O mercado exige cada vez mais eficiência por parte das empresas, não dando espaço de destaque para quem não consegue fazer uma abordagem mais precisa aos clientes em potencial. Sendo assim, é fundamental encontrar maneiras de qualificar o processo de conversão de leads e isso passa diretamente pela aplicação do Vendarketing.
Mas o que esse termo significa? Nada mais do que o alinhamento entre dois setores vitais para qualquer empresa: Marketing e Vendas. A ideia desse conceito é garantir que o processo de atração, nutrição e conversão de leads seja potencializado com a atuação em conjunto dos profissionais das duas áreas e, assim, o desempenho do seu negócio melhore.
Que tal, então, se aprofundar no assunto e conhecer um pouco mais sobre essa estratégia que pode gerar resultados mais positivos para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo para entender o que é Vendarketing, os seus benefícios e como aplicar esse conceito dentro da sua organização. Confira!
O que é Vendarketing?
Para quem sofre com a alta perda de leads, por exemplo, é fundamental desenvolver estratégias que contribuam para um trabalho eficiente de pré-venda e pós-venda. Ou seja, garantir que todos os pontos de contato entre lead e empresa sejam feitos de maneira eficiente e que, no fim, resultem em números mais satisfatórios para a sua empresa.
O Vendarketing surge, portanto, justamente para atender essa demanda, alinhando o trabalho e os objetivos das equipes de Vendas e Marketing. A ideia é otimizar o desempenho dos dois setores e, assim, aumentar o potencial de atração e qualificação daqueles usuários que podem se tornar clientes da sua empresa.
Normalmente, essas duas áreas trabalham afastadas, com planejamentos que não se encaixam e, portanto, processos completamente diferentes. Com o Vendarketing aplicado nessa estrutura, a ideia é criar um processo contínuo que começa com o time de Marketing com o trabalho de captação e a equipe de Vendas responsável pelas conversões.
Na prática, a ideia é criar um funil de vendas em conjunto, com os dois setores estabelecendo objetivos, metas, trocando ideias, estabelecendo as estratégias e fazendo os feedbacks entre eles. A tendência é que o seu negócio comece a aproveitar melhor os leads que aparecem, aumentar o ROI (Retorno Sobre Investimento) das suas ações e, consequentemente, o número de vendas.
Quais os benefícios de unir esses dois setores?
Ao colocar esses dois setores alinhados em busca de um processo de vendas mais preciso e eficiente para a sua empresa, você garante inúmeros benefícios. Que tal, então, saber quais são eles? Listamos alguns para que você entenda a importância de aplicar o conceito de Vendarketing dentro da sua organização. Confira!
Maior precisão das estratégias
O principal benefício do Vendarketing é o ganho em precisão para as suas ações e estratégias de Marketing e também para as abordagens de Vendas. Afinal, o trabalho de monitoramento de cada lead vai ser feito de forma mais próxima, com metas claras a serem alcançadas e um trabalho de conversão mais eficiente em todas as etapas.
Menos desperdício de recursos
Um dos principais problemas causados pela falta de comunicação entre Marketing e Vendas é o desperdício de recursos, afinal, o retrabalho acaba sendo muito comum quando a relação entre as áreas não é transparente. Com o Vendarketing, isso tende a diminuir com definições mais claras das funções e responsabilidades de cada um e os custos são reduzidos.
Melhor experiência para o consumidor
Como consequência desse trabalho mais preciso dos seus profissionais, outro ponto importante é diretamente beneficiado: a experiência do consumidor. Todo o conteúdo publicado em um blog, por exemplo, até a oferta que o time de Vendas vai utilizar será pensada de forma mais personalizada e, portanto, mais relevante para o cliente.
Maior previsibilidade para ações futuras
Seja para um maior controle das finanças da sua empresa ou para um planejamento mais preciso das próximas estratégias a serem adotadas, o Vendarketing oferece uma maior previsibilidade para que você se organize internamente. Assim, é possível identificar melhorias que tornem as suas ações ainda mais precisas.
Quais são os 4 passos para a alinhar Vendas e Marketing?
Agora que você já entendeu quais os benefícios que o Vendarketing pode gerar, que tal saber quais passos colocar em ação para aplicar esse conceito na sua organização? Para facilitar o seu trabalho, separamos os principais deles.
1. Definir SLA
Para colocar o Vendarketing em ação, o primeiro passo deve ser a definição de um SLA (Service Level Agreement), um documento que serve para formalizar as responsabilidades e obrigações de cada equipe, assim como os objetivos. Dessa forma, você evita o retrabalho e sabe exatamente o que cobrar de cada profissional envolvido.
2. Definição dos objetivos
Parte do SLA tem a ver com a definição dos objetivos de cada uma das equipes, sempre com o foco em melhorar os indicadores estipulados anteriormente. O principal deles deve ser, sem dúvida, o ROI. Ou seja, todas as ações e estratégias dos dois setores vão ser direcionadas para um mesmo alvo, potencializando as chances de sucesso.
3. Reuniões de alinhamento
Outro ponto importante é se reunir constantemente, alinhando as ideias, estratégias, problemas e soluções entre as duas equipes. Dessa forma, você reduz ainda mais as chances do retrabalho e potencializa o desempenho das suas equipes, encontrando métodos que sejam mais eficientes de um modo geral, não visualizando apenas uma área.
4. Monitoramento constante
Além disso, é fundamental monitorar o desempenho de todos os profissionais envolvidos no processo, garantindo que tudo esteja sendo feito de acordo com o planejado. Essa também é uma forma de avaliar quais são as estratégias que funcionam bem e aquelas que precisam ser aprimoradas.
Aplicar o Vendarketing não é uma tarefa simples, porém, é muito recompensadora e pode melhorar consideravelmente os seus resultados de vendas. Além disso, outros benefícios acabam sendo gerados também, tornando os processos dentro da sua organização mais eficientes como um todo, da abordagem até o atendimento final oferecido ao cliente.
Agora que você já sabe como o Vendarketing pode potencializar o desempenho das suas estratégias e processos de venda, que tal ficar por dentro de outros assuntos que podem beneficiar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos relevantes como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!
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