Atualmente, é comum achar na internet ofertas irresistíveis com preços de iPhone bem abaixo do mercado, o que nos leva a querer fechar negócio rápido. No entanto, é preciso ter alguns cuidados básicos para evitar cair em fraudes de produtos falsos vendidos como originais.
A principal dica é sempre comprar em sites confiáveis como a OLX, já que na plataforma você pode checar a reputação do vendedor e a opinião de outros compradores. Além disso, o seu pagamento fica retido até que receba o item original e em perfeito estado (com nota fiscal) no endereço de entrega.
Você está negociando o iPhone e quer conhecer algumas medidas para ajudar a identificar uma possível fraude e se o iPhone é falso ou verdadeiro? Continue a leitura!
1. Consulte o IMEI ou número de série
O IMEI é um código formado por quatro grupos de números, único para cada aparelho, que serve como uma identidade do seu celular. No iPhone, você pode descobrir essa numeração em “ajustes” > “geral”> “sobre”.
Neste mesmo lugar, você consegue descobrir o número de série e validar se o aparelho ainda está na garantia no site da Apple. Além disso, os iPhones originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular e na bandeja do cartão SIM.
2. Cheque se a Siri funciona
Outra maneira bastante efetiva de validar se um iPhone é original é tentar fazer contato com a Siri, a assistente virtual da Apple. Basta acessar: “ajustes” > “geral”> “siri e busca”. Vale mencionar que a Siri pode ser desativada, mas nunca removida do aparelho.
3. Confira a qualidade da tela e da câmera
Para te ajudar a confirmar se um iPhone é original, você pode conferir a tela, isso graças a funcionalidade ‘display retina’ com tecnologia 3D Touch que não é facilmente reproduzida em aparelhos falsos.
Além disso, normalmente iPhones não originais contam com câmeras de resolução mais baixa e lentas na hora do clique. Por isso, vale a pena colocar modelos lado a lado e comparar como se comportam.
4. Tente se cadastrar no Touch ID
É possível identificar se o iPhone é original ou falso por meio de suas próprias funcionalidades e tecnologias. Uma delas é tentando cadastrar o Touch ID.
Para isso, vá em “ajustes” > “touch ID e código” e tente cadastrar a sua digital. Caso você não consiga, desconfie! Há grandes chances do aparelho em questão ser falso.
5. Consulte a garantia Apple
Essa dica, além de ser simples, é possível também fazer a distância quando ainda estiver pesquisando e validando a procedência do aparelho antes do pagamento, por exemplo.
Basta pedir o número de série do iPhone que está sendo vendido e com ele em mãos, acessar o site da Apple e consultar a garantia. Se o aparelho for falsificado, o código não será reconhecido.
6. Cheque a capacidade de memória do aparelho
Outra dica simples e básica para validar se o celular é falso é considerar que a Apple – a partir do iPhone 7 – só produz aparelhos com um mínimo de 32GB de capacidade de memória.
Por isso, caso te ofereçam um aparelho com 8GB ou 16GB, fique de olho e valide cuidadosamente a versão do iPhone.
7. Fique de olho no touchscreen e na bateria
Em alguns casos o aparelho até pode ser o original, mas a tela não. Em situações que tenha sido quebrada pelo antigo dono e a troca tenha sido feita. Para validar isso, em modelos a partir da versão 11 é só acessar “ajustes” > “geral” > “sobre”.
Caso a tela não seja original, vai aparecer uma notificação dizendo: “Mensagem importante sobre a tela. Não é possível verificar se este iPhone tem uma tela genuína da Apple”.
Em versões anteriores ao 11 é preciso se atentar a problemas de compatibilidade, desempenho (que pode ser inferior ao original), erros no touch, além de maior gasto de bateria.
Tem iPhone para você na OLX
E aí, agora que você já sabe como identificar se o iPhone é original, que tal avaliar as opções disponíveis no site da OLX? Aproveite para encontrar o melhor custo-benefício para você!
Quer ler mais conteúdos sobre iPhone e ter dicas de como garantir ótimos negócios, conhecer os melhores modelos e funcionalidades? Então leia também:
#MelhoresOfertasOLX
- Como vender iPhone?
- iPhone usado: o que saber antes de comprar um
- Como formatar um iPhone para vender e transferir os dados?
- Qual o melhor iPhone para comprar em 2022?
- iPhone 13 e iPhone 14: O que muda nos modelos da Apple?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.