Fire – que acabou de sair de linha por conta dos investimentos no Fiat Mobi e no Fiat Argo.

Os seus anúncios de veículo estão chamando a atenção do público?

Fiat Uno barato na OLX: versões mais vendidas

1. Fiat Uno 2012

(Imagem: Divulgação/Fiat)

Com o Fiat Uno na sua segunda geração, o modelo Novo Uno 2012, trazia o conceito Round Square. Com foco voltado para o público jovem e bons equipamentos tecnológicos, como rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina, airbag duplo,o modelo também possuía motor Fire 1.0 e 1.4, com quatro cilindros que traziam uma ótima performance para o veículo.  

2. Fiat Uno 2013

(Imagem: Divulgação/Fiat)

Em 2013, o Uno Mille se despedia do mercado, mas ainda tinha alguns modelos disponíveis para a venda, como as versões 1.0 e Way,  2 e 4 portas. O Novo Uno, ganhava ainda mais espaço e dividia a linha de montagem com os modelos Grand Siena e Doblo, e tinha as versões Vivace Evo, Economy, Way e Sporting, com opções de motores 1.0 e 1.4, além de 2 ou 4 portas. A principal diferença ficou por conta do para-choque na cor do veículo e novos equipamentos tecnológicos. 

3. Fiat Uno 2011

(Imagem: Divulgação/Fiat)

Em 2011, a principal diferença ficou por conta da versão 1.4 Economy que chegava ao Novo Uno com o diferencial de ser ainda mais econômico e atrativo para o bolso dos motoristas. Fazendo 16,3 km por litro na gasolina e 11,3km/l no etanol dirigindo pela cidade, o Novo Uno 2011, também ganhou um econômetro no painel, indicando os níveis de economia durante o uso do veículo.

4. Fiat Uno 2014

(Imagem: Divulgação/Fiat)

Em 2014, o Novo Uno trouxe novidades interessantes para impulsionar as vendas. Com as versões Vivace, Economy e Sporting disponíveis, a versão especial College surgiu com faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, entre outras novidades. Além disso, as outras versões ganharam roda de liga leve aro 14 e todas receberam um novo rádio com entrada USB.

5. Fiat Uno 2010

(Imagem: Divulgação/Fiat)

2010 foi o ano do grande lançamento do Novo Fiat Uno. O início da segunda geração de um dos veículos mais importantes da história da marca no Brasil chegou com muitas novidades e atrativos para o público. O conceito Round Square, já mencionado no artigo, assegurou ótimas vendas e o fez perdurar por mais de uma década. 

Com uma história de tanto sucesso, a despedida do Fiat Uno é uma volta ao tempo para agradecer todos os conceitos e referências que foram implementadas no mercado automotivo brasileiro.

Veja também:

Inscreva-se pra não perder nada!

É só cadastrar o seu email que a gente te atualiza de todas as novidades por lá.