Já ouviu falar de pneus que consertam furos sozinhos? Se a resposta for não, então você precisa conhecer o lançamento da Pirelli, que chega com a tecnologia Seal Inside. Graças a ela, o veículo continuará rodando com segurança, sem que haja perda de pressão após perfurações feitas por um objeto de até 4 mm de diâmetro.
A fabricante de pneus, que está no mercado há 150 anos e que hoje é fornecedora oficial da Fórmula 1, preza pela segurança e tranquilidade dos motoristas e, por isso, criou uma tecnologia auto vedante que faz com que os motoristas não precisem trocar pneus em situações de risco e que é capaz de prevenir até 85% dos casos de perda de pressão causados por perfurações.
Produzida no Brasil, a tecnologia Pirelli Seal Inside está disponível para as linhas de pneus Cinturato e Scorpion, de aros 16 ao 19. O produto pode ser utilizado em qualquer tipo de veículo – compactos, SUVs e picapes – e não há necessidade de um aro preparado ou sensor de pressão TPMS (Tyre Pressure Monitoring System). Serão 20 medidas disponíveis, representando em torno de 70% de cobertura do segmento alvo, sendo que ainda estão previstas seis novas homologações entre 2022 e 2023.
Os pneus Pirelli com tecnologia Seal Inside possuem preços bem competitivos e se tornam uma ótima opção para quem procura praticidade e segurança no dia a dia.
Veja onde encontrar clicando aqui.
Mais segurança aos motoristas
A nova tecnologia de auto vedação da Pirelli apresenta um grande benefício para os condutores: a segurança! Ou seja, não será mais necessário parar o carro no meio da estrada, por exemplo,já que ela é capaz de selar sozinha os furos causados por objetos pontiagudos de até 4 mm que abram orifícios de até 5mm no pneu. Caso o buraco seja maior que 5mm de diâmetro, recomenda-se a avaliação de um especialista para a retirada do objeto e a realização de um reparo definitivo, utilizando as mesmas técnicas dos pneus convencionais.
E como isso funciona? O segredo está na forma como o pneu é construído por dentro. Ele vem com um material selante localizado no interior da banda de rodagem que tem uma textura semelhante aos silicones utilizados na vedação de banheiros. Ou seja, toda vez que um objeto pontiagudo perfurar o pneu, o selante o agarra e quando ele é retirado, o mesmo preenche o orifício.
Na prática, os motoristas não precisarão parar o carro em acostamentos ou na beira de estradas para fazer a troca dos pneus, já que eles continuarão rodando mesmo se forem perfurados. Isso acontece porque, com essa tecnologia, não há perda de pressão e nem de desempenho e, muitas vezes, nem se percebe que o pneu foi perfurado — de toda forma, a Pirelli recomenda que a revisão completa dos pneus seja feita periodicamente.
Ao contrário do que acontece com a tecnologia Run Flat, em que os pneus deverão ser trocados em algum momento pois perdem a pressão e as suas laterais rígidas que passam a suportar o peso do veículo, o Pirelli Seal Inside é capaz de manter a pressão e a vida útil do pneu por mais tempo em situações de perfurações com um objeto de até 4mm.
Tecnologia Run Flat e Pirelli Seal Inside: qual a diferença?
Muitos podem achar que as tecnologias Run Flat e Pirelli Seal Inside são a mesma, mas, na verdade, elas apresentam detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia.
Conforme apresentado anteriormente, o Pirelli Seal Inside é uma tecnologia de auto vedação capaz de tapar orifícios de até 5mm de diâmetro sem que os pneus percam pressão, aumentando assim a sua vida útil, já que não será necessário trocá-los em casos de perfuração, e proporcionando maior segurança para os motoristas.
Já com a tecnologia Run Flat o pneu perde pressão mas é possível continuar rodando mesmo assim graças às suas laterais mais reforçadas em casos de perfurações — seu sistema de monitoramento alerta o motorista sobre o furo. Apesar de não ser necessário realizar a troca imediata do pneu, o sistema Run Flat não poderá percorrer uma distância maior que 80km a uma velocidade de 80km/h, sendo fundamental realizar o conserto ou a troca depois.
Pirelli Seal Inside proporciona maior durabilidade aos pneus
Além do auto selante, os pneus com tecnologia Pirelli Seal Inside possuem outra vantagem: maior durabilidade, quando comparados aos modelos convencionais. Esse é um ponto positivo não só para o meio ambiente, como também para o seu bolso, já que não será necessário gastar com pneus antes do tempo indicado para troca devido a uma perfuração.
Além disso, os pneus Pirelli com a tecnologia e os convencionais possuem a mesma estrutura, que faz com que possam ser utilizados simultaneamente nos carros, com o mesmo prazo de validade. E o selante Pirelli Seal Inside, por sua vez, é capaz de manter suas características durante toda a vida útil do pneu e não corre o risco de endurecer ou deixar de vedar os orifícios que possam surgir.
Proteção adicional com o Programa TyreLife
Todos os pneus com a tecnologia Seal Inside de auto vedação são elegíveis ao serviço de proteção de pneus Tyrelife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis, como perfurações, cortes laterais e bolhas, de forma gratuita por até 1 ano.
Saiba mais detalhes sobre os pneus Pirelli com tecnologia Seal Inside clicando aqui.
Leia também:
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.