Nos últimos meses, a discussão sobre o carro com IPI zero ou reduzido ganhou destaque nas pautas econômicas e automobilísticas do país.
O anúncio do governo federal, que zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para determinados veículos, trouxe um novo cenário para consumidores, montadoras e concessionárias.
A medida, inserida dentro do programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), é apresentada como um passo em direção à sustentabilidade e à renovação da frota brasileira.
Mas, o que está em jogo? Quais os impactos práticos da decisão?
Neste conteúdo, explicamos como funciona o novo programa do carro de IPI zero, as categorias aptas, quais as regras e até quando o benefício será concedido às montadoras e ao mercado nacional.
Continue e entenda como funciona o carro com IPI zero.
O que é o carro com IPI zero?
O IPI é um tributo que incide sobre produtos industrializados e, para a indústria automobilística, o recolhimento representa um peso significativo na produção e no preço final dos veículos.
Ao zerar a alíquota para determinados modelos, o governo federal busca tornar o carro novo mais acessível, criando uma nova modalidade de veículos, a de Carro Sustentável.
- Compactos;
- Econômicos;
- Baixa emissão de poluentes
- Fabricados no Brasil.
A iniciativa integra a agenda do programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), que prevê investimentos de até R$190 bilhões para o setor automotivo, incluindo peças e fabricação de autopeças.
Ou seja, o veículo que cumpre os requisitos estabelecidos pelo decreto será comercializado com isenção total do imposto.
Essa diferenciação coloca no centro do debate a necessidade de repensar o acesso ao automóvel em um país ainda tão dependente do transporte individual.
Critérios para o carro com IPI zerado ou reduzido
O benefício do programa não é generalizado. Para que um modelo seja incluído na categoria de carro de IPI zerado, é necessário atender a quatro exigências principais:
1. Emitir menos de 83 g de CO₂ por quilômetro rodado;
2. Conter mais de 80% de materiais recicláveis;
3. Ser fabricado no Brasil, com etapas de produção como soldagem, pintura, montagem e fabricação do motor realizadas localmente;
4. Estar dentro das categorias de carro compacto (hatches, SUVs ou picapes compactas).
Esses critérios foram definidos de modo a promover a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a geração de empregos no setor automotivo nacional.
Já para os demais veículos que não atendem aos critérios acima, o governo federal estabeleceu diretrizes especiais para novo cálculo de IPI e redução da alíquota incidente, sendo 6,3% para veículos de passageiros e 3,9% para comerciais leves.
Até quando vale o benefício?
O Decreto n°12.549/2025 estabelece validade até dezembro de 2026, coincidindo com a transição para a Reforma Tributária.
Isso significa que, até lá, consumidores poderão encontrar no mercado uma lista crescente de modelos classificados como sustentáveis e carros com IPI zero, com preços reduzidos em função da isenção.
No entanto, para que alcancem o mercado consumidor, as montadoras precisam solicitar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o credenciamento de cada modelo.
Somente após a análise e publicação em portaria é que os descontos passam a ser aplicados oficialmente.
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Modelos já estão na lista
Diversas marcas se movimentaram rapidamente para incluir veículos em suas estratégias de preço. Até agora, realizam cadastro e participam do programa modelos como Onix, Kwid, Polo, HB20, Mobi e Argo.
| Montadora | Modelo/Versão |
| GENERAL MOTORS | Onix PLUS 10TMT |
| Onix PLUS 10MT NB | |
| Onix 10TMT HB | |
| Onix 10MT HB 100 | |
| Onix 10MT HB | |
| RENAULT | Kwid INTENS 2 |
| Kwid ICONIC 2 | |
| Kwid INT BTON | |
| Kwid OUTSID 2 | |
| Kwid ZEN 2 | |
| VOLKSWAGEN | Polo TRACK MA |
| Polo TRACK MA RB | |
| Polo MB | |
| HYUNDAI | HB20 10M SENSE |
| HB20 10M COMFORT | |
| HB20 10M LIMITED | |
| HB20 10M PLATINU | |
| HB20 10M SE | |
| HB20S 10M COMFOR | |
| HB20S 10M LIMITE | |
| HB20S 10M PLATIN | |
| HB20S 10M SE | |
| STELLANTIS | Mobi LIKE |
| Mobi TREKKING 1.0MT | |
| Argo DRIVE 1.0 |
Fonte: Governo Federal
Considerando os modelos de carro com IPI zerado, entende-se que rapidamente se consolida uma estratégia de negócios para as marcas, que aproveitam o momento para atrair consumidores e ampliar participação de mercado.
Veja também quais são os carros isentos de IPVA 2024/2025.
Críticas e desafios
Apesar do tom positivo, a política do carro com IPI zero levanta algumas críticas relevantes. A primeira delas diz respeito à ênfase no transporte individual, em vez de investimentos robustos em transporte público sustentável, que beneficiaria maior número de pessoas.
Existem também questionamentos sobre a efetividade ambiental da medida. Isto é, embora os carros enquadrados emitam menos poluentes, ainda são veículos movidos a combustíveis fósseis.
Outro ponto de atenção é a duração do programa. Até 2026, os consumidores poderão contar com essa vantagem, mas não há garantias de que a política será mantida ou substituída por algo equivalente após a Reforma Tributária.
Isso pode criar uma corrida de compras concentrada, sem necessariamente resolver o problema estrutural do acesso ao automóvel no país.
Carro IPI e o futuro da mobilidade
Quando observamos o cenário atual de transição energética e foco em fontes renováveis, a medida de zerar o IPI de carros aparece como uma estratégia de substituição de modelos anteriores e passagem para uma nova fase.
Neste sentido, o programa MOVE não é uma solução definitiva para os desafios da mobilidade urbana, da descarbonização ou da maior sustentabilidade ambiental em longo prazo. Mas representa um movimento intermediário.
Considerando o futuro da mobilidade, a iniciativa de zerar ou reduzir o IPI incidente sobre a fabricação de carros apresenta dois pontos cruciais.
Em primeiro, o programa estimula a compra de veículos mais eficientes e também pressiona as montadoras a investir em tecnologias limpas, alinhando-se às tendências globais de eletrificação e eficiência energética.
Em segundo, o programa pode abrir caminho para que consumidores se acostumem com a ideia de que critérios ambientais e de segurança devem estar no centro da precificação dos automóveis.
Portanto, essas duas mudanças, produtiva e cultural, talvez sejam um dos legados mais importantes da regulamentação para o futuro do setor automobilístico e da mobilidade no Brasil.

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