Conhecido a princípio como um artigo de luxo, o teto solar é um acessório que vem se popularizando no país. Mais modelos — em especial os hatches médios e as SUVs — estão sendo fabricados com o opcional, que também aparece com maior frequência na linha de seminovos e usados.
Carros como Fiat Punto, o Golf (Volkswagen), o Jeep Renegade, o Mini Cooper (BMW), o Hyundai ix35 e o Kia Sportage, por exemplo, já saem da fábrica com o chamado teto solar, muitos deles no modelo panorâmico, que é uma versão evoluída, dotada de algumas inovações.
Tudo isso é uma resposta à demanda dos consumidores brasileiros, que começam a dar mais valor ao conforto na hora de se decidir pela compra de um veículo.
Por isso, a venda de carros com teto solar está passando por um momento favorável, com a valorização dos automóveis que possuem esse diferencial e a possibilidade de bons negócios.
Para entender um pouco mais sobre o que é o teto solar, os benefícios que ele traz e seu impacto no mercado automotivo brasileiro, confira o nosso post!
Tipos de teto solar
O teto solar é um aparato desenvolvido com o objetivo de tornar a temperatura dentro do carro mais amena, ventilando e renovando o ar. Ele também aumenta a luminosidade interna, auxilia na hora de desembaçar vidros e valoriza o veículo, sob os pontos de vista estético e funcional.
Em sua versão padrão, o teto solar é um dispositivo fixo ou removível, situado acima dos bancos dianteiros, que é aberto para cima ou para trás, dependendo do mecanismo instalado.
Com o avanço da tecnologia, ele passou a ter recursos como o fechamento automático (que é acionado quando as portas são batidas) e a função antiesmagamento, em que o vidro trava caso entre em contato com algum objeto ou, por exemplo, com a mão de algum dos passageiros.
Hoje em dia, muitos carros mais modernos já são produzidos com o chamado teto solar panorâmico. A diferença é que ele tem uma abertura maior e pode ser composto por várias placas de vidro, simulando camadas sobrepostas.
O modelo garante uma ventilação ainda maior, que atinge de maneira mais uniforme todos os ocupantes do carro. Além disso, é bonito e chama a atenção.
Em razão do tamanho, o teto panorâmico geralmente vem acompanhado de um sistema tapa-sol, uma espécie de cobertura interna, que pode ser acionada caso a incidência dos raios solares esteja incomodando os ocupantes do carro.
Instalação do opcional
O teto solar pode ser instalado de fábrica, pela própria montadora do carro ou pode ser colocado por mão de obra terceirizada. Quando o serviço é feito pela fabricante, em geral há menos chances de o dispositivo apresentar problemas. Porém, alguns acreditam que terceirizar o serviço fica mais barato do que pagar pelo adicional direto de fábrica.
Em média, o teto solar pode elevar o preço final do automóvel em aproximadamente R$ 5 mil, dependendo do modelo, marca e ano. Já o serviço realizado em oficinas especializadas custa entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil, incluindo as mesmas variáveis e também o tipo escolhido.
Vale destacar que nem todo veículo pode receber a instalação do teto solar. Modelos que possuem barras estruturais na carroceria, como o Renault Mégane e o Fiat Punto, por exemplo, não podem ter o adicional.
Também é importante citar que a instalação de um teto solar acrescenta de 13kg a 18kg ao peso total do automóvel, o que impacta no consumo de combustível, tornando-o um pouco menos econômico.
Caso o proprietário esteja decidido pela instalação, a dica sempre é procurar estabelecimentos com experiência comprovada para obter um serviço de qualidade. Assim, ele garante a implantação de um item funcional, que se comporte da maneira adequada e proporcione os benefícios esperados, sem surpresas desagradáveis.
Cuidados com a manutenção
Como todo componente que traz beleza e conforto ao veículo, o teto solar também requer cuidados e manutenção, para que siga funcionando corretamente.
A recomendação é que o teto solar passe por uma revisão completa de seis em seis meses. Assim, é possível verificar as condições gerais do equipamento e prevenir a ocorrência de algo mais sério.
Para o dia a dia, a dica mais valiosa é fazer limpezas periódicas, não deixando acumular sujeira. Qualquer corpo estranho que ficar preso no mecanismo pode impedir o seu funcionamento, uma vez que as lâminas não vão conseguir deslizar perfeitamente.
A lubrificação é outro hábito essencial que deve ser incorporado à rotina de manutenção preventiva do teto solar. E detalhe: ela não pode ser feita com qualquer tipo de óleo. Tem que ser um material específico, e os mais recomendados são a vaselina ou um lubrificante spray. A graxa não é indicada, pois causa o endurecimento dos componentes.
As oficinas especializadas costumam cobrar em torno de R$ 400 para o pacote completo de manutenção preventiva, com limpeza e lubrificação. Já se a manutenção não for feita da maneira correta, acarretando em algum mau funcionamento, prepare o bolso, pois o reparo pode chegar a custar R$ 4 mil.
Vale aqui então o bom senso e a cautela, para evitar danificar o teto solar.
Dicas para o bom uso
As melhores dicas sobre como manusear o teto solar sempre estão no manual do veículo, para os carros que já vêm com o opcional de fábrica. Já para quem fez a instalação separadamente, existem algumas dicas gerais que também podem ser seguidas, dentro das possibilidades de cada um.
Se você mora, por exemplo, em uma área rural, com estradas de terra e solo irregular, ter um teto solar pode não ser uma boa escolha. Isso porque há relatos de usuários de que a trepidação excessiva pode gerar problemas no mecanismo.
Outras boas dicas são evitar acionar o teto quando estiver em uma velocidade muito alta (pois o golpe de ar pode comprometer as peças) e não estacionar o carro embaixo de árvores, que soltam folhas e galhos, contribuindo para o acúmulo de sujeira.
Valorização para revender
Respeitando todas as dicas para manter o teto solar em boas condições, é muito provável que o aparato ofereça uma excelente experiência de uso, com muitos pontos positivos. Além disso, quando for colocar o carro para revender, ele será valorizado.
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A venda de carros com teto solar pode gerar uma boa alavancada no preço do automóvel, mais até do que no nicho dos modelos novos. Enquanto em um zero-quilômetro esse item gera um acréscimo médio de R$ 4 mil, em um seminovo esse adicional costuma fazer o preço do veículo subir até R$ 10 mil.
Trata-se então de um elemento que vale a pena ser estudado, principalmente para quem sempre está em busca de uma negociação vantajosa.
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