O iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019 junto com o iPhone 11 Pro e Pro Max. Na ocasião, a Apple aproveitou para apresentar também melhorias interessantes, como o reconhecimento facial do Face ID 30% mais veloz e o chip A13 Bionic.
Mas será que ainda vale a pena comprar o iPhone 11 em 2023, mesmo com os lançamentos recentes? Analisamos a questão e, neste texto, trazemos a resposta. Confira!
O iPhone 11 vale a pena em 2023? Confira vantagens e desvantagens
Vantagens
Sistema operacional
No início do ano aconteceu a WWDC 2023, evento em que a Apple compartilhou novidades sobre seus novos produtos. E, como esperado, a empresa trouxe como destaque o lançamento do iOS 17, novo sistema operacional que deve ser lançado para os usuários em setembro deste ano junto com o iPhone 15.
A boa notícia é que o iPhone 11 suporta esse novo sistema, então comprando o iPhone 11 em 2023 você ainda terá todas as atualizações de segurança e melhorias no sistema operacional iOS.
Baixa desvalorização
Como todo aparelho da Apple, o iPhone 11 vai seguir em alta e valorizado com o passar dos anos, mesmo com novos lançamentos. Por isso, você pode comprar o modelo em 2023 e, quando quiser comprar um novo aparelho, revendê-lo por um preço bacana.
Design
Apesar de robusto, o iPhone 11 encaixa nas mãos de forma confortável! Suas dimensões são: 150,9 mm de altura, largura de 75,7 mm e espessura de 8,3 mm. Ou seja, ele é uma ótima opção para quem procura por celulares que não sejam tão pesados.
A maior parte da sua estrutura é em alumínio, com algumas partes em vidro e tecnologia Gorilla Glass, que protege contra arranhões e quedas. O módulo quadrado, que acopla as câmeras traseiras e o flash, é uma das diferenças entre esse modelo e as gerações anteriores da Apple. Já a parte frontal continua com o mesmo design dos aparelhos antigos.
O iPhone 11 tem display de retina, com 6,1 polegadas e tecnologia IPS LCD. A resolução HD+ fica para trás quando comparada com modelos com Full HD. E está disponível em seis cores: preto, verde, amarelo, roxo, vermelho e branco.
A tecnologia True Tone ajuda a configurar a tonalidade das cores automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente. E a taxa de atualização de 120 Hz no touch torna a resposta ao toque na tela mais rápida.
Por fim, vale ressaltar que o iPhone 11 usado tem certificação IP68 de resistência à água, sendo possível mergulhá-lo em uma profundidade máxima de dois metros por até 30 minutos.
Performance
O iPhone 11 tem 3 opções de armazenamento interno, todas com 4 GB de memória RAM: 64 GB, 128 GB e 256 GB. Assim como outros modelos da marca, nenhuma das versões traz a opção de expansão.
Com relação ao sistema operacional de fábrica, o iPhone 11 vem com o iOS 15, mas como comentamos acima, o modelo suporta as últimas atualizações.
Outra vantagem do iPhone 11 é que ele conta com o mesmo processador que a versão premium Pro, o A13 Bionic, que consegue rodar diversos aplicativos e jogos disponíveis na App Store sem problemas de travamento. Além disso, esse processador trabalha com inteligência artificial.
Câmeras
O iPhone 11 conta com duas câmeras traseiras de 12 MP cada, e uma frontal também de 12 MP. A principal tem abertura de lente f/1.8, que entra bastante luminosidade, e otimização de imagem com foco automático por detecção de fase e estabilização óptica.
Já a câmera frontal conta com foco automático, recurso HDR, um sensor SL 3D, que aplica o efeito de desfoque no fundo das fotos, e sensor Face ID, recurso de reconhecimento facial da Apple.
Bateria
O iPhone 11 tem bateria com boa autonomia, de 3.110 mAh e conta ainda com carregamento rápido de 18W e suporte para carregamento sem fio.
Segundo a Apple, é possível carregar 50% da bateria em apenas 30 minutos, e ele dura até 17 horas em reprodução de vídeo contínua, ou até 65 horas de reprodução de áudio.
Lembre-se que na hora de negociar seu iPhone 11 usado, é importante verificar a saúde da bateria do aparelho, para saber se o aparelho em questão atende as suas expectativas. Basta acessar “Configurações” > “Bateria” > “Saúde da bateria”.
Desvantagens
Não vem com carregador
Um ponto importante que pode ser negativo para alguns usuários é que o iPhone 11 não vem com carregador na caixa, sendo necessário adquirir a parte ou usar de algum modelo antigo.
Além disso, ele não tem entrada P2 para fones de ouvido. Isso faz com que seja preciso andar com um adaptador ou investir em fones de ouvido sem fio, com conexão Bluetooth.
Preço
Apesar de ser um aparelho de 2019, o iPhone 11 não teve tantas baixas em seu valor monetário. Pensando pelo lado de revenda do usado, isso é muito bom; mas enquanto consumidor, é preciso avaliar se é a melhor escola.
Confira mais detalhes do iPhone 11 no nosso canal do Youtube:
iPhone 11, Pro ou Pro Max: qual escolher em 2023?
Aqui depende do que você prioriza ou precisa em um celular.
As versões iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max são boas para quem busca modelos mais refinados. Os aparelhos são de 2019, mas ainda valem a pena serem adquiridos em 2023 — assim como iPhone 11 — e contam com tela de maior qualidade, câmera tripla e armazenamento de até 512 GB.
Compre agora seu iPhone 11 na OLX
Na OLX você encontra o iPhone 11 a partir de R$ 1.450, ótimo valor diante de todas as funcionalidades que o modelo oferece. Lembre-se somente de seguir nossas recomendações para uma compra segura.
#MelhoresOfertasOLX
Leia também:
- iOS 16: confira as novidades do novo sistema operacional da Apple
- iPhone 13 e iPhone 14: O que muda nos modelos da Apple?
- Qual o melhor iPhone para comprar em 2022?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.