Com a pandemia, o uso de aplicativos se intensificou ainda mais e as discussões sobre segurança de dados e privacidade passaram a ser cada vez mais frequentes. Apesar de serem ferramentas muito importantes que facilitam a vida dos usuários, essas tecnologias também abrem espaço para tentativas de golpes e fraudes.
Os apps de mensagens são um dos mais visados por golpistas. Além de permitirem uma comunicação rápida, essas redes sociais são muito populares em diversos países, fazendo com que a fraude atinja um número grande de vítimas de uma só vez.
Um dos problemas mais frequentes em relação a essas ferramentas tem sido a clonagem de contas no Whatsapp. Para navegar na internet de forma segura, alguns aplicativos passaram a oferecer a funcionalidade de verificação em 2 etapas. Continue com a gente e entenda para que ser a verificação em duas etapas no Whatsapp e por que você deve habilitá-la!
O que é verificação em duas etapas?
A verificação em duas etapas, ou verificação em dois fatores, é um mecanismo de proteção extra para quem usa determinados aplicativos, especialmente os mais utilizados em golpes. As fraudes envolvendo clonagem de números de celular têm sido recorrentes, e alguns casos são passados para delegacias especializadas em crimes pela internet.
Dados do Whatsapp apontam que a ferramenta possuía, em 2021, cerca de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, sendo mais de 120 milhões apenas no Brasil. Por ser um dos maiores alvos desses crimes, a plataforma do Whatsapp, há alguns anos, passou a disponibilizar a função “verificação em duas etapas”. O recurso é opcional, mas indicamos que ele seja ativado assim que o aplicativo for instalado pela primeira vez.
Essa função consiste na verificação do usuário através de uma senha, chamada de PIN. Esse PIN será solicitado todas as vezes em que o aquele número de Whatsapp for instalado em outro celular. Caso seja uma tentativa de fraude, o golpista será barrado, pois não terá acesso à senha e nem ao e-mail de confirmação. Nesse caso, o dono do perfil receberá um alerta e conseguirá impedir o acesso.
Como fazer a verificação em duas etapas no whatsapp?
O processo para ativar a verificação em 2 etapas no Whatsapp é bem simples e rápido, e é o mesmo para celulares Android ou iOS, com a diferença que os aparelhos da Apple possuem o botão “Ajustes” ao invés de “Configurações”. Para ativar a verificação em duas etapas, siga as seguintes instruções:
- Abra o aplicativo do Whatsapp e clique nos três pontos verticais que ficam no canto superior direito da tela – no caso do iPhone, a opção “Ajustes” já fica disponível no canto inferior direito da tela;
- Selecione o menu “Configurações”;
- Dentro de “Configurações”, toque na opção “Conta”;
- Toque em “Ativar verificação em duas etapas”;
- Insira o PIN (senha) de 6 dígitos. Dica: evite senhas sequenciais, como 123456;
- Digite a senha novamente para confirmar o PIN;
- Insira um endereço de e-mail pessoal para caso precise redefinir sua senha;
- Toque em “Avançar”;
- Confira se as informações do seu endereço de e-mail estão corretas e toque em “Salvar” ou “OK”.
A inserção do e-mail, na sexta etapa do passo a passo de ativação da verificação em 2 etapas no Whatsapp, não é obrigatória. Entretanto, recomendamos que, para aumentar a segurança da sua conta, você cadastre um e-mail pessoal que você abra com frequência. Se você esquecer seu PIN e não tiver um e-mail registrado, você precisará aguardar 7 dias para redefinir sua senha. Durante esse tempo, o aplicativo do Whatsapp pode ficar travado.
Depois de seguir todos esses passos, a verificação em duas etapas no Whatsapp ficará ativa. Para evitar o esquecimento da senha, de tempos em tempos, o aplicativo irá solicitar o PIN para desbloquear a tela. Quando aparecer a mensagem de solicitação, basta digitar os seis números do PIN e clicar em “ok”.
É possível alterar a senha a qualquer momento, basta repetir o processo desde o primeiro passo. Vale lembrar que o Whatsapp solicita o PIN pelo aplicativo, mas a plataforma nunca envia e-mails pedindo qualquer outro dado. Caso receba alguma mensagem de verificação em duas etapas sem ter solicitado, não clique em nenhum comando, pois outra pessoa pode estar tentando invadir o seu app.
Não compartilhe sua senha com ninguém, em hipótese alguma. Também não responda textos que pedem para confirmar outros números de verificação. Na maioria dos golpes, um contato – que já está com o Whatsapp clonado – envia uma mensagem dizendo que, por algum motivo, precisa te enviar um número para que você diga qual é.
Quanto mais mecanismos de segurança estiverem presentes no seu aparelho, menores serão as chances de cair em um golpe.
Leia também:
- 4 maneiras inteligentes de usar o atendimento pelo WhatsApp
- App da OLX: veja como baixar e entenda como funciona
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.